Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

O Teste 16PF e sua Utilização nos Processos Seletivos

Share with:


O Teste 16PF, ou o Questionário Fatorial de Personalidade, foi desenvolvido por Raymon Cattell na Universidade de Illinois em 1943. É baseado na teoria dos traços de personalidade de Allport e Odbert. Eles desenvolveram um dicionário de 4000 adjetivos referentes à personalidade humana. Após uma análise aprofundada, foram agrupados em 180 categorias, e reduzidos a 45, e posteriormente submetidos a um teste empírico, chegando assim a 16 categorias ou traços de personalidade.

 

O objetivo de Cattell era construir um instrumento que pudesse medir as dimensões fundamentais da personalidade adulta. O teste identifica 16 fatores ou traços de comportamento primários para explicar a totalidade da personalidade. Subsequentemente, foram identificadas 5 dimensões ou fatores globais (de segunda ordem) da personalidade de sujeitos normais.

 

Os 16 traços são: Afabilidade, Raciocínio, Estabilidade, Dominância, Animação, Atenção às normas, Atrevimento, Sensibilidade, Vigilância, Abstração, Privacidade, Apreensão, Abertura à mudança, Autossuficiência, Perfeccionismo e Tensão. As 5 dimensões ou fatores globais de segunda ordem são Extroversão, Ansiedade, Dureza, Independência e Autocontrole.

 

Muitos testes medem estes 16 fatores, embora em geral se faça geralmente referência ao teste original (ou às suas revisões oficiais subsequentes) quando se fala do teste 16 PF. Trata-se de um teste que consiste em 185 perguntas fechadas. Em cada uma delas, existem três opções de resposta, entre as quais o respondente deve optar por uma única resposta. A sua administração demora entre 15 a 30 minutos. Os fatores são bipolares, ou seja, passam de um extremo para o outro do espectro de cada característica, de modo a que a pontuação da pessoa seja avaliada nas respostas sequenciais de um destes dois extremos. De tempos em tempos são geradas novas versões, dessa forma o número de perguntas e outras características podem variar.

 

O público alvo são pessoas com mais de 16 anos de idade, com no mínimo nível fundamental, para assegurar a correta compreensão das questões.

 

Este teste contém escalas que permitem a avaliação de sinceridade e verificabilidade dos dados obtidos. Estas escalas são 4:

 

1: Estilo de resposta: A principal função desta é assegurar a confiabilidade e validade dos dados obtidos pelo consultor. É observado se ele responde honestamente ou se existem orientações que deformam a informação e, portanto, a interpretação do perfil.

 

2- Imagem: avalia se as respostas dadas pelo candidato são honestas, ou se estão buscando passar uma imagem positiva ou simular uma situação pior do que a real.

 

3- Concordância: aqui é dado valor à orientação para responder positivamente às perguntas do teste, isto indicaria hipocrisia ou pelo menos uma falta de honestidade, dificultando assim a análise correta da personalidade do sujeito.

 

4- Índice de frequência: é utilizado para localizar respostas que não são frequentes. Isso pode ocorrer porque o candidato responde aleatoriamente, mas não devemos deixar de lado a análise das respostas independentemente e a reciprocidade com a totalidade do teste.

 

O teste 16 PF e a sua utilização em processos seletivos

 

Este teste de personalidade, bem como outras versões que medem estes fatores, é muito útil uma vez que é frequentemente aplicado em áreas como a investigação, psicologia organizacional, e recursos humanos, até mesmo em psicologia clínica. É talvez um dos mais utilizados pelos recrutadores de pessoal, uma vez que é fácil, rápido e confiável.

 

No campo da psicologia do trabalho, o teste 16 PF tem uma longa história de estudos destinados a descobrir os candidatos mais adequados para diferentes tipos de perfis profissionais, tais como vendedores, pilotos, professores, entre outros. Assim como o estudo de outros fatores, tais como a liderança.

 

Por ser um teste de perguntas, não requer grandes ferramentas ou tecnologias para a sua implementação. É de fácil aplicação, uma vez que o candidato deve escolher entre três questões que já são dadas, a administração total do teste tem um tempo máximo de 30 minutos. É um teste que pode ser aplicado tanto coletiva quanto individualmente, o que também poupa tempo durante sua aplicação. O teste de 16 PF não requer grandes competências ou conhecimentos, mas simplesmente os mencionados acima no texto. Como descrito acima, muitos testes medem os 16 Fatores de Cattell, mas em geral, quando se faz referência ao teste 16 PF, esse é o teste oficial.

 

Se estiver interessado em utilizar um teste que meça os 16 Fatores de Cattell (ou outros testes) para os seus processos seletivos, pode se registrar gratuitamente para utilizar os testes de forma online na Evalart.