Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Quais perfis devo contratar para que uma startup tenha sucesso?

Share with:


No mercado atual, atrair e reter talentos é uma prioridade chave para todas as organizações, e o sucesso das novas políticas de recursos humanos depende em grande parte da cultura sólida da empresa e de uma proposta de valor atraente para os funcionários, como “employer branding“. Frequentemente, as startups enfrentam o desafio de contratar talentos com muito potencial devido à falta de recursos financeiros, um problema que se agravou no contexto pós-COVID, onde muitas empresas tiveram que se adaptar à incerteza e mudanças constantes.

Os problemas internos na equipe são a segunda causa de fracasso das startups depois da falta de financiamento.

O sucesso de uma startup está nas pessoas.

Frequentemente, o sucesso de uma startup tecnológica é atribuído ao desenvolvimento de um software inovador, no entanto, o sucesso reside em grande parte na equipe e nas pessoas que impulsionam o projeto dia após dia. A filosofia de uma startup baseia-se em cercar-se das pessoas certas para alcançar qualquer meta.

No desenvolvimento de uma organização, existem múltiplos fatores que influenciam, mas dois dos pilares fundamentais são as pessoas e a liderança, já que o seu progresso depende deles. Por esta razão, é importante conhecer os aspectos essenciais a ter em conta ao contratar novos perfis em uma startup, tanto na fase inicial como na de crescimento e internacionalização.

Dicas para contratar pessoas em uma STARTUP

  • É fundamental buscar pessoas que compartilhem a visão e missão da empresa e que estejam comprometidas com ela. É importante fazer com que os membros da equipe se sintam parte da ideia, para que possam entender a importância do seu papel na organização. Não se trata de contratar pessoas comprometidas para explorá-las, mas sim de encontrar perfis motivados e comprometidos que compartilhem a visão da empresa.
  • É importante observar o talento e não apenas o currículo das pessoas. As habilidades e competências são igualmente importantes que a formação na hora de empreender. Por isso, é importante não apenas observar o que aparece no CV, mas também o que fizeram e alcançaram em suas carreiras.
  • É essencial contar com uma equipe heterogênea em uma startup, já que são necessários perfis muito diferentes para abranger todas as áreas. Não se deve buscar que toda a equipe seja igual, mas é importante ter perfis técnicos e de negócios que se complementem entre si.
  • Busque profissionais para formar sua equipe. Embora amigos e familiares possam ser de grande ajuda na criação de uma empresa, é recomendável contratar profissionais externos ao seu círculo pessoal para formar a equipe de trabalho da startup.
  • Estabeleça uma estratégia clara e sólida antes de começar a contratar. Para evitar desmotivação nos novos membros da equipe, é fundamental ter definidos os objetivos e a direção para onde se quer levar a empresa.

A composição da equipe de uma startup deve ser heterogênea, com perfis diferentes que trabalham em colaboração para trazer equilíbrio. É importante conhecer os seis perfis básicos de trabalhadores para formar uma equipe ótima.

  1. Sonhador é uma peça fundamental em qualquer startup, pois pode ser uma fonte de motivação para criar a empresa do zero. Esse perfil traz uma perspectiva além do tangível e pode inspirar, emocionar e guiar a empresa para novos horizontes.
  2. O gerente ou diretor é aquele que transforma o sonho em realidade. Esse perfil deve ser pragmático, confiável e ter iniciativa para transformar ideias em ações concretas. Ele é responsável por definir os papéis, estabelecer metas e garantir que cada membro da equipe esteja cumprindo seu trabalho.
  3. O construtor é alguém que combina o pensamento arquitetônico com habilidades empresariais. Ele possui uma compreensão clara da visão da empresa e sabe como realizá-la. Esse tipo de pessoa é intuitiva, inteligente e criativa em sua abordagem.
  4. O trabalhador é aquele que se encarrega de fazer o que for necessário para que a empresa funcione. Esse perfil trabalha nos bastidores e ajuda outros membros da equipe.
  5. O poupador é aquele que questiona cada aquisição e considera todas as possíveis alternativas antes de se comprometer a gastar. Esse perfil é importante para o bootstrapping ou autofinanciamento da empresa.
  6. O animador é aquele que tem a habilidade de criar conexões entre os membros da equipe e pode levantar o ânimo quando necessário. Esse perfil pode rir de si mesmo e dos outros e dar uma reviravolta positiva nas coisas no momento certo. Um bom moral e um ambiente divertido podem ser fundamentais para ter uma equipe feliz.

Apesar de as startups geralmente utilizarem um investimento limitado em seus primeiros estágios, é fundamental contar com a consultoria de especialistas em recursos humanos para formar uma equipe de sucesso que ofereça uma verdadeira oportunidade à ideia do empreendedor. Esses profissionais ajudarão a identificar a melhor forma de atrair talentos, completar as necessidades de pessoal qualificado por meio de sua rede de contatos e selecionar perfis que, como candidatos em ambientes potencialmente cambiantes, se adaptem a uma nova forma de entender e potencializar habilidades. Para alcançar a construção da equipe a partir de uma perspectiva empresarial, é importante contar com profissionais que não só ajudem a construir o time dos sonhos do empreendedor, mas também gerenciem emocional e comunicativamente a nova equipe.

Ao seguir todas essas considerações ao recrutar, é garantido que os perfis contratados terão sucesso em seu trabalho, independentemente do departamento em que trabalhem, pois terão a motivação de se adaptar, aprender e melhorar seu ambiente e seu papel na empresa.