Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Os 4 Testes Essenciais de Inteligência e Aptidão

Share with:


A inteligência é um assunto que tem fascinado especialistas há muitos anos. Como medi-la, saber quem é inteligente e quem não é, despertou o interesse de psicólogos que criaram diferentes testes para medir os vários fatores e traços que entendemos como inteligência.

 

Mas vamos começar definindo Inteligência; refere-se à capacidade de uma pessoa de escolher a melhor opção num determinado momento, de acordo com a situação que se apresenta. Uma pessoa inteligente pode usar os seus conhecimentos assertivamente no momento certo, seja para resolver um problema, analisar, refletir ou tomar uma decisão.

 

Na Evalart, temos uma dezena de testes de Inteligência e Aptidão que podem ajudá-lo a medir e compreender a inteligência dos candidatos que precisa avaliar para a sua empresa. Dentro deles, selecionamos os quatro testes essenciais de inteligência e aptidão que deve levar em consideração no seu processo seletivo:

 

Teste de Inteligência (QI)

É o teste mais abrangente, fornecendo uma visão completa da inteligência do candidato. Avalia detalhadamente o Raciocínio Lógico, Aptidão Verbal, Aptidão Numérica, e Inteligência Espacial de cada participante.

 

Teste de Proficiência Científica (STEM)

STEM na sua tradução significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, que são as áreas abrangidos por este teste, refletindo o nível de interesse e conhecimento dos candidatos nessas áreas.

 

Teste de Aptidão Verbal e Numérica

É responsável por medir a aptidão numérica e verbal de uma pessoa. Em termos de aptidão numérica, mede a capacidade do candidato para resolver operações aritméticas, ser capaz de calcular adequadamente, e responder às séries que lhe são apresentadas, mantendo a correspondência apropriada. Em termos de aptidão verbal, mede a fluência do candidato em falar e se expressar, além de seu uso da ortografia e do vocabulário.

 

Teste de Raciocínio Lógico

Avalia a capacidade do participante de analisar adequadamente uma situação para resolver adequadamente uma tarefa ou problema. É ideal para quem precisa resolver problemas e focar nos detalhes em seus trabalhos.

 

Como podemos ver, há um teste de inteligência específico para cada aspecto; a seleção do candidato certo no momento do processo seletivo é primordial para ter sucesso neste caminho.