Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Dicas para Avaliar um CV

Share with:


Atrair, contatar, e contratar o pessoal certo para vagas em organizações exige uma série de critérios e bom senso para cumprir a sua missão.

 

Em primeiro lugar, há o processo de recrutamento, que consiste em informar e divulgar, através de diferentes meios de comunicação social, o perfil exigido e a atratividade da organização requerente.

 

Uma atividade importante no processo de recrutamento e seleção é a avaliação do curriculum vitae ou resumo curricular profissional.

 

Curriculum profissional

 

O curriculum resume as habilidades pessoais, sociais, cognitivas, e de liderança do candidato. Da mesma forma, sua experiência, capacidades e aptidões, os idiomas que falam, e outros detalhes de interesse são valorizados.

 

Embora a avaliação curricular seja de fato muito importante, essa tarefa requer tempo. Desde que a organização receba uma quantidade significativa de currículos, é um bom sinal. Além disso, permite escolher entre uma população profissional mais ampla.

 

No entanto, quanto maior for o número de currículos, mais complexo se torna o processo, uma vez que é difícil tomar a decisão. Neste sentido, existem software e aplicações que simplificam e otimizam a tarefa.

 

Elementos importantes para a avaliação de um CV

 

Para a avaliação adequada e eficaz de um currículo, alguns aspectos devem ser levados em consideração:

 

Perfil

 

De acordo com os requisitos do cargo, aquele que se tem aspirações como candidato a preencher a vaga é designado. Deve ser elaborada uma lista com todos os requisitos de competência, e a avaliação deve ser feita com base nela.

 

Experiência em trabalhos anteriores

 

A avaliação da experiência em posições semelhantes ou que se enquadrem no perfil exigido é um elemento que deve ser avaliado e levado em consideração no momento da avaliação curricular.

 

Estabilidade dos postos de trabalho

 

É importante levar em conta, na avaliação, o número de empregos anteriores. Alguns candidatos projetam estabilidade por terem passado muito tempo na mesma organização.

 

Pode refletir um compromisso organizacional, que deve ser avaliado. Mas se já teve muitos empregos diferentes, isso não implica necessariamente falta de compromisso, mas pode ser que esteja evoluindo, crescendo, e a procurando melhorias no nível do trabalho.

 

Localização e disponibilidade para viajar

 

Algumas vagas podem exigir que o titular viaje frequentemente, leve em consideração o local de residência do candidato e a vontade de viajar durante a avaliação.

 

Grau acadêmico

 

Embora hoje em dia esse elemento seja menos importante do que antes, deve ser considerado de acordo com a posição.

 

No entanto, atualmente, é dada maior importância à experiência e competências do candidato para além da sua formação acadêmica. Tudo depende da cobrança. Se a sua organização requer um advogado para a prática jurídica, obviamente que este título acadêmico será exigido.

 

Fotografia do candidato

 

Não há consenso entre os especialistas sobre a validade ou não do critério de analisar a fotografia do candidato. Alguns acreditam que não deva ser dada mais atenção, uma vez que a nossa decisão pode ser afetada por fatores e elementos subjetivos.

 

Por outro lado, alguns especialistas acreditam que, dependendo do cargo, é importante avaliar a imagem projetada pelo candidato, uma vez que certas posições exigem uma determinada imagem.

 

Atenção especial às realizações

 

Um fator muito importante na avaliação de um CV, são as conquistas impressionantes que o candidato possa ter tido em trabalhos anteriores. Por exemplo, economias significativas devido à otimização de processos, redução de tempo e esforço em atividades e tarefas, melhorias nos processos de trabalho, etc.

 

Longos intervalos entre dois empregos

 

Embora seja verdade que pode haver explicações lógicas quando existe uma diferença significativa entre um emprego e outro (como o serviço militar, por exemplo), é bom investigar e descobrir em detalhes os motivos para longos períodos de desemprego.

 

Demasiado tempo sem promoções

 

Embora cada candidato tenha a sua própria história para contar, é importante considerar os motivos de ter se mantido tanto tempo no mesmo cargo. Isso pode indicar falta de iniciativa, pouca proatividade, conformidade inadequada, ou poucas aspirações profissionais.

 

Apresentação do CV

 

Alguns especialistas consideram a apresentação e organização do CV como o primeiro filtro. Um CV mal estruturado com linguagem inadequada e desorganização é indicativo de uma falta de atenção a detalhes relevantes e formais.

 

Software e aplicações para avaliar um CV

 

Com o avanço da ciência e da tecnologia, especialmente das tecnologias da informação, da informática e redes sociais, o processo de seleção pode ser otimizado através de aplicativos computacionais.

 

Há software e aplicativos que auxiliam efetivamente na avaliação do CV, e que podem ser de grande ajuda no processo, especialmente se houver muitos CVs para verificar.

 

Para o recrutamento, as redes sociais podem ser de grande ajuda. Existem portais onde são anunciadas ofertas de emprego. Alguns destes serviços são gratuitos, enquanto outros são pagos.

 

O departamento de recrutamento e seleção deve avaliar a possibilidade de utilizar as redes sociais para cumprir parte da sua missão. Da mesma forma, avaliará a possibilidade de adotar software ou aplicativo que apoie e otimize o processo de avaliação dos currículos.

 

Usando de consultores para avaliar currículos

 

Atualmente, com a divisão e especialização dos processos das organizações de Desenvolvimento de Recursos Humanos, é oferecido um número significativo de consultores e assessores para a avaliação adequada, precisa e tempestiva dos currículos para o processo de seleção do pessoal.

 

É uma opção que tem ganhado muita preferência e popularidade nas organizações. É importante avaliar as vantagens destes serviços para a sua organização.

 

Recomendações finais

 

Alocar tempo adequado para o processo de avaliação curricular. Trata-se de uma tarefa extremamente importante.

Evite classificar os candidatos do melhor para o pior. É melhor usar palavras como “cumpre”, “não cumpre”, “considerável”. As comparações são inevitáveis neste processo.

Lembre-se, o processo de recrutamento e seleção de pessoal é um dos processos mais importantes na função dos departamentos de desenvolvimento de talentos humanos. Certifique-se de levar em consideração as recomendações pertinentes para um gerenciamento bem sucedido dessa tarefa.