Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

São necessários os testes técnicos nos processos de seleção?

Share with:


O processo de seleção de pessoal inclui avaliar os candidatos através de uma avaliação técnica curta que determina suas capacidades, habilidades e competências relevantes para o cargo em questão.

Os testes técnicos na seleção de emprego permitem que os recrutadores avaliam de forma objetiva as habilidades dos candidatos. Junto com uma estratégia efetiva de contratação, isso pode ser crucial para o sucesso do processo.

Portanto, é comum incluir avaliações específicas para cada tipo de perfil, especialmente aqueles que são mais técnicos. As informações no currículo sobre educação ou experiência às vezes não são suficientes para avaliar adequadamente as habilidades e competências de um candidato. Além disso, essas avaliações fornecem um critério objetivo para comparar e escolher entre os candidatos.

Em alguns casos, esses testes técnicos são uma exigência indispensável, enquanto em outros podem ser menos importantes, dependendo do trabalho em questão. No entanto, eles podem ser determinantes na diferença entre um trabalho de qualidade e um de menor qualidade.

O que são os testes técnicos?

Os testes técnicos podem ser considerados como um questionário ou uma série de perguntas que podem ser apresentadas de forma oral ou escrita e que avaliam o conhecimento de um candidato ou profissional na área em que pretende trabalhar. Essas avaliações geralmente são realizadas através de entrevistas prévias com o profissional, com o objetivo de avaliar sua capacidade de resposta, criatividade e habilidade para encontrar soluções.

Os recrutadores podem garantir que o candidato tenha os conhecimentos e habilidades necessários para o trabalho através desses testes técnicos.

Qual é o objetivo ou propósito de um teste técnico?

Os testes técnicos são uma forma de avaliar um profissional que procura um cargo de trabalho em sua área de especialidade. O candidato pode ser submetido a testes relacionados com sua área para demonstrar sua preparação e conhecimentos. A finalidade do candidato é superar este teste com habilidade e engenho, para demonstrar que é apto para o cargo e ser uma boa adição ao time ou projeto.

Esses testes podem ser orais, onde se procura uma resposta imediata e se avalia a capacidade de resolução de problemas e velocidade do candidato. Por outro lado, também podem ser aplicados testes escritos com perguntas mais complexas para avaliar maiores competências e habilidades.

As vantagens das provas técnicas.

As provas técnicas são uma ferramenta eficaz para avaliar as habilidades dos candidatos de uma forma prática. Além dos títulos e cursos que eles tenham obtido, podemos ver como eles lidam com situações e problemas reais que terão em seu dia a dia.

  • Permite identificar de forma precisa e efetiva os candidatos com habilidades técnicas menores.
  • Economiza tempo no processo de seleção, reduzindo o número de entrevistas a serem realizadas.
  • Reduz a duração das entrevistas pessoais, já que não é necessário avaliar os conhecimentos técnicos que já foram medidos na prova.
  • Avalia objetivamente as habilidades técnicas dos candidatos, tornando a escolha mais justa e simples.
  • Elimina os preconceitos e todos os candidatos têm as mesmas oportunidades.

Desvantagens das provas de seleção.

Algumas pessoas têm uma opinião negativa sobre as provas em processos de seleção, pois acreditam que elas se concentram demais na medição das habilidades técnicas e ignoram outras habilidades importantes. Algumas das desvantagens dessas provas incluem:

  • Não fornecem uma visão completa das capacidades do candidato.
  • Provas de longa duração (mais de duas horas) podem fazer com que os candidatos abandonem o processo de seleção.
  • Existe o risco de um candidato potencialmente qualificado ser descartado como resultado de uma única avaliação.

Quais são os tipos de provas técnicas existentes?

Os diferentes tipos de provas técnicas variam de acordo com a área de trabalho e incluem a prova técnica geral, entre elas temos:

Avaliação técnica geral.

Esta avaliação técnica busca obter informações sobre o conhecimento e habilidades do profissional em sua área de trabalho. É avaliada sua competência para o trabalho e sua compreensão de suas responsabilidades e funções.

Avaliação técnica específica.

A avaliação técnica de conhecimentos específicos avalia a capacidade de manuseio de programas e conhecimentos sobre ferramentas relevantes em um determinado campo, como informática e resolução de problemas específicos.

Avaliação técnica de idiomas.

Um exame para avaliar o nível de conhecimento e domínio de uma língua em particular. Normalmente, é avaliado uma língua amplamente utilizada como o inglês, mas isso pode variar dependendo do campo laboral e da localização onde é realizado.

Na Evalart, temos em nosso catálogo de testes, avaliações técnicas de idiomas.

Teste técnico de inteligência emocional.

Os testes de inteligência emocional são um método apreciado em muitas empresas que fornecem informações sobre a força emocional e estabilidade mental de uma pessoa e se ela é capaz de desempenhar-se e ser competente no trabalho em questão.

Exemplos de testes técnicos.

É útil fazer testes técnicos em profissões que têm um componente técnico importante, como, por exemplo, aquelas que requerem o manuseio de ferramentas ou processos precisos.

Alguns exemplos de testes técnicos incluem:

  • Para desenvolvedores ou programadores, testes de código e conhecimento de linguagens de programação que eles usaram em projetos anteriores.

Na Evalart, incluímos em nosso catálogo de testes, uma grande variedade de avaliações técnicas de programação.

  • Para contadores ou financeiros, avaliação de exercícios práticos em Excel, como atribuição de orçamentos, medição de ROI e visualização de dados.
  • Para redatores, há testes técnicos baseados na redação de e-mails, publicação nas redes sociais e redação de um artigo com pesquisa prévia, para avaliar suas habilidades jornalísticas e nível de escrita.
  • Para avaliar um designer, é importante revisar seu portfolio para ter uma ideia de sua experiência e habilidades.
  • Para avaliar um perfil de vendas, é possível avaliar suas habilidades de comunicação, gerenciamento de CRM e capacidade de lidar com situações desafiadoras. Também é possível perguntar sobre seu histórico de vendas para verificar se ele se encaixa nas necessidades da empresa.

A Evalart oferece uma ampla variedade de opções para aplicar esse tipo de teste técnico em seus processos de seleção de maneira eficiente e confiável.