Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

O que é uma entrevista estruturada?

Share with:


Entrevista estruturada, também conhecida como entrevista padronizada, é muito conhecida por sua imparcialidade e, como o nome indica, sua padronização, resultando em uma técnica de seleção de pessoal muito efetiva. É duplamente efetiva quando comparado com a entrevista tradicional. A entrevista estruturada tende a ser usada quando o empregador busca estudar cada candidato igualmente e avaliar fatores que podem ser difíceis de mensurar por outros métodos.

Durante uma entrevista estruturada, o entrevistador pergunta para cada candidato as mesmas séries de questões previamente organizadas pelo recrutador. As questões são correlacionadas com as necessidades da companhia e são realizadas em ordem conjunta ou padronizada. O entrevistador é estritamente fixo ao horário da entrevista e não separa testes, portanto, esse método pode ser um pouco inflexível para os entrevistados.

Esse método de avaliação permite ao empregador medir sistematicamente os comportamentos e experiências dos aplicantes com relação ao passado ou situações hipotéticas que podem ocorrer no ambiente de trabalho da empresa. A entrevista está estruturada de tal forma que permite aos empregadores obterem respostas para a mesma série de questões e, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência personalizada para o entrevistado.

Como uma entrevista estruturada é conduzida?

  • As competências pessoais e profissionais exigidas para cada posição são determinadas usando os requerimentos do trabalho para criar uma questão pré-determinada.
  • Uma série de questões são criadas. Isso nos deixa avaliar as competências pessoais e profissionais. Frequentemente, questões comportamentais e situacionais são usadas ao invés de questões abrangentes.
  • Uma escala de ponderação é criada.
  • Questões de qualificação e ferramentas são fornecidas para o entrevistador.
  • Candidatos são analisados usando a escala de ponderação, ao invés de serem guiados pela intuição do entrevistador ou a percepção geral do aplicante.

Fatores que podem ser analisados através da entrevista

  • Atenção aos detalhes. Os candidatos são capazes de manter o acompanhamento das suas responsabilidades na companhia? Exemplo: horários, tarefas, objetivos de curto ou longo prazo, entre outros.
  • Características comportamentais. Os candidatos preferem participar na formulação do plano ou apenas o executam? Qual a definição deles de sucesso? Como eles medem o sucesso? Como eles atingem os seus objetivos? Qual papel eles usualmente exercem nas reuniões e discussões em grupo?
  • Pensamento crítico. Pergunte aos entrevistados para contar uma época em que eles enfrentaram prazos competitivos no trabalho. Como eles lidaram com isso? Como eles chegaram a essa conclusão?
  • Pergunte por um exemplo de uma decisão que eles tiveram que fazer rapidamente e sob pressão. Como eles abordaram isso? Pergunte aos candidatos um erro que eles cometeram no passado, qual eles se arrependeram. O que aconteceu e o que eles aprenderam com o erro deles? Se eles pensassem que não pudessem cumprir o prazo, o que eles fariam sobre isso? Peça por um exemplo.

Benefícios de uma entrevista estruturada sobre os outros tipos de entrevistas.

  • Considerando que os valores e parâmetros padronizados servem como um filtro para identificar os candidatos menos qualificados, é mais fácil comparar os resultados de cada um dos avaliados.
  • Esse tipo de entrevista avalia fatores cognitivos elementares, que demonstram altas probabilidades de eficácia em preencher a posição.
  • Oferece a oportunidade de analisar o comportamento e performance do candidato em situações anteriores ou hipotéticas de uma maneira completamente sistematizada.
  • As questões são focadas em necessidades específicas para o papel.
  • Graças a repetição do sistema, o entrevistador é capaz de dissuadir fatores subjetivos que podem ocorrer durante uma entrevista tradicional.
  • O método também garante que problemas relacionados a descriminalização sejam evitados, visto que para todos os candidatos são dados oportunidades iguais de demonstrar suas capacidades. Como resultado, os entrevistados sentem-se mais confortáveis em serem avaliados da mesma forma que outros candidatos.

A estrutura da entrevista é uma técnica muito útil na seleção de pessoas. Se possível, essa técnica pode ser combinada com práticas e conhecimentos avaliativos para conseguir todas as peculiaridades das habilidades e competências do candidato.