Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

5 Livros que Todo Gerente de Desenvolvimento de Software Deveria Ler

Share with:


Uma das melhores e mais antigas fontes de conhecimento técnico é a leitura. Não há nada mais valioso do que ler as experiências de profissionais experientes na área em que estamos interessados. Nesse caso em particular, a gestão de projetos de desenvolvimento de software. É por isso que, nesse artigo, compilamos cinco livros que todo gerente de desenvolvimento de software deveria ler pelo menos uma vez na sua vida:

 

The Mythical Man – Month de Frederick Brooks

 

Se estiver envolvido no desenvolvimento de software e gestão de projetos, pode ter ouvido falar desse livro ou, pelo menos, do seu autor; uma vez que essa leitura é considerada um clássico em relação ao desenvolvimento de software e gestão de projetos. A tese apresentada pelo autor, Frederick Brooks, nesta ocasião, se baseia na ideia de que “adicionar recursos humanos a um projeto atrasado o torna ainda mais demorado”, o que é conhecido como “lei de Brooks” e é apresentado juntamente com o efeito de segundo sistema e a defesa da prototipagem. É também bom notar que as observações do escritor se baseiam na sua experiência de trabalho na empresa multinacional americana IBM, onde foi gerente de desenvolvimento do sistema operativo OS/360.

 

The Manger’s Path: A Guide for Tech Leaders Navigating Growth and Change por Camille Fournier

 

Nesse guia prático, a autora Camille Fournier nos leva através de cada etapa da transformação que um engenheiro experimenta ao tornar-se gerente técnico. Camille é um exemplo notável de alguém que combina fortes competências técnicas e realizações profissionais com a gestão do capital humano. A vemos como uma grande conselheira para auxiliar a encontrar as respostas que talvez não tenha tido ajuda para elaborar na faculdade. Esse livro é ideal para novos gerentes, mentores, ou até mesmo líderes com anos de experiência à procura de novas dicas e atualizações sobre as técnicas que são utilizadas hoje em dia.

 

Peopleware de Tom DeMarco e Timothy Lister

 

Esse livro pode ser considerado um clássico do desenvolvimento de software. A estrutura dele gira em torno de dezenas de diferentes dicas e práticas que todo profissional de gestão dedicado deve entender. A linguagem desse livro também é muito casual e divertida, o que o torna muito fácil de compreender, tornando a experiência de leitura mais fluida. Além disso, muitas das afirmações são apoiadas por pesquisas científicas e estatísticas.

 

Team Geek: A Software Developer’s Guide to Working Well with Others por Brian W. Fitzpatrick

 

Neste texto divertido, Brian Fitzpatrick e Ben Collins-Sussman ensinam sobre o capital humano, que é frequentemente subestimado. As valiosas informações oferecidas pelos autores nesse livro vão ajudá-lo a aprender a conviver em equipe e a investir tempo na aquisição das “habilidades sociais” do desenvolvimento de software. O objetivo dessa leitura é ajudá-lo a ter um impacto muito maior com a mesma quantidade de esforço, e abrangem também padrões e antipadrões básicos que o ajudarão a se relacionar com outras pessoas no local de trabalho. Em 2013, foi finalista nos prémios Jolt, e o júri o incluiu nos cinco livros que todo desenvolvedor deve ler.

 

High Output Management por Andy Grove

 

O último livro dos cinco é um dos mais famosos do Vale do Silício. É um curso intensivo para gerentes de nível médio, escrito pelo antigo CEO da Intel, Andrew S. Grove. Em formato de guia simples, esse livro vai te ajudar a compreender melhor a arte e ciência de gerenciamento de Grove, cujas recomendações são igualmente apropriadas para gerentes de desenvolvimento, gerentes de vendas, contadores, consultores e professores, entre outras profissões que envolvem trabalho em equipe. Hoje, essa leitura tem sido elogiada por líderes como Mark Zuckerberg, John Doerr e Marc Andreessen, entre outros do setor de tecnologia.

 

Valido o registo desse blog ao serviço Paperblog sob o pseudônimo Evalart.