Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

O que é neuroliderança?

Share with:


Promover o liderado adequado é uma das principais preocupações da empresa. Isso afeta não apenas o trabalho, mas também a motivação e o bem-estar dos funcionários.

 O mercado de trabalho mudou significativamente nos últimos anos e exige mais flexibilidade e a emergência de novas opções. Isso se deve ao fato de muitos talentos e especialistas dedicarem seu trabalho ao estudo da produtividade e do desempenho dos funcionários. Portanto, muitas estratégias e ações estão sendo atualmente modificadas por outras em que a inclusão e a comunicação são fundamentais. É assim que nasceu o neuroliderado empresarial, que continua contribuindo para este trabalho como uma estratégia comprovada com resultados excepcionais.

Neste artigo, nos concentraremos neste importante neuroliderado dentro das organizações, uma nova visão para líderes baseada nas últimas avanços em neurociência.

O que é neuroliderança?

O neuroliderado é um método empresarial de gestão de recursos humanos que utiliza o conhecimento do cérebro para liderar grupos de funcionários.

Esta disciplina se ocupa de compreender a relação entre a gestão e a interação entre os indivíduos. Esclarece como esses comportamentos afetam o cérebro e leva em conta esses fatores para determinar quais são as qualidades mais importantes de um líder. Por isso, tornou-se importante no ambiente de trabalho garantir o uso do potencial dos funcionários.

Os departamentos de gestão do talento ou de recursos humanos devem incorporar esses estudos no desenvolvimento de programas para ajudar os líderes empresariais a compreender e se comunicar melhor com seus funcionários. A neurociência ajuda os líderes a se conectar melhor com seus seguidores e a criar uma comunicação mais significativa e positiva entre ambas as partes. Por isso, as técnicas de neuroliderado incluem elementos verbais e não verbais, atenção, observação e repetição, e personalização máxima de cada mensagem enviada aos funcionários.

Princípios da neuroliderado.

Os princípios gerais para aplicar o neuroliderado são os seguintes:

  • cérebro de todos é diferente. Essa premissa, que está intimamente relacionada com os princípios básicos que mencionamos, nunca deve ser esquecida. Embora acreditemos ter encontrado a chave para manter um alto rendimento no trabalho, sempre haverá profissionais com processos cerebrais diferentes.
  • É necessário um sistema de recompensas. Para que o cérebro perceba certos comportamentos como positivos, é muito útil criar um bom sistema de recompensas. De fato, trata-se de uma aplicação da conhecida técnica do reforço positivo, na qual se premia o bom comportamento para que os funcionários o internalizem.
  • Informação emocional. Os gerentes não podem confiar apenas na profissionalidade de seus funcionários ou em questões técnicas e objetivas. O cérebro responde mais rapidamente a estímulos emocionais, o que resulta em um aprendizado mais importante para os funcionários.
  • A mente está estruturada para colaborar. Muitos gerentes ficam surpresos ao ver como funcionários que nunca trabalharam juntos antes podem colaborar para superar situações particularmente difíceis.

As qualidades de um bom líder.

Não é necessário dizer que a imagem de um neurolíder é muito desejável para qualquer empresa. Para isso, é necessário fomentar as seguintes qualidades:

  • Inteligência emocional. Já foi mencionada essa característica e, é claro, é muito relevante para a neurogestão. Líderes de equipe devem ser capazes de reconhecer as emoções e desenvolver empatia em relação aos funcionários.
  • Facilidade de aprendizado. Compreender a lógica do comportamento dos funcionários e dos processos mentais não é fácil. Um bom líder deve ter a capacidade de aprender e também ser capaz de reter o que aprendeu para poder usá-lo quando for relevante.
  • Interesse pelos trabalhadores. Todo líder deve ter essa qualidade, seja usando princípios de neurociência ou não. Para realmente compreender os funcionários, é preciso se preocupar realmente com sua situação. Caso contrário, é difícil compreendê-los o suficiente para aplicar as teorias neurais de liderança.
  • Atitude de diálogo. Pouco adianta intuir os processos cerebrais e sentimentos de um funcionário se depois não se pode estabelecer um diálogo sereno e construtivo com ele. Um gerente não pode esperar que os funcionários entendam sua mensagem e tomem a ação desejada em todas as situações. É prático formular discursos claros, didáticos e coerentes para cada situação individual.
  • Habilidades de negociação. Quando os funcionários estão sob algum tipo de estresse, suas reações costumam ser imprevisíveis. Como resultado, podem surgir conflitos entre eles e esses conflitos podem, no final, afetar as operações da empresa. A neurogestão também requer habilidades de negociação para encontrar pontos em comum entre os funcionários e garantir um bom ambiente no escritório.

Benefícios da neuroliderança nos colaboradores.

Aplicar essa tendência no local de trabalho tem muitos benefícios para os gerentes. Aqui mencionamos os mais significativos:

  • Eficácia na tomada de decisões.
  • Maior autocontrole.
  • Capacidade de coordenar adequadamente atividades e tarefas diárias.
  • Eficiência na delegação de tarefas.
  • Autonomia nos colaboradores.

Para melhorar o desempenho da organização, pode ser uma boa ideia realizar um curso de neuroliderança em recursos humanos. Isso pode melhorar muito o negócio e, portanto, os resultados serão imediatamente refletidos.

É importante avaliar essas características nos processos de recrutamento, buscando identificar as capacidades de nossos colaboradores. Entre essas, destacam-se testes psicotécnicos, de inteligência, ética, honestidade e valores, entre outros. Testes disponíveis em nosso catálogo de Evalart.