Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Como melhorar a captação de talentos com a ajuda da tecnologia?

Share with:


Em um mercado altamente competitivo, a atração de talentos tem ganhado importância a ponto de se tornar uma competição por atrair os melhores candidatos para preencher as vagas. Está sendo deixado de lado o antigo enfoque reativo de procurar emprego para dar lugar a um cenário que exige uma grande proatividade por parte das empresas na contratação de talentos.

A tecnologia melhora a captação de talento nas organizações. Seu principal objetivo é atrair perfis adequados que:

  • Contribuam para a empresa.
  • Fomentem seu crescimento.
  • Motivam os funcionários para prevenir a rotatividade. Para compreendê-lo, devemos examinar as mudanças que estão surgindo ao redor da tecnologia neste âmbito, com o objetivo de estar na vanguarda.

Um bom uso da tecnologia pode ajudar a:

  • Melhorar a produtividade e eficiência.
  • Obter resultados mais positivos.
  • Adotar uma abordagem humanista que considere as necessidades dos funcionários. A tecnologia é uma ferramenta indispensável para realizar tarefas de atração e captação de talentos. Proporciona valor e impulsiona o crescimento das pessoas dentro da organização.

Fatores tecnológicos importantes na atração de talentos.

  • Redes sociais: nos permitem anunciar as vagas da empresa de maneira fácil. Em termos de redes sociais específicas, temos o LinkedIn. Seu objetivo é encontrar candidatos de maneira mais eficiente e precisa. Esta plataforma permite que aqueles candidatos que não conhecem a publicação da vaga acessem-na através desta rede profissional.
  • Pacotes de gestão de redes: são ferramentas mais avançadas que ajudam a publicar uma vaga em várias redes ao mesmo tempo. Podem-se criar perfis e publicações para uma única vaga em centenas de redes.
  • Big data: a capacidade de processamento de informação aumentou exponencialmente, e a análise de dados nos ajuda a ter maior precisão sobre quais estratégias são as mais adequadas para atrair um determinado perfil e quais fontes são as mais efetivas para encontrar os candidatos desejados.

Como a tecnologia ajuda na aquisição de colaboradores.

A contratação é um aspecto crucial em qualquer empresa. A tecnologia pode melhorar significativamente a eficiência e efetividade do processo de contratação. Aqui estão cinco maneiras pela qual a tecnologia pode ajudá-lo a encontrar e contratar colaboradores:

  1. Busca de talento: Há tecnologias disponíveis que podem ser facilmente integradas ao processo de contratação. Isso permite que a empresa contrate muitos colaboradores valiosos de forma mais rápida. Há sistemas de rastreamento de aplicações que podem ser utilizados para gerenciar todas as solicitações de emprego e classificar os candidatos na ordem desejada. Estes sistemas facilitam a revisão do currículo, avaliação da competência e muito mais. Além disso, são eficazes se desejar transferir os currículos dos candidatos de uma aplicação para outra.
  2. Ajuda a melhorar a eficiência: Aumentar a eficiência em todas as áreas da empresa leva ao crescimento econômico. A tecnologia permite a automação que diminui o tempo necessário para completar tarefas e melhora a capacidade da empresa de coletar e gerenciar informações. Realizar a organização manual de detalhes sobre candidatos pode ser um processo tedioso e requer muito tempo. A tecnologia elimina esses problemas para a empresa.
  3. Testes de habilidades online: A tecnologia tornou possível que as empresas avaliam as habilidades e qualificações dos solicitantes de emprego de forma mais conveniente. A Evalart desempenha um papel muito importante para os processos de recrutamento e especialmente para os testes de habilidades online, conta com testes psicométricos, de inteligência, de raciocínio, entre outros disponíveis em nosso catálogo de testes.
  4. A empresa adota uma abordagem estratégica: O processo de contratação de colaboradores requer uma planejamento cuidadoso e a tecnologia pode ajudar neste aspecto. Ao utilizar ferramentas tecnológicas integradas, a empresa pode adotar uma abordagem mais estratégica em seu planejamento. A tecnologia também permite medir vários indicadores importantes no processo de contratação, economizando tempo e dinheiro no processo de recrutamento e seleção. A captura de mensagens também pode ser realizada com tecnologia, simplificando o processo de solicitação de visto e apresentação de documentos necessários.
  5. Entrevistas de vídeo para economizar tempo: As entrevistas de vídeo são uma alternativa eficaz às entrevistas tradicionais e reduzem a necessidade de entrevistas telefônicas ou presenciais. O departamento de recursos humanos já não precisa programar várias reuniões com os candidatos. Perguntas gravadas podem ser enviadas a diferentes avaliadores, o que significa que a entrevista pode ser realizada mesmo se o recrutador não estiver presente. Os candidatos também têm a opção de assistir à entrevista de vídeo no momento que lhes for conveniente.

Como melhorar a captação de talento.

  • Fomentar o employer branding é uma técnica na qual se promove o uso de opiniões e recomendações dos funcionários como meio para atrair novos talentos para a empresa. Essas recomendações são divulgadas através de redes digitais e têm uma grande credibilidade entre terceiros. Os funcionários falam positivamente sobre sua experiência na empresa, o que a organização faz por eles e como melhorou sua carreira profissional. Convidamos você a conhecer o seguinte artigo: “Como desenvolver uma estratégia de employer branding“.
  • Além de atrair talentos, também é importante mantê-los. Uma vez que se contrata um candidato talentoso, a empresa deve fornecer motivos para que ele não queira deixar a empresa e continuar sua carreira profissional lá. Para alcançar isso, é necessário oferecer uma conciliação equilibrada entre a vida profissional e familiar, criar um bom ambiente de trabalho, ter líderes eficazes e oferecer remunerações justas, tanto econômicas quanto emocionais. Aqui entra a importância do reconhecimento laboral.
  • Como mencionado anteriormente, os candidatos atuais têm mais necessidades e requerem desafios profissionais. Um trabalho que não satisfaça suas necessidades fará com que gradualmente percam seu interesse e procuram outras opções. Além disso, também é cada vez mais comum que os candidatos sejam exigentes com os valores corporativos e valorizem positivamente as empresas que não se apegam a políticas ultrapassadas e que permitem aos funcionários crescer e se desenvolver profissionalmente dentro da empresa.
  • É importante que os departamentos de Recursos Humanos tenham um software de recrutamento para atrair talentos nas mesmas canais que os candidatos usam para procurar emprego. Este recurso facilita o trabalho dos recrutadores e permite a combinação de diferentes técnicas de avaliação de candidatos, como perguntas chave na revisão dos currículos.

Os processos de aquisição de talento estão mudando e exigem que os recrutadores estejam atualizados e compreendam que os candidatos têm novas expectativas. As empresas devem atrair talentos para manter sua vantagem competitiva em relação à concorrência.”

Em resumo, a tecnologia na busca por colaboradores permite facilitar o processo de seleção em Recursos Humanos e encurtar os tempos de recrutamento. Também ajuda a encontrar os melhores perfis para cada cargo, reduzindo as possibilidades de erro e melhorando a contratação de pessoal online, tanto para trabalhar de forma presencial quanto de forma remota ou de casa.

Como você pode ver, a tecnologia é essencial atualmente para superar obstáculos e potencializar nossas capacidades em vez de substituí-las.