O conceito de Inteligência Artificial ou IA refere-se a um computador ou máquina com um programa que, se utilizado corretamente, pode decifrar problemas e resolvê-los.
Um dos atributos da IA é que ela pode exercer diferentes habilidades humanas, tais como aprendizagem, compreensão, raciocínio, funções sensoriais, etc. Outra característica é que ela mostra os seus resultados de diferentes formas; isso resulta na possibilidade de configurar o computador ou máquina para observar, ouvir ou tocar, dependendo dos dados que estão armazenados no seu sistema.
Conceitos relacionados com IA
Análise de dados (D.A): Refere-se à inspeção de qualquer tipo de dado.
Mineração de dados (D.M.): É o processo de ir mais fundo nos dados para determinar o significado ou valor de cada fragmento.
Big data: Esse termo descreve os dados em grandes volumes. Esse conceito desenvolveu-se e evoluiu juntamente com diferentes tecnologias e métodos.
Ciência dos Dados (D.S): É uma ciência multidisciplinar cujo principal objetivo é converter big data em dados inteligentes. Tem sido utilizada principalmente em Recursos Humanos pois permite recolher, processar, resumir e transformar big datas em bases de dados estruturadas.
IA aplicada aos Recursos Humanos
Todos os dados e informações recolhidos nos Recursos Humanos são chamados de Big Data quando têm um volume muito elevado. O uso desses dados forma algoritmos que podem fazer previsões em relação ao Talento Humano, por exemplo, os novos candidatos para um cargo ou as competências e capacidades que cada trabalhador possui. Permitem também, avaliar o desempenho para estabelecer objetivos e estimar os resultados do trabalho a ser realizado.
Nos dias de hoje, tornou-se uma prática cada vez mais comum analisar o poll de talentos, utilizando big data e ferramentas digitais para medir, compreender e comunicar o desempenho dos trabalhadores; tais fatores estão relacionados com o pessoal, operações e gestão dos talentos.
Um exemplo do uso de IA na análise de Recursos Humanos é a filmagem de entrevistas de emprego, em que são analisados sinais verbais e não verbais.
A análise humana ou análise de Recursos Humanos refere-se à utilização de dados individuais de pessoas que permitem aos profissionais dos Recursos Humanos e gestores organizacionais tomarem as decisões corretas ao contratar pessoas. Esse processo vai desde a seleção dos melhores candidatos, avaliação de possíveis promoções, avaliação da performance e escolha de futuros líderes de departamento, até a identificação do risco de afastamento.
IA aplicada ao recrutamento
Um dos focos na utilização de big data nos Recursos Humanos é otimizar o recrutamento de novos talentos nas empresas, mensurando assim o compromisso da equipe de acordo com a cultura da companhia. Dessa forma, reduzem-se as hipóteses de lideranças falhas, liderança esta que pode representar um custo muito elevado.
A IA ajuda a otimizar o tempo e a informação durante as diferentes fases do processo de recrutamento, como por exemplo:
Na publicação das ofertas de vagas na Internet: Ao publicar a oferta de emprego na Internet, as empresas recebem um volume considerável de currículos. Nessa fase, a IA acelera e automatiza o processo de filtragem e procura, dos requisitos do cargo, de tal forma que reduz drasticamente o número de candidatos e poupa assim o tempo do recrutador, evitando que revise perfis que não se adequam às necessidades da empresa.
A avaliação dos candidatos: Ao aplicar diferentes avaliações de acordo com os requisitos do cargo, candidatura, pontuação e interpretação de testes ou avaliações envolveria muito investimento de tempo, ao contrário de um sistema automatizado que avalia massivamente os candidatos e assim acelera o processo de seleção.
Integração: Essa etapa do processo é de grande importância para introduzir inteiramente o novo funcionário na empresa, e a IA pode otimizar o tempo e ser uma ferramenta para ajudar o candidato a ter informação detalhada sobre a organização, podem ser programadas sugestões, vídeos explicativos dos procedimentos, vídeos de boas-vindas, entre outras coisas.