Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Por que as provas psicotécnicas online são importantes?

Share with:


Atualmente, é comum realizar testes psicotécnicos online em vários processos, especialmente na seleção e contratação de pessoal para preencher cargos em empresas ou em processos de desenvolvimento de talentos. Esses processos são indispensáveis para negócios, instituições e outras organizações que exigem a participação de indivíduos ativos, profissionais e experientes, com outras características valiosas para essas entidades. 

Mas, o que são exatamente esses testes psicotécnicos? Antes de explicar por que você deve implementá-los em seus processos de contratação e seleção de pessoal e por que deve considerar o uso da nossa plataforma Evalart, é importante definir o conceito com detalhes. 

Qual é a definição de uma plataforma de testes psicotécnicos online? 

Para definir o que é uma plataforma de testes psicotécnicos online, primeiro devemos entender que esses testes são aplicados aos candidatos em certas situações organizacionais para medir e analisar os aspectos mais importantes de uma pessoa, como sua personalidade, valores, habilidades comerciais, velocidade e precisão na escrita e seu coeficiente intelectual. 

Esses testes procuram medir de forma objetiva as habilidades cognitivas e emocionais das pessoas, e sua alta confiabilidade se deve ao fato de que as respostas são voluntárias e controladas pelo candidato. Geralmente, eles avaliam o máximo potencial que um indivíduo pode demonstrar em uma habilidade ou característica específica. É importante notar que esses testes, por si só, não fornecem informações além de uma pontuação e devem ser interpretados por profissionais em psicologia. 

Resumidamente, uma plataforma de testes psicotécnicos online é uma ferramenta que permite aplicar esses testes de forma virtual, oferecendo uma maneira fácil e rápida de avaliar candidatos durante os processos de seleção e contratação de pessoal. 

Critérios de efetividade para testes psicotécnicos. 

Profissionais em psicologia, administração de negócios e outros campos projetam testes psicotécnicos com um enfoque científico para garantir sua eficácia durante a aplicação. No entanto, nem todos os testes são considerados eficazes e eficientes se não atenderem a uma série de critérios, que são mencionados a seguir: 

  • Padronização: refere-se à uniformidade de cada procedimento em termos de pontuação e aplicação dos testes, e também implica igualdade de condições para todos os interessados na avaliação, para alcançar comparações justas e decisões racionais. 
  • Confiabilidade: trata-se da consistência dos resultados obtidos por todas as pessoas que realizam um teste similar e a permanência desses resultados ao longo do tempo. 
  • Validade: é importante para evitar que as avaliações subjetivas ou os impulsos irracionais afetem os resultados dos testes. Durante todo o processo de avaliação, é fundamental manter a imparcialidade e a objetividade, enquanto qualquer avaliação subjetiva deve ser reservada para a tomada de decisões no final do processo, sem comprometer a objetividade do mesmo. 
  • Capacidade preditiva: este critério permite determinar as previsões ótimas ou negativas do desempenho. Qualidade: é importante que os testes sejam projetados de acordo com padrões de qualidade, levando em consideração estudos e pesquisas no campo e as atualizações em andamento para melhorá-los. 

Esses são os critérios que todo programa de testes psicotécnicos deve cumprir, e que a Evalart considera ao projetar seus testes online para fornecer a melhor experiência do usuário e vantagens notáveis para as organizações. 

Testes psicotécnicos-chave para o seu processo de recrutamento. 

Na Evalart, temos 9 testes psicométricos fundamentais para o seu processo seletivo. Aqui nós os explicamos para você: 

O Teste DISC: É o teste que dá mais informação sobre os traços de personalidade, trazendo uma visão geral das competências e mesmo das habilidades latentes que podem não ser tão desenvolvidas. DISC refere-se à Dominância, Influência, Estabilidade, e Conformidade. 

Testes de Inteligência e Aptidão: São o conjunto de testes que medem a habilidade de uma pessoa em áreas específicas. Estes testes não se baseiam em conhecimentos, experiência, ou nível de estudos, mas no potencial de um candidato e são os mais utilizados nos processos seletivos. Abrangem testes de Inteligência Geral, Aptidão Verbal, Capacidade Analítica, Aptidão Numérica, e Interpretação de Dados. 

Big Five: Ou os cinco grandes fatores é um teste que se consolidou nos anos 90, os fatores que este teste leva em consideração são, estabilidade emocional versus neuroticismo, extroversão versus introversão, abertura a novas experiências versus fechamento, simpatia versus antagonismo e consciência versus inescrupulosidade. 

Testes de Liderança: Este é um tópico muito interessante, como reconhecer uma pessoa que tem habilidades para ser um bom líder, com foco nos traços de personalidade, comportamento, inteligência emocional, e assertividade. 

Testes de Honestidade e Ética: Também chamados testes de integridade, são utilizados para prever possíveis comportamentos de risco e comportamentos de laborais inadequados, tais como agressividade e roubo, entre outros fatores. 

Trabalho em equipe: Seja para definir o possível papel de um novo membro de uma equipe ou para medir a sua capacidade de realizar trabalho remoto, por isso, a grande demanda e o crescimento especialmente nos últimos anos, mede traços de personalidade e principais competências para orientar nestes aspectos. 

Orientação Vocacional: Com base na Teoria da Holanda, RIASEC. Avalia as 6 dimensões de Holland para identificar áreas de carreira compatíveis com as preferências do avaliado, que são Realistas, Pesquisadores, Artistas, Sociais, Empreendedores e Convencionais. 

Risco ocupacional: Estes testes medem a capacidade de uma pessoa identificar rapidamente situações de risco que podem levar a acidentes e a capacidade do candidato de reação do candidato nestas situações. 

Inventário de Personalidade: Este é um dos testes mais completos da personalidade de uma pessoa. É um inventário que avalia 23 traços específicos, agrupados em 6 traços básicos. Os seis traços são Humildade e Sinceridade, Extroversão, Emoção, Amabilidade, Consciência, e Abertura à Experiência. 

Por que usar Evalart em seus processos de recrutamento?

A plataforma da Evalart é fácil de usar e intuitiva, permitindo que avaliadores e candidatos acessem-na pela internet de qualquer lugar com conexão estável. Se você quiser saber mais sobre as provas psicotécnicas online da Evalart, pode se registrar no site e obter 10 provas grátis para usar durante um período de 1 mês.

Os candidatos também podem utilizar a plataforma em qualquer dispositivo móvel com conexão à internet e câmera.

As provas psicotécnicas online da Evalart são focadas na população de língua espanhola, mas nossa plataforma e provas também estão disponíveis em idiomas como inglês e português. Além disso, você poderá baixar e interpretar as informações de seus candidatos por meio de um relatório detalhado, que permitirá identificar o nível de ajuste do futuro colaborador em relação ao cargo avaliado.