Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Contratação de Freelancers ou Colaboradores: Prós e Contras

Share with:


A maioria de nós cresceu vendo os nossos pais, e até mesmo os avós, trabalhando 20, 30, e 40 anos na mesma empresa, colaboradores fiéis e dedicados desde a saída da escola até à aposentadoria. Mas o mundo mudou (sim, eu sei que é uma frase muito usada, mas é verdade), e principalmente nos últimos anos, o boom de trabalhadores independentes ou freelancers tem aumentado.

 

Embora seja possível falar durante horas sobre as razões sociais, econômicas, políticas, e até de saúde para esta mudança, o que nos preocupa mais neste momento é se você é capaz de tomar a decisão certa ao contratar um freelancer ou um colaborador permanente, de forma integral ou parcial, para a vaga em questão. A Evalart tem como objetivo não oferecer apenas as melhores ferramentas de recrutamento, mas também alguns insights importantes para que você possa tomar uma decisão informada. É por conta disso que trazemos os prós e os contras de contratar qualquer uma dessas duas opções.

 

Freelancers

 

Antes de mais, um freelancer é um trabalhador que ganha dinheiro para um trabalho específico de curto prazo; que são pagos pela execução de tarefas com a liberdade de concluí-las simultaneamente para várias pessoas ou empresas. As suas taxas são calculadas de acordo com o tempo e esforço que levam para completar essas tarefas. Essas taxas geralmente são calculadas por dia, hora ou projeto. Esses freelancers podem atuar diversos setores, sendo os mais comuns: a tecnologia, arte, comunicação, marketing, consultoria, línguas, e assistência, entre outros.

 

Vantagens de contratar um freelancer

 

Qualidade. Os freelancers são especializados em tarefas e ganham experiência nelas, o que lhes permite desenvolver uma alta qualidade em seu trabalho.

 

Acesso imediato. Atualmente, existem muitas plataformas onde você pode encontrar esses talentos em várias áreas e até mesmo ter um alcance global, permitindo que você encontre o que procura em um tempo relativamente curto.

 

Redução de custos. Você paga apenas pelo que precisa, quando precisa. Mesmo com alto custo horário ou por projeto a médio e longo prazo, a empresa poupa dinheiro porque não tem de pagar benefícios aos freelancers ou ter espaço físico de escritório para eles, e tudo isso, sem sacrificar a qualidade, como falámos anteriormente.

 

Consentimentos de contratação de um freelancer

 

Dificuldade de relacionamento com os clientes. Se deseja desenvolver uma clientela, essa pode não ser a melhor opção, pois não tendo uma conexão com a empresa, eles podem não estar cientes de coisas que um empregado interno estaria e conseguiria lidar muito melhor.

 

Baixo comprometimento com a empresa. O objetivo de qualquer freelancer é entregar trabalho de qualidade que será levado em consideração para futuras contratações; mas, para além disso, o sucesso da empresa não é a sua prioridade.

 

Colaboradores

 

Um colaborador é uma pessoa que se compromete com a empresa a nível trabalhista, em tempo parcial quer ou integral. Possuem um horário semanal fixo, tarefas atribuídas, e um contrato indefinido que pode durar meses ou até mesmo anos, no qual não tem apenas deveres para com a empresa, mas também direitos legais tais como bônus, férias, saúde, e benefícios econômicos, entre outros.

 

Vantagens de contratar um colaborador

 

Segurança. Tem a certeza de ter uma pessoa disponível dentro do horário de trabalho da empresa, o funcionário estará lá em segurança, e você não precisará esperar que ele esteja “disponível” para atender as demandas. Eles são a melhor opção para tarefas fixas e recorrentes da empresa.

 

São jogadores de equipe. Fazem parte do negócio e conhecem o seu papel na mesma. Portanto, reconhecem a importância das tarefas desempenhadas porque têm contacto direto e podem observar em primeira mão como as suas contribuições afetam a empresa. Isso permite que eles cresçam ao longo do tempo, e as suas contribuições possam ser cada vez mais valiosas.

 

Compromisso e estabilidade. Os colaboradores procuram estabilidade e crescimento nos seus locais de trabalho, o que os torna mais comprometidos com progresso e evolução da empresa. E, com o tempo, podem se tornar protagonistas no crescimento do negócio, porque isso também influencia no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Contras de contratação de um colaborador

 

Mais tempo e esforço para o recrutamento. Como pessoa que será adicionada à empresa, o processo de seleção se torna mais complicado e extenso, para além do tempo investido em treinamento.

 

Consome mais recursos e tem um custo mais elevado. As obrigações do empregado e da empresa são fixadas pela duração do contrato, independentemente da época do ano ou da quantidade de trabalho. Isto afeta os benefícios e as instalações físicas.

 

Com esse conhecimento, estamos confiantes de que você pode tomar as melhores decisões para você e para o seu negócio; pelo seu crescimento, qualidade e rentabilidade. A decisão de contratar um freelancer ou um funcionário deve primeiro responder às necessidades da sua empresa; se for uma tarefa constante com volume suficiente ou se for um trabalho específico e pontual em algum momento.

 

Lembre-se que a Evalart pode ajudá-lo a tornar o processo de seleção mais eficiente. Pode contar conosco em todas as etapas do processo!