Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Como identificar as forças e fraquezas de um candidato em um processo de seleção?

Share with:


Uma habilidade principal de um recrutador é a capacidade de descobrir as forças e fraquezas de um candidato durante um processo de recrutamento. Isso permite otimizar e ajudar significativamente no processo de seleção, pois ajuda as empresas a eliminar ou selecionar os melhores candidatos para o cargo que estão oferecendo.

Cada trabalho exige conhecimentos técnicos ou teóricos e habilidades específicas. Os conhecimentos técnicos ou teóricos podem ser facilmente avaliados através da análise do histórico acadêmico e profissional dos candidatos em seus currículos. No entanto, avaliar as habilidades e destrezas das pessoas é mais complexo. Por isso, a entrevista pessoal é um momento importante para avaliar as forças e fraquezas dos candidatos.

Ao realizar uma entrevista, pode ser difícil determinar as forças e fraquezas de um candidato durante o processo de seleção. Isso ocorre porque os candidatos geralmente não enfatizam seus erros. Portanto, neste artigo, explicaremos várias maneiras de fazer com que essas qualidades se destaquem durante o processo de recrutamento e seleção.

O que são pontos fortes e fracos profissionais?

Ambos conceitos são fáceis de entender, embora possam ser difíceis de aprender e identificar para os recrutadores na prática. Os pontos fortes são as habilidades, capacidades ou atitudes positivas do solicitante que o tornam a melhor opção para o cargo desejado.

Os pontos fortes e fracos podem ser aplicados tanto ao ambiente de trabalho quanto ao esfera pessoal. Ao avaliar essas qualidades, devem-se considerar uma ampla gama de fatores, como:

  • Hábitos
  • Valores
  • Personalizade
  • Experiência
  • Formação
  • Habilidades interpessoais
  • Habilidades intrapessoais

Por outro lado, quando falamos de fraquezas, nos referimos a habilidades, capacidades ou atitudes que podem afetar negativamente o trabalho ou até mesmo a própria empresa.

Falando de fraquezas, aqui estão 3 exemplos delas:

  • Timidez: Em uma entrevista de trabalho, pode ser uma fraqueza não ser capaz de falar em público ou agir em momentos cruciais.
  • Falta de experiência profissional: Não ter experiência profissional pode ser considerada uma fraqueza durante o processo de seleção.
  • Resistência a mudanças: A incapacidade de se adaptar às mudanças no local de trabalho pode ser um obstáculo para o processo de seleção de um candidato.

Como avaliar os pontos fortes e fracos?

Antes da entrevista, o departamento de recursos humanos deve preparar uma lista de verificação das qualidades exigidas para o cargo proposto. Ou seja, deve criar perfis de empregados de amostra para os cargos e definir seus pontos fortes e fracos.

É importante saber quais habilidades e destrezas serão beneficiárias para o cargo e para a empresa, e quais podem ser prejudiciais. Isso facilita a identificação de ambos durante a entrevista dos candidatos.

Também é importante estabelecer e identificar os pontos fortes e fracos profissionais e pessoais. Podem-se realizar testes psicométricos, de inteligência e aptidão, para selecionar os candidatos mais adequados para o cargo de trabalho.

É importante levar em consideração que os candidatos chegam às entrevistas preparados e “treinados” para dar a melhor resposta à empresa. Por isso, o recrutador deve usar sua psicologia e sexto sentido para decifrar e ver a verdadeira personalidade do candidato.

É verdade que ninguém pode ser 100% honesto em uma entrevista, mas há alguns aspectos que podemos observar que nos ajudarão a compreender sua verdadeira personalidade.

  • Fazer perguntas ao redor do candidato:

É comum que os candidatos tentem maximizar suas forças e minimizar suas fraquezas durante a entrevista. No entanto, há perguntas que podem ser feitas a eles e que não lhes dão tempo suficiente para encontrar a resposta certa, o que pode levar a que revelem informações adicionais sobre si mesmos sem saber. Por exemplo, é possível fazer as seguintes perguntas: O que seus inimigos pensam sobre você? O que você pensa sobre as religiões? Com este tipo de pergunta, é possível identificar a adequação e transparência de suas respostas.

  • Avalie as mensagens do seu corpo:

Dizem que a linguagem não verbal pode expressar 80% do que queremos dizer. Isso significa que a resposta oral de um candidato tem apenas 20% de chance de ser verdadeira. Por isso, é importante ficar atento à linguagem não verbal do candidato durante o processo seletivo.

Aspectos como posição sentada, posicionamento das mãos, aparência ou posição podem dizer muito sobre um candidato. Por exemplo, uma pessoa que não olha para o seu rosto ao falar pode parecer tímida ou insincera em suas respostas verbais. Da mesma forma, sentar na posição errada pode indicar falta de formalidade e profissionalismo na conversa em andamento.

Esse tipo de comportamento não verbal pode ser considerado uma fragilidade e não é benéfico para uma organização ter profissionais com essas características.

Dessa maneira, você poderá rapidamente identificar as forças e fraquezas dos candidatos durante o processo de recrutamento e seleção. Isso permite avaliar os candidatos de maneira mais eficaz com base em seus resultados nas avaliações.

Como mencionado anteriormente, outras ferramentas utilizadas para identificar as forças e fraquezas dos candidatos são:

  • Testes de raciocínio lógico:

Uma forma eficaz de identificar as forças e fraquezas de um candidato durante o processo de seleção é através de um teste de raciocínio lógico. Isso é principalmente porque as respostas fornecidas pelo candidato permitirão avaliar várias características sobre ele, como:

Velocidade de resolução de conflitos

Eficiência na tomada de decisões

Segurança durante a realização de atividades

Na Evalart, temos diferentes testes de raciocínio lógico, sendo que um deles é o ” Teste de Inteligência Completo (QI) .

Existem vários testes psicométricos que podem fornecer informações sobre as habilidades de um candidato. Além disso, eles também podem ajudar a identificar traços psicológicos que o solicitante pode não ter mostrado durante a entrevista.

Na Evalart, temos um amplo catálogo de testes aplicáveis e pertinentes para os diferentes processos de recrutamento presentes em uma organização.

O processo de recrutamento é muito importante para que as empresas adquiram ativos efetivos. É necessário cuidar desse processo e usar as melhores ferramentas disponíveis para torná-lo mais eficiente. Com o que foi apresentado anteriormente, você poderá identificar os aspectos relevantes para identificar as forças e fraquezas de um candidato.