Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Como utilizar os testes de personalidade da Evalart em processos de seleção?

Share with:


Atualmente, a seleção de pessoal é considerada o investimento mais importante de uma empresa na área de Recursos Humanos, pois erros nessa área são comuns e podem ser custosos para a empresa. 

A personalidade pode ser um indicador relevante para prever o desempenho no trabalho, desde que os traços avaliados sejam pertinentes ao cargo. 

Em 1919, o exército dos Estados Unidos desenvolveu o primeiro teste moderno de personalidade para selecionar os recrutas mais adequados e evitar traumas ou choques. Desde então, empresas privadas adotaram esses testes, frequentemente chamados de avaliações para minimizar a conotação de aprovação ou reprovação do exercício, com o objetivo de descartar candidatos durante o processo de seleção. 

Os testes de personalidade também são usados para acelerar o processo de contratação. Avaliar comportamentos, atitudes e crenças de um indivíduo pode diminuir a incerteza sobre se ele se encaixará no perfil do cargo e permite que os empregadores vão além do currículo, experiência ou boa imagem do candidato. 

No entanto, é fácil depender demais dos resultados desses testes e cair na tentação de rejeitar um candidato com base apenas nas pontuações da avaliação, em vez de entender seu lado humano e motivacional. 

O que são testes de personalidade? 

Os testes de personalidade são uma ferramenta psicológica utilizada não apenas na área clínica, mas também na seleção, desenvolvimento e orientação de profissionais. Esses testes medem os traços ou qualidades inerentes a uma pessoa, independentemente do contexto em que se encontre. Devido à sua alta confiabilidade e validade, os testes de personalidade são altamente recomendáveis e úteis em processos seletivos. 

Qual é a sua utilidade? 

Em um processo de seleção que inclua um teste de personalidade, é importante levar em consideração que esses testes têm vários objetivos. 

Em primeiro lugar, eles ajudam a conhecer aspectos de si mesmo que são difíceis de detectar em uma entrevista, o que pode ser um desafio para os candidatos e profissionais. Em segundo lugar, permitem compreender se suas qualidades e traços são adequados para o cargo e o ambiente de trabalho. Em terceiro lugar, são úteis para estimar o nível de desempenho no cargo. Por último, os testes de personalidade também permitem observar as diferenças individuais no comportamento entre os participantes no processo de seleção, o que ajuda a tomar decisões objetivas. 

Quais testes de personalidade são usados? 

Os processos de avaliação de pessoas nas organizações costumam utilizar diferentes tipos de testes de personalidade, entre eles a Evalart oferece as seguintes opções: 

  1. 16 fatores de personalidade, um clássico da psicologia que mede 16 fatores de personalidade. Permite medir desde a dominância até a estabilidade emocional, um dos traços mais valorizados pelas organizações.
  2. DISC ou Sistema de Preferências Pessoais, que utiliza um conjunto de 28 grupos de quatro conceitos cada um, para que o candidato escolha a palavra que mais e menos se ajusta ao seu comportamento. Os resultados mostram o padrão de comportamento e as características e qualidades associadas a ele.
  3. Teste de Personalidade dos Cinco Fatores (Big Five Personality). Este é um dos testes mais comumente utilizados em processos de contratação de pessoal. Nele, é possível reconhecer os traços principais da personalidade e seus componentes, desde a disposição para explorar novas vivências até a responsabilidade e o impulso por alcançar metas, a capacidade para se relacionar socialmente e colaborar, bem como a tendência a experimentar emoções positivas ou negativas. 

Como utilizar testes de personalidade em um processo de seleção? 

Para obter resultados ótimos na implementação de um teste de personalidade em um processo de seleção, é necessário seguir várias etapas claramente definidas e adaptadas às necessidades, cultura empresarial, comportamento e nível de desempenho esperado. 

Em primeiro lugar, é essencial definir os critérios de seleção baseados nas necessidades e comportamentos esperados para o cargo vago, a cultura empresarial e a equipe. Os resultados do teste de personalidade devem ser interpretados em relação ao cargo e ambiente, não devem ser analisados em termos absolutos. Para fazer isso, os funcionários mais eficientes, motivados e comprometidos podem ser submetidos a um teste de personalidade para destacar os traços e competências esperados nos futuros candidatos. Também é possível revisar as descrições de cargo e fazer perguntas-chave para definir os critérios de seleção. 

Em segundo lugar, é importante escolher o teste de personalidade mais adequado para o cargo. Nem todos os testes são apropriados para um processo de seleção. É necessário buscar um instrumento confiável e válido que meça os traços de personalidade relevantes para o ambiente profissional, o tipo de cargo e o nível de responsabilidade requerido. Além disso, ele deve ser projetado com métodos e técnicas atuais em psicometria e cumprir com as normas de validade científica, que devem ser fornecidas pelo editor nos estudos de validação e manuais de avaliação. A escala de deseabilidade social também deve ser monitorada para evitar viés nos resultados. 

Optar por um teste de personalidade que tenha um quadro de referência de habilidades é benéfico, pois permite estabelecer critérios de acordo com as expectativas e requisitos específicos do cargo. 

Quando realizar um teste de personalidade? 

Recomenda-se realizar um teste de personalidade após uma primeira seleção baseada no currículo, experiência e referências. Este teste fornece informações adicionais que complementam os dados coletados. É importante lembrar que não existem personalidades “boas” ou “ruins”, mas atitudes e competências mais adequadas para o cargo em questão. 

No entanto, é importante ter em mente que um teste de personalidade não pode prever tudo e deve ser complementado com outros critérios, como os interesses do candidato, sua inteligência emocional, sua capacidade de raciocínio e habilidades específicas. Esses critérios podem fornecer uma maior clareza sobre o potencial e a probabilidade de sucesso do candidato em um contexto específico. 

Por fim, convidamos você a conhecer o catálogo de testes da Evalart, onde encontrará diferentes testes necessários e importantes para melhorar seus processos de seleção.