Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Importância do ambiente de trabalho

Share with:


Além do próprio campo de trabalho, um fator que influencia significativamente como os funcionários se sentem no trabalho é o ambiente de trabalho; ou seja, todos os elementos que compõem o clima em que o funcionário realiza seu trabalho.

Em termos simples, o ambiente de trabalho é o ambiente em que os trabalhadores operam. Alguns dos elementos que compõem o ambiente de trabalho são óbvios, como a cor das paredes e a iluminação, mas outros são mais abstratos, como a cultura da empresa, o relacionamento com colegas de trabalho, supervisores, etc.

Tipos de ambiente de trabalho

Realista. Um ambiente realista promove a atividade física e o trabalho com as mãos. Os trabalhos que costumam ter esse tipo de ambiente incluem engenharia, construção e manutenção.

Convencional. Um clima convencional é estruturado, organizado e inclui atividades sistemáticas. Esse tipo de ambiente é caracterizado por rotina, estabilidade, regras e procedimentos bem definidos.

Empreendedor. Um clima empreendedor concentra-se em atingir metas organizacionais e financeiras e geralmente inclui atividades como persuasão, gerenciamento e vendas. Este ambiente é caracterizado pela competição, realização, poder, dinheiro, competição e pode incluir atividades como vendas e administração.

Artístico. O clima artístico não é sistemático. Enfatiza a liberdade de expressão, criatividade, estética, imaginação e originalidade. Esse ambiente de trabalho pode incluir produções teatrais, trabalhos de design, redação e criação de arte.

Social. O clima social é centrado nas pessoas e envolve atividades que giram em torno do ensino e orientação das pessoas.

Elementos influentes no ambiente de trabalho

Área de Trabalho

Parte relevante da constituição do ambiente de trabalho é o espaço físico onde os funcionários executam suas atividades. É bom levar em conta aspectos como a localização e as condições do local. Além disso, as condições do local de trabalho também fazem parte do ambiente; isso inclui elementos como iluminação, temperatura, cor da parede, segurança, ordem e manutenção.

Interações sociais

Além das condições do espaço físico, o ambiente social é fundamental, incluindo as interações com pares, gestores e demais funcionários. Aspectos como colaboração, vontade de trabalhar em uma  equipe, inclusão e simpatia são significativos para o ambiente de trabalho.

Apoio e reconhecimento

O nível de apoio que os funcionários recebem de seus diretores e colegas é um fator essencial que influencia diretamente em seu ambiente de trabalho. Isso inclui se eles recebem o treinamento e o desenvolvimento corretos para desempenhar seu papel no nível certo, se sentem que podem expor suas preocupações aos seus supervisores e se elas são ouvidas e abordadas, e se sua contribuição é reconhecida.

A importância do ambiente de trabalho

Cultivar um ambiente saudável produz resultados positivos que impulsionam o sucesso da empresa. Funcionários que amam seu trabalho e têm um bom relacionamento com seus colegas de trabalho são mais propensos a fazer tudo o que podem pelo sucesso da empresa. Uma cultura positiva no local de trabalho afirma o valor, a dignidade e o valor de cada funcionário, o que beneficia o indivíduo e a empresa.

Como melhorar o ambiente de trabalho?

Quando avaliamos o ambiente de trabalho, alguns aspectos devem ser levados em consideração, desde detalhes simples como decoração, até questões mais complexas, como cultura da empresa e trabalho em equipe. Abaixo, compilamos alguns fatores que podem ser benéficos para alcançar um ambiente de trabalho saudável.

Melhorar o local de trabalho. Aspectos simples como cores, decoração e iluminação influenciam nosso humor. E no escritório, eles têm um impacto significativo no espírito do ambiente de trabalho. Por exemplo, as cores azul e verde têm sido a escolha favorita para paredes de escritórios, pois estão associadas à criatividade e inovação, e o vermelho com concentração. Além disso, a iluminação adequada, de preferência natural, pode prevenir o cansaço e as dores de cabeça dos funcionários após longas horas em frente à tela do computador.

Promover uma vida profissional e pessoal saudável. O equilíbrio entre vida profissional e pessoal tornou-se o critério mais relevante para quem procura emprego e uma prioridade para os empregadores e pode ser alcançado de várias maneiras; pode ser implementado horários flexíveis, mais tempo de férias, a opção de trabalhar em casa, etc.

Promova uma boa cultura da empresa. O funcionamento interno da empresa tem um impacto significativo no ambiente de trabalho. É algo que precisa estar em constante trabalho. A construção de uma cultura empresarial saudável exige a participação de todos na empresa. Empregadores e gerentes precisam demonstrar e promover valores que apoiem o crescimento dos funcionários e os motivem a fazer o melhor.

Promover a diversidade na empresa. Quando pessoas de diferentes regiões, etnias, tradições e estruturas sociais se reúnem, trazem ideias novas e únicas para a cultura da empresa, dando uma nova perspectiva sobre os problemas e diferentes formas de resolver problemas. E o resultado é uma perspectiva global e uma cultura forte que ajuda a empresa no longo prazo.

Ofereça sessões de treinamento. Oferecendo sessões de treinamento permitirá que os funcionários aprendam novas habilidades. Isso pode não apenas ajudar a manter a produtividade, mas fará com que eles se sintam valorizados.