Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Quando os Desenvolvedores Ganham na América Latina?

Share with:


Todo recrutador de TI e gerente de desenvolvimento de software, é essencial acompanhar os salários pagos no mercado. Permite colocar em perspectiva as expectativas dos candidatos a cargos de programador, orçamentar o custo de contratação ou de um projeto, e estar disposto a fazer uma oferta adequada.

 

Segue uma breve análise dos salários pagos em vários países do continente, diferenciados por tipo de perfil, desde programadores júnior a programadores sênior. A terceirização é uma prática frequentemente observada em TI, onde as empresas tentam contratar pessoal em locais que têm custos mais baixos (começando pelas empresas americanas que normalmente têm centros de desenvolvimento na América Latina). Portanto, é fundamental se manter informado sobre as vantagens competitivas em outros países (seja para contratar programadores nesse país ou para se preparar em caso de possível competição de preços, dados os salários mais baixos dos programadores em outros lugares).

 

Os desenvolvedores de software da América Latina são conhecidos pelo seu trabalho altamente qualificado, de alta eficiência. Esta combinação, associada a um fuso horário não muito diferente e à capacidade de falar inglês, ajudou a América Latina a se tornar um dos principais centros de terceirização de desenvolvimento de software.

 

No entanto, os custos de contratação de desenvolvedores na América Latina, embora mais elevados em média do que em lugares como a Índia, ainda são menos da metade dos custos dos desenvolvedores nos Estados Unidos. Atualmente, os melhores salários para os programadores de software na América Latina estão no Panamá e no Chile.

 

No Panamá, um programador de nível júnior pode ganhar entre 1.000,00 e 1.800,00 dólares, dependendo se a empresa é internacional ou nacional. Enquanto os de nível pleno podem aspirar a um montante aproximado de 1.500,00 a 2.500,00 dólares; e os de nível sênior de 2.000,00 a 3.500,00 dólares.

 

Por outro lado, no Chile, os criadores de software júnior e pleno ganham uma média de aproximadamente 1.500,00 dólares por mês, enquanto que um criador de software sênior pode ganhar cerca de 2.590,00 dólares. Valparaíso, Viña del Mar, e Santiago são as cidades com os melhores salários, ao contrário das zonas sul e norte.

 

No Peru, o salário médio de um desenvolvedor de software júnior ou pleno é de aproximadamente 1.360,00 dólares por mês. Por outro lado, o salário médio de um desenvolvedor júnior no Uruguai é de cerca de 890,00 dólares. Enquanto no Brasil e na Colômbia, os desenvolvedores júnior e pleno ganham entre 870,00 e 1.245,00 dólares por mês.

 

Contudo, o salário dependerá da linguagem de programação dominada pelo programador, da região, da cidade, da empresa e da experiência.

 

Por último, o México e a Argentina têm salários um pouco mais baixos.

 

No México, um desenvolvedor júnior ganha entre 423,00 e 634,00 dólares por mês, um programador sênior ganha entre 730,00 e 2.115,00 dólares por mês, e um master pode ganhar até 3.170,00 dólares. Os salários também podem depender da cidade, sendo que Guadalajara tem as melhores ofertas, seguida de Monterrey e da Cidade do México.

 

Enquanto isso, na Argentina, o salário mensal de um desenvolvedor é de aproximadamente 715,00 dólares para a categoria júnior, 1.000,00 dólares para os plenos, e 1.380,00 dólares para os sênior. Buenos Aires e Mendoza são as cidades mais ativas.