Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

A Evolução dos Testes Psicométricos

Share with:


Um Teste Psicométrico é um procedimento padronizado projetado para medir o comportamento das pessoas e descrever isso usando notas ou categorias. O termo “Psicométrico” vem do grego, das palavras psíquico e métrica. Existem 3 áreas principais que avaliações psicométricas exploram: a capacidade/aptidão do indivíduo para o trabalho e determinam se a personalidade dele ou dela se encaixam com a visão da organização que ele(a) esperam fazer parte.

Contudo, os Testes Psicométricos não foram sempre da forma que conhecemos hoje. Desde seu começo em 1880, Testes Psicométricos passaram por modificações significativas em todos os aspectos possíveis, melhorando seu contexto e até mesmo o seu formato.

A origem das avaliações psicométricas como uma ferramenta do RH.

Embora o uso das avaliações psicométricas seja relativamente jovem, a ideia geral de testar funcionários potenciais possui uma grande história, sendo dito que já na China antiga, candidatos tinham que fazer um exame para poderem obter ocupações valiosas que os exigiam ser competentes em áreas como política fiscal, lucro, agricultura, militar e lei.

Esses testes eram longes de simples, e eles tomavam do candidato um dia inteiro e parte da noite para completar, mas eram tão desafiantes que eles tinham uma taxa de aceitação de apenas 7% e então, esses participantes dos 7%, deviam estar entre os 3%. E mesmo se conseguissem um bom trabalho, eles teriam esses mesmos testes novamente a cada 3 anos. Podendo até ser dito que esses Testes Psicométricos não apenas buscavam medir as capacidades dos candidatos, mas também suas habilidades de dar o seu melhor.

A origem do Teste Psicométrico moderno.

Pesquisadores concordam que o Teste Psicométrico, em termos de como o identificamos hoje, foi desenvolvido por Francis Galton, que na década de 1880, criou um quadro de avaliação para mensurar a inteligência dos participantes, baseado no exame de suas competências sensoriais e motoras. Na verdade, foi Francis Galton que criou o termo “Psicométrico” e seu trabalho, ao desenvolver esse eficiente Teste Psicométrico das competências motoras e sensoriais, influenciou o psicólogo James Cattell, que criou o primeiro laboratório dedicado a Psicometria como uma ciência em 1887.

Em 1917, Robert Woodworth desenvolveu o Personal Data, uma lista de sintomas usados para detectar a psiconeurose nos recrutas da Primeira Guerra Mundial. Isso pavimentou o caminho para outras invenções. Então, na década de 1950 e 1960, o Teste das 5 grandes personalidades foi concebido após exaustivas pesquisas analíticas para estimar as diferenças individuais de personalidade, que ainda nos tempos de hoje permanecem como um modelo dos traços de personalidade muito conhecidos.

Testes Psicométricos hoje.

Hoje, avaliações Psicométricas estão em grande demanda como ferramenta para os Recursos Humanos. Todos os empregadores querem ter certeza de que seus empregados são os mais adequados para o cargo do qual eles contrataram. Assim, a indústria psicométrica evoluiu para permitir executivos a entender como o potencial trabalhador agiria em certas circunstâncias. 

Testes Psicométricos modernos variam desde, medir as aptidões e capacidades até descrever o comportamento e personalidade do candidato, incluindo a forma que candidatos poderiam responder nas diferentes situações que geralmente aparecem no ambiente laboral, o grau de adaptabilidade que eles poderiam vir a ter quando ocupassem a posição, como eles lidariam com o stress e até mesmo, como eles iriam interagir com o time e quanto tempo eles permaneceriam na empresa.

Alguns dos testes mais populares na área dos Recursos Humanos são os Testes DISC, na qual analisam o comportamento e personalidade do candidato no trabalho e fora dele, indicando seus pontos fortes e áreas de auto desenvolvimento; o questionário do fator de personalidade, que é focado em identificar possíveis reações que a pessoa pode vir a ter nas diferentes situações do trabalho; e a Avaliação de Lógica Numérica, focada em medir, analisar e determinar a competência do candidato em usar informações numéricas enquanto ferramenta para tomar decisões. 

Apesar de que, os Testes Psicométricos fossem originalmente manuais, hoje, muitos testes estão disponíveis, tanto na forma computadorizada quanto nas versões online e alguns incluem etapas que combinam processos manuais e automatizados. Esse formato de teste é considerado uma melhoria significativa quando comparado aos testes de papel, sendo capaz de garantir uma experiência padronizada para os aplicantes e também reduz os erros humanos que podem vir a acontecer com testes de papel. Se você está à procura de uma plataforma como essa, a Plataforma de Testes Psicométricos da Evalart é uma excelente alternativa.

Certamente, esse é um momento muito importante para a indústria de avaliações Psicométricas, visto que estamos a beira de uma nova era, nós fizemos saltos gigantes na capacidade de medir os pontos fortes e habilidades dos candidatos, desde o começo desta era que nos encontramos atualmente. Não é mais preciso 24h para finalizar o teste ou passar por um processo completamente manual, agora, usando testes automatizados, é possível avaliar centenas de aplicantes com apenas alguns clicks.