Yeniree Bocaney Pruebas de Selección de Personal, Reclutamiento General, Técnicas de Selección de Personal
O teste de Terman-Merril é um dos chamados testes de QI; cujo objetivo é avaliar a inteligência identificando os fatores relevantes no desenvolvimento cognitivo das pessoas.
É um dos muitos testes de inteligência disponíveis no mercado (como o Wonderlic) e um dos mais antigos em uso.
Desenvolvimento do teste de Terman-Merril
O teste de Terman foi desenvolvido em 1916 por Lewis Madison Terman (psicólogo americano, Universidade de Stanford, nascido em 1870) e Maud Amanda Merril (psicóloga americana, professora na Universidade de Stanford).
A escala de Terman-Merrill vem de uma melhoria do teste Binet-Simon. A revisão utilizada foi publicada em 1937. O teste pode ser aplicado desde os 2 anos de idade até a idade adulta.
Objetivo do teste de Terman-Merrill
O objetivo do teste é medir uma série de capacidades e habilidades, todas relacionadas com a inteligência geral. Estas capacidades estão sob cognição humana e são a capacidade intelectual (inteligência geral), a capacidade analítica, a capacidade de síntese, e a capacidade organizacional.
O teste possui 122 itens heterogêneos que consistem em tarefas verbais e não verbais. Existem duas formas paralelas, L e M, que permitem aplicações sucessivas sem qualquer efeito de aprendizagem. Trata-se de uma escala de desenvolvimento intelectual amplamente utilizada hoje em dia.
É composto por um conjunto de dez testes estruturados. Os objetivos da medição são:
– Bom senso para desfrutar de situações sociais
– Desenvolvimento de habilidades de compreensão
– Conceitos expressos em palavras
– Conhecimento do idioma
– Capacidade de resumir e conectar ideias abstratas e essenciais.
– Desenvolvimento da capacidade de concentração e de trabalho sob pressão
– Antecipar situações para prever o futuro e imaginar mentalmente a solução para um problema. Cada série tem um limite de tempo, e o teste requer 27 minutos.
O teste está dividido em 6 áreas principais:
– Inteligência geral
– Raciocínio quantitativo
– Raciocínio fluido
– Processos visuais-espaciais
– Memória de trabalho
– Conhecimento
As atividades do teste Terman Merril que integram estas 6 áreas são de tipologias diferentes, através do qual se obtêm dois valores: o QI (Quociente Intelectual) e o grau de aprendizagem da matéria.
As atividades que compõem o teste incluem julgamentos, tarefas de concentração, analogias, raciocínio abstrato, linguagem e memória, entre outras.
As áreas são abordadas através de dez subtestes, incluindo tarefas que medem a inteligência verbal e não verbal. Quando os resultados são obtidos, são avaliados com as tabelas de equivalência do teste para especificar a avaliação final do sujeito.
Medições e utilização do teste
O teste Terman Merril avalia a inteligência e determina o Quociente de Inteligência (QI) através de um conjunto de subtestes com diferentes tarefas, com uma duração total entre 40 e 50 minutos.
Por outro lado, o teste mede os conhecimentos gerais, o planejamento e a tomada de decisões. Num sentido mais acadêmico, o teste avalia competências tais como numérica, verbal, compreensão, e desempenho acadêmico.
A sua utilização destina-se à avaliação de indivíduos com um nível mínimo de escolaridade, o que lhes permite compreender as abordagens ao longo do teste.
Os subtestes medem diferentes habilidades, todas relacionadas com a inteligência. O teste permite a obter dois parâmetros muito especiais: inteligência e capacidade de aprendizagem. Além disso, permite uma interpretação das pontuações e um diagnóstico da pessoa examinada.
A partir de cada uma dessas medidas (inteligência, capacidade de aprendizagem, interpretação e diagnóstico), são obtidas diferentes pontuações que fazem alusão a quatro valores ou intervalos e que permitem que o sujeito seja “classificado”. Estes valores são cinco:
– Pobre
– Abaixo da média
– No caminho
– Acima da média
– Superior
Subtestes
Como dissemos, o teste Terman Merrill avalia a inteligência em 6 áreas principais. Os subtestes são:
Informação
Mede a memória a longo prazo, bem como o nível de informação que é capaz de coletar do seu entorno. Está relacionada com a capacidade de associação do indivíduo ao utilizar os dados.
Esta parte tenta determinar o interesse intelectual do sujeito, para além do seu grau de cultura.
Julgamento ou compreensão
Está relacionado com a compreensão, senso comum, e a capacidade de resolver problemas cotidianos. Do mesmo modo, a gestão da realidade do sujeito e a sua adaptação às normas sociais. Além disso, está relacionado com hábitos anteriores de funcionamento.
Vocabulário
Avaliar a presença ou ausência de pensamento abstrato, o nível cultural, e a análise dos vários conceitos. Da mesma forma, avalia a capacidade de comunicação do sujeito. Além de sua capacidade de leitura.
Síntese ou seleção lógica
Mede o raciocínio, a capacidade de abstração, e as inferências que o indivíduo faz através da lógica.
Permite-nos conhecer a capacidade de interpretar e avaliar objetivamente a realidade, a capacidade de sintetizar, conectar ideias, e chegar a conclusões.
Aritmética ou concentração
Avaliar o processamento, concentração e resistência às distrações. É o grau de atenção sob pressão.
Análise ou julgamento prático
Determina se o sujeito pode decompor as informações de um problema e explicar as causas subjacentes.
Abstração
Mede a compreensão da informação e a capacidade de generalizar. Está relacionado com a capacidade de conectar diferentes ideias para chegar a uma conclusão.
O seu objetivo é entender a capacidade de selecionar entre diferentes opções, bem como a precisão na utilização de conceitos abstratos e complexos.
Planeamento
Avalia o planeamento, organização, atenção aos detalhes, antecipação e imaginação. Também se relaciona com a capacidade de classificação lógica do sujeito.
Organização
Mede a capacidade de detectar problemas e a sua capacidade de resolver. Além disso, considera uma boa utilização do tempo.
Antecipação, atenção e seriedade
Mede a capacidade de interpretar e verificar cálculos numéricos específicos, tais como a concentração, especialmente sob pressão.
Em conclusão, diremos que o objetivo do teste de Terman é a medição precisa de um conjunto de habilidades e aptidões relacionadas com a inteligência geral. Entre elas encontram-se as capacidades intelectuais, tais como análise, síntese e organização.