Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Tipos de recrutamento: Quais são e qual escolher?

Share with:


É importante que qualquer equipe de recursos humanos conheça os diferentes tipos de recrutamento, pois quanto mais opções de busca tiver, maiores serão suas chances de encontrar o talento adequado. É importante que qualquer recrutador reconheça as diferentes formas e estilos de recrutamento existentes e saiba como utilizá-los. A competição pelo talento é feroz e os vencedores no mercado de trabalho podem fazer uma grande diferença para o negócio no futuro. Usar as especificações de cada tipo de emprego permitirá que sua empresa recrute melhor e já conhecemos os benefícios de contratar as pessoas adequadas.

O processo de recrutamento pode ser tedioso, portanto, é importante ter clareza sobre os tipos existentes e, assim, poder tomar decisões sobre o mais adequado para usar de acordo com as necessidades da organização.

Por essas razões, neste artigo vamos explicar as diferentes variantes de recrutamento, o que são, como funcionam e como você pode usá-las.

Tipos de recrutamento.

Podemos distinguir diferentes tipos de recrutamento de acordo como são buscados os candidatos: fora da empresa ou dentro da mesma, nas redes sociais, etc. Estes são alguns dos métodos mais comuns.

Recrutamento externo.

O recrutamento externo é um tipo de contratação muito comum e consiste em preencher uma vaga com alguém que não faz parte da organização anteriormente (ou seja, alguém de fora da empresa). Usando diferentes métodos de seleção de talento, o recrutamento externo oferece à empresa um amplo espaço e a oportunidade de construir uma equipe integrada e diversa. No entanto, geralmente é mais caro e, às vezes, mais arriscado do que outras formas de contratação.

Essa busca por pessoas é realizada através de diferentes estratégias.

  • Proceso de headhunting.

o headhunting é usado quando a busca por emprego é direcionada a profissionais experientes ou mais velhos. As empresas contratam um ou mais especialistas para essas posições com o objetivo de encontrar candidatos ideais de acordo com os critérios de busca da organização.

  • Pesquisa na internet.

a contratação por anúncios de emprego é um método de recrutamento no qual as empresas publicam vagas de trabalho e, em seguida, selecionam os candidatos de acordo com seus critérios de busca. É um dos métodos mais usados em diversos tipos de contratação, tanto externa quanto interna.

a contratação social vai além da contratação por anúncios de emprego, pois envolve o uso de redes sociais e outras plataformas online para buscar e atrair candidatos. Nesse método, as empresas utilizam seus perfis em redes sociais e outros canais online para promover suas vagas de emprego e atrair candidatos qualificados.

  • Procurar pessoal através dos serviços de emprego.

Existem dezenas de plataformas de busca de emprego disponíveis hoje em dia. Uma empresa pode confiar nelas para anunciar que está em processo de contratação e para receber currículos de candidatos a vagas. No entanto, quando há um volume elevado de solicitações, é fundamental ter um sistema que permita enviar ofertas de maneira automatizada. Dessa forma, é possível economizar tempo e esforço e processar de maneira mais eficiente os candidatos.

  • Terceirização de processos.

A contratação por intermediação consiste em entregar o processo de busca de talento a uma organização ou gerente externo, o que ajuda a economizar tempo e recursos da empresa. No entanto, isso também retira a empresa do processo de seleção e confia a tarefa a uma terceira parte. É importante levar em consideração que essa opção pode ser mais cara do que outras formas de contratação, pois é preciso pagar pelos serviços do intermediário. Além disso, é importante escolher cuidadosamente o intermediário para garantir que os critérios de busca da empresa sejam cumpridos e que o candidato adequado seja encontrado.

Recrutamento interno.

Ao contrário da contratação externa, a contratação interna envolve mobilidade dentro da empresa, o que significa que os cargos são ocupados por pessoas que já integram a equipe da empresa.

