Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Seleção de pessoal por competências

Share with:


Encontrar novos talentos para nossa empresa é fundamental para garantir a sustentabilidade e o bom funcionamento da organização. Contar com o pessoal adequado para cargos importantes e de alta relevância pode ser um processo difícil e cansativo.

Desde que publicamos nosso anúncio de emprego até que realizamos a seleção de currículos e finalizamos o processo de incorporação e contratação, existem várias metodologias que podemos utilizar para encontrar a pessoa adequada para ocupar uma vaga. Uma delas é a seleção por competências, que é um enfoque muito comum atualmente.

Durante um processo de seleção de pessoal por competências, busca-se avaliar além da experiência e conhecimentos dos candidatos. O enfoque é analisar as competências da pessoa que serão necessárias e trarão valor para o desempenho do trabalho. Essas competências podem incluir habilidades técnicas, pessoais ou interpessoais, entre outras. São levadas em conta tanto as habilidades técnicas quanto as habilidades pessoais. Este enfoque identifica o perfil ideal pois se foca nas habilidades e destrezas exigidas para um bom desempenho.

O que é a seleção de pessoal por competências?

A seleção por competências é um processo avançado com o objetivo de encontrar pessoal para cargos-chave, baseado em habilidades profissionais específicas. Existem certos cargos que, devido às suas características, responsabilidades e valor contribuído, exigem profissionais com certas qualidades. Uma seleção tradicional pode não ser suficiente nesses casos.

Habilidades e capacidades são a prioridade neste processo, então a experiência fica em segundo plano. Além disso, é realizado de maneira exaustiva, então também se busca conhecer o candidato e como ele reagiu no passado a cargos similares.

Para obter bons resultados, são realizados vários testes para descartar perfis mais genéricos. O resultado final será um profissional qualificado que tenha as habilidades exigidas para o trabalho.

Benefícios da seleção por competências:

O processo é mais detalhado ao avaliar os aspectos profissionais do candidato em relação ao cargo de maneira mais profunda. Não apenas os conhecimentos são avaliados, mas também são prestadas atenção às habilidades. Afinal, ambos são importantes para o desempenho de cada trabalhador em seu cargo.

Essa forma de contratar talento, baseada em competências, possui numerosos benefícios para uma organização. A seguir, apresentamos uma lista com as principais vantagens da seleção por competências:

  • Processos mais objetivos.
  • Baixa rotatividade de pessoal.
  • Eliminação de viéses ao selecionar pessoal.
  • Redução do tempo no processo de recrutamento e contratação.
  • Maior diversidade, equidade e inclusão no ambiente de trabalho.

Como realizar um processo de seleção por competências?

No processo de recrutamento e seleção por competências, existem alguns passos que todo time de Recursos Humanos deve considerar. A seguir, apresentamos 4 fases para selecionar talento humano baseado em competências:

  1. Definir as competências exigidas.

O primeiro passo para realizar a seleção de pessoal é definir de forma clara quais são as competências necessárias para um cargo na empresa. É importante estabelecer as competências nucleares que um candidato deve ter obrigatoriamente para ser escolhido.

Para isso, é útil envolver vários membros da organização: gerentes, chefes de pessoal, líderes de equipe, etc. Também é possível contratar uma empresa externa que se especialize neste trabalho. A ideia é criar um mapa das habilidades, conhecimentos e atitudes adquiridas anteriormente pelo candidato e as que podem ser desenvolvidas dentro da empresa.

  1. Detalhar a descrição de cada papel na organização.

Depois do primeiro passo, é preciso criar descrições de cargos para a seleção baseada em competências. Os times de contratação devem propor, desenvolver e descrever as qualidades que procuram nos candidatos, enfatizando as competências básicas e minimizando seus títulos ou credenciais. Isso permite que os candidatos saibam como comunicar sua competitividade destacando sua candidatura, o que ajuda a economizar tempo no processo de contratação.

  1. Incluir testes de pré-seleção.

Um passo eficaz na seleção por mérito envolve preparar e aplicar testes de pré-seleção antes de realizar a entrevista. Estes são avaliações objetivas projetadas para avaliar as habilidades cognitivas, as características pessoais e as habilidades técnicas de um candidato através da administração de testes padronizados. Podem ajudar a criar uma planilha com as pontuações de cada candidato como primeiro filtro no processo de seleção e contratação de competências.

Entre eles, destacam-se testes psicotécnicos, de inteligência, ética, honestidade e valores, entre outros. Testes disponíveis em nosso catálogo de Evalart.

  1. Realizar entrevistas baseadas em competências.

Finalmente, deve ser realizada uma entrevista por competências que avaliem diretamente o candidato. As perguntas da entrevista baseadas em competências são utilizadas para determinar como um candidato lidou com tarefas, desafios e outros problemas em seu emprego atual ou anterior.

Essas entrevistas devem incluir perguntas abertas que incentivem o uso do método STAR: situação, tarefa, ação e resultado. Essas perguntas permitem que os candidatos interprete suas respostas a cenários experimentados anteriormente ou situações hipotéticas para ver como reagiriam em uma situação específica.

Em resumo, existem muitas maneiras de encontrar talento para uma empresa. Os processos de contratação baseados na capacidade e competência são projetados para encontrar o melhor candidato para um trabalho, mas o melhor ou o melhor candidato consiste em muitas coisas, não apenas em um currículo mais ou menos funcional.

Recrutar pessoas com base em habilidades tem muitas vantagens e permite escolher os melhores candidatos para sua organização.