Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

5 Dicas para Conseguir os Melhores Candidatos no LinkedIn

Share with:


A rede social profissional mais popular e utilizada no mundo é o LinkedIn, com mais de 350 milhões de usuários de 200 nacionalidades. É uma ferramenta inestimável para qualquer recrutador e empresa que deseja obter novos talentos. Além disso, considerando que mais de 60% dos usuários o utilizam para a procura de emprego (ativa ou passiva), é fundamental saber como utilizá-lo da melhor forma, uma vez que a concorrência é bastante extensa.

 

Como em qualquer processo de recrutamento, a primeira coisa que o departamento de Recursos Humanos deve fazer é definir os critérios de seleção dos candidatos da empresa, ou seja, as necessidades para o(s) cargo(s) requerido(s), tais como nível de escolaridade, experiência, habilidades técnicas e comportamentais.

 

Com isso em mente, podemos te dar cinco dicas para melhorar e aprimorara sua capacidade de obter os melhores candidatos para o seu negócio.

 

Cuide da marca da empresa e otimize o perfil

O website da empresa deve refletir o profissionalismo e os valores da empresa, ser atualizado e conter todas as informações relevantes. Compartilhe as políticas da empresa, pois os talentos não procuram apenas um bom salário, mas também um bom ambiente de trabalho. Desta forma, pode desenvolver a sua presença com conteúdos relevantes, publicando não só ofertas de emprego mas também periódicos relacionados com o seu negócio.

 

Muitas vezes, as pessoas preferem falar com uma pessoa específica e não com um perfil de empresa no qual você não sabe com quem está falando, por isso, otimize e adapte os perfis dos recrutadores para serem uma extensão do perfil da empresa. Desta forma, os contatos podem se sentir mais próximos e ficarem mais acessíveis.

 

Alguns dos detalhes para ter atenção tanto no perfil da empresa como no perfil dos recrutadores são: a foto do perfil, o banner inicial, a descrição na aba “sobre”, notícias e informações úteis, tais como endereço ou número de empregados.          

 

Postar ofertas de emprego de uma forma direcionada

Assim que tiver as informações dos Recursos Humanos sobre ofertas de emprego e busca por candidatos, publique-as. Utilize todos os canais que a plataforma lhe oferece, não importa se o seu perfil é gratuito ou pago, você tem várias opções ao seu alcance; pode compartilhar textos, imagens e vídeos populares para passar uma imagem mais amigável à organização, mas certifique-se de manter publicações curtas e específicas, além disso, marque as pessoas dentro da sua rede visando incentivar que elas compartilhem a informação.

 

Lembre-se sempre de incluir a informação da vaga, tal como o título, a descrição do cargo, e o perfil procurado; a localização, se presencial, remota ou híbrida; as habilidades necessárias, e os benefícios oferecidos, bem como qualquer outra informação que você considere relevante.

 

Utilize os termos e palavras-chave corretos

Você deve usar as palavras certas que os seus candidatos em potencial procuram, o que te ajudará a ser ter a vaga encontrada com mais sucesso e facilitará a procura ativa de candidatos, à medida que eles virão até você.

 

A barra de pesquisa te ajuda a encontrar conteúdo, pessoas, empresas, e empregos relacionados com as palavras-chave inseridas; é por isso que é tão importante otimizá-la da melhor maneira.

 

Não se esqueça dos candidatos passivos

O fato de uma pessoa não ser muito ativa nesta rede social não significa que não possa ser um talento adequado para a sua empresa se o seu perfil se enquadrar ao que você busca. O melhor do LinkedIn é a possibilidade de ter todos esses perfis ao seu alcance. Procure ativamente perfis diversos e específicos entre futuros graduados ou empresas concorrentes da sua; não se limite, os melhores colaboradores podem estar em qualquer lugar.

 

Entre em contato com talentos e candidatos

Depois de ter selecionado os seus candidatos, entre em contato com eles. Primeiro, certifique-se de ler bem o perfil deles, verifique se é o que está procurando, e em seguida, faça esse primeiro contato. Seja breve e inteligível, apresente-se em poucas palavras, fale sobre a sua empresa e explique o seu interesse no perfil deles. Personalize a sua mensagem; lembre-se de incluir o nome do candidato para criar uma conexão mais pessoal, e despertar o seu interesse e atenção.

 

Concluindo, o LinkedIn é uma excelente ferramenta e um grande banco de talentos. Lembre-se que a maioria deles já está trabalhando numa empresa. Por isso é necessária uma estratégia proativa para ter a eficácia esperada. Além disso, lembre-se também que o modo pago oferece mais opções e possibilidades; considere-as e não hesite em recorrer a isto se precisar explorar mais e diferentes candidatos.

 

Lembre-se sempre que não importa como o candidato chegou, seja através da plataforma do LinkedIn, do Programas de Recomendação de Funcionários, do Job Board, ou pelo site da empresa, sempre realize um processo seletivo completo com os testes necessários, tais como os que temos em Evalart. Além disso, acrescente entrevistas e tudo o que a empresa considerar necessário para garantir a contratação do talento que não apenas se adeque ao cargo a ser desempenhado, mas também esteja alinhado com os valores da empresa.