Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Branding do empregador nos recursos humanos

Share with:


Um dos elementos mais preciosos de uma empresa é a sua marca. Por essa razão, a gestão da marca representa uma ação fundamental para cada empresa. As empresas normalmente focam a sua gestão de marca ou branding na melhoria dos seus produtos, mas também é crucial trabalhar o branding interno, ou seja, concentrar-se nos empregados.

O conceito de employer branding refere-se à tática de longo prazo que uma organização emprega, focada em desenvolver a compreensão e percepção tanto dos seus funcionários futuros como dos atuais. Permitindo que a sua organização tenha uma nova orientação que a distingue da sua concorrência e lhe permita obter benefícios dentro do mercado de trabalho.

A gestão da Employer brand envolve a aplicação de conhecimentos de marketing para desenvolver a imagem da empresa como uma boa empregadora. O propósito é convencer potenciais trabalhadores a se juntarem à empresa e ao mesmo tempo, manter os atuais empregados. Para tal, é crucial enfatizar as vantagens que a companhia proporciona aos seus empregados.

Employer branding visa criar uma imagem corporativa que promova a organização como um excelente ambiente de trabalho para os seus empregados, investidores, clientes e potenciais candidatos.

O objetivo do employer branding é desenvolver a empresa como excelente empregadora para alcançar uma posição privilegiada entre os seus concorrentes, favorecendo a atração de novas pessoas qualificadas, reconhecendo o valor dos seus atuais funcionários e implementando diretrizes corporativas/permanentes.

Importância do Employer Branding.

O Employer Branding representa uma ferramenta que fornece benefícios importantes às organizações para o recrutamento e retenção de pessoal. Mas as vantagens não se limitam apenas à retenção de funcionários, uma vez que refletem também nos lucros dos gestores e da companhia como um todo, visto que Employer Branding resulta em impactos positivos na realização de metas e objetivos.

O Employer Branding reforça as relações das duas áreas primárias em todas as organizações: Recursos Humanos e Marketing. O trabalho conjunto dessas duas áreas permite que as organizações implementem ações para entender os insights dos futuros empregados e dos atuais, conseguindo que a empresa tenha maior visibilidade como empregadora, de modo que a atração e retenção de pessoal obtenha melhores resultados.

Entre os principais benefícios resultantes do employer branding estão:

  • Satisfação dos atuais empregados por pertencerem a uma empresa reconhecida;
  • Diminuição da rotatividade e dos afastamentos;
  • Diminuição dos custos nos processos de recrutamento e seleção;
  • Aumento na retenção de recursos humanos;
  • Os empregados tornam-se representantes da marca quando recomendam ela;
  • Progresso na imagem social e publicitária da organização;
  • Aumento no compromisso dos funcionários;
  • Elevados índices de produtividade;
  • Redução de tempo nos processos de captação de talentos;
  • A atração de perfis de trabalho promissores que garantem um bom desempenho.

Processo de Employer Branding

O processo de construção da marca do empregador envolve os seguintes passos:

  • Identificar a percepção que os empregados atuais e potenciais têm sobre a empresa;
  • Definir a imagem de marca que se pretende alcançar;
  • Concepção e implementação de ações para abordar gradualmente a imagem de marca esperada;
  • Monitorar os resultados das ações implementadas para avaliar se os resultados pretendidos foram alcançados e caso contrário, tomar outras medidas.

No processo de criação e desenvolvimento do employer brand, é bom considerar a influência de vários fatores, entre eles:

  • A origem e história da organização, bem como dos seus fundadores;
  • A missão, visão, e valores da organização;
  • O clima e a cultura da organização;
  • As políticas da organização que buscam promover um tratamento justo dos seus trabalhadores;
  • Altas possibilidades de crescimento e desenvolvimento profissional.

Porque devo desenvolver uma Employer Brand?

Entre as principais razões para começar a construir uma marca como empregador, encontram-se as seguintes:

Com o desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas, surgiu também a necessidade de novos tipos de empregos, e por serem novos, muitas empresas têm dificuldade em atrair perfis para essas vagas.

A elevada procura no mercado laboral permitiu que trabalhadores escolhessem com base nos benefícios oferecidos pela empresa, por isso há a necessidade de se posicionarem como excelentes empregadoras.

No presente, a maioria das pessoas estão à procura de um emprego que lhes permita também desfrutar da vida familiar. Por essa razão, empresas que permitem seus empregados equilibrarem a vida profissional e familiar têm uma vantagem sobre outras companhias quando se trata de atrair Talento Humano.

Hoje em dia, o trabalho remoto tornou-se mais relevante porque permite horários flexíveis e pouca ou nenhuma mobilidade, o que significa mais tempo em casa com a família, dado que os empregados desfrutam de mais tempo livre no final do dia de trabalho, ao não desperdiçar tempo na transição para o escritório ou de volta para a casa.