Esse tipo de emprego é interessante porque é mais barato do que seria de outra forma, gera confiança no coletivo, une os funcionários da empresa e demonstra que os dirigentes acreditam ser capazes de assumir novas responsabilidades. No entanto, entre os diversos canais de recrutamento existentes, os recrutadores enfrentam mais restrições e se deparam com um grupo de talentos mais limitado que pode ou não atender aos requisitos do cargo. Este tipo de recrutamento inclui várias formas diferentes de aplicação.

  • Talento humano base da organização.

A base de dados de talento é um conjunto de informações sobre os candidatos que participaram de processos de seleção no passado. Essas informações podem ser usadas para preencher vagas futuras na empresa. Embora cada fase da busca tenha suas próprias características e respectivos resultados de seleção, a base de dados gerada a partir dos diferentes processos continua sendo importante e útil para a organização. Ao ter uma base de dados de talento, a empresa pode ter uma lista de candidatos que já demonstraram interesse em trabalhar para ela e que atendem aos seus requisitos, o que pode agilizar o processo de seleção e reduzir custos.

  • Programas de referência.

O programa de referência é uma técnica de recrutamento comumente utilizada no recrutamento interno. Baseia-se na ideia de que os funcionários que já fazem parte da organização podem recomendar outras pessoas que estejam envolvidas na busca por emprego e que atendam aos requisitos para os cargos vagos. Os funcionários já conhecem a dinâmica de trabalho da empresa e, com base nisso e nos critérios de busca, podem recomendar pessoas com as habilidades profissionais necessárias para os cargos vagos.

O programa de referência é uma forma eficaz de recrutamento, pois os funcionários já conhecem a cultura da empresa e podem recomendar pessoas que se encaixem nela. Além disso, os candidatos recomendados já foram previamente avaliados por um funcionário da empresa, o que pode agilizar o processo de seleção e reduzir os custos.

  • Re-contratação.

A re-contratação é um processo de recrutamento em que uma pessoa que já trabalhou para a empresa é oferecida a oportunidade de retornar para ela. Se a busca por emprego coincide com o perfil de um funcionário que já está associado à organização, o processo de recrutamento também inclui o contato com essa pessoa e a oferta da oportunidade de retornar à organização.

Recrutamento misto.

Ao combinar os dois tipos de recrutamento visíveis, obtemos um recrutamento híbrido: convocamos candidatos tanto internos quanto externos e avaliamos um grande número de respostas para encontrar o melhor talento. Em geral, os métodos de recrutamento existentes não são puros e o recrutamento híbrido é a opção mais utilizada por empresas e recrutadores. Esse tipo de contratação incentiva a inovação e um ambiente de trabalho diverso, mas é mais lento e custoso do que outros tipos de contratação e encontrar o talento adequado pode exigir mais esforço.

Recrutamento em massa.

Os diferentes tipos de contratação de mão de obra que vimos se focam em encontrar o grupo adequado de talento profissional. Normalmente, esses tipos de contratação são projetados para preencher vagas. No entanto, também há situações em que as empresas precisam preencher um grande número de cargos em pouco tempo, neste caso estamos diante de um recrutamento em massa. Esse tipo de contratação geralmente utiliza a contratação externa para encontrar funcionários e é mais comum em indústrias de alta rotatividade como a hotelaria, os operadores de centros de chamadas e o atendimento ao cliente.

Para os gerentes de recursos humanos, o tipo de recrutamento varia de acordo com a necessidade e os diferentes passos e métodos a serem utilizados são estabelecidos. É importante entender cada tipo de método porque quanto mais amplo o espectro de oportunidades, mais perto estará de encontrar as pessoas adequadas para se juntar à sua empresa. Dependendo da perspectiva escolhida, cada tipo de recrutamento corporativo também apresenta diferentes desafios e diferentes respostas às necessidades de recrutamento.

Em Evalart, temos diferentes testes utilizados para melhorar os processos de recrutamento, presentes no catálogo de testes.