Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Como se tornar um recrutador freelancer

Share with:


Ser um trabalhador autônomo é uma alternativa que cada vez mais profissionais dos Recursos Humanos estão tomando hoje em dia. No entanto, ser um recrutador, caça-talentos ou consultor de RH freelancer não é tão simples quanto parece.

Há de fato uma grande flexibilidade, liberdade e oportunidade de crescer e melhorar os seus ganhos de acordo com os seus esforços. Mas é necessário trabalhar com profissionalismo, adaptabilidade e acima de tudo, disciplina para alcançar o sucesso e aproveitar o máximo dessa liberdade que o trabalho nessa modalidade nos permite.

Esta é a razão pela qual nós compilamos uma série de dicas que todos os recrutadores freelancers iriam gostar de saber no início das suas carreiras.

Ganhe certa experiência

Se você nunca trabalhou com o recrutamento antes, levará um pouco mais de tempo para convencer os clientes, ainda que isso não seja impossível. Contudo, é aconselhável que antes de iniciar um projeto como recrutador freelancer, você tenha alguma experiência trabalhando para outra pessoa. Isso te fornecerá os conhecimentos necessários para localizar clientes e procurar candidatos, assim como o ajudará a construir a sua rede de contatos para quando você empreender o seu projeto como um freelancer.

Escolha um nicho

Como um recrutador autônomo, é melhor oferecer mais qualidade do que quantidade. Isso te permitirá fazer a diferença e abrir portas para o mundo do recrutamento. Além disso, você poderá decidir qual o nicho que pretende seguir. Muitos recrutadores freelancers bem sucedidos, se especializaram em campos e atividades específicas. Isso irá te ajudar a entender profundamente a indústria e te ajudar a oferecer um serviço com uma qualidade visivelmente superior.

Conheça o seu nicho de mercado

Se você já escolheu um nicho no qual você quer se dedicar, é necessário conhecê-lo. Conhecer o nicho irá lhe permitir avaliar mais eficientemente a adequação de cada candidato. Além disso, cada indústria tem os seus termos e vocabulário que você precisará compreender para se comunicar efetivamente com clientes e candidatos.

Se você investir em educar a si mesmo sobre seu nicho, você então será capaz de prevenir certas situações. Um dos casos mais frequentes é quando o recrutador seleciona o candidato com boas competências sociais em vez daquele que tem as competências técnicas e conhecimentos necessários, mas que é menos social. Hoje em dia, existem plataformas onde se consegue fazer muitos cursos de quase qualquer matéria por um baixo preço, como na Coursera ou no edX.

Encontre clientes e aplicantes

Como um recrutador autônomo, duas das suas tarefas mais importantes serão encontrar clientes e explorar por candidatos. Quando você começa a trabalhar como um recrutador freelancer, é pouco provável que você seja permitido contatar os clientes que você prestou serviço durante os seus trabalhos anteriores como empregado subordinado, devido às cláusulas.

Porém, existem outras formas de encontrar clientes. Uma maneira de fazer isso é achar empresas que estejam recrutando ativamente nos sites de emprego, como no Indeed. Depois, você deve entrar em contato para propor os seus serviços e perguntar se querem trabalhar contigo.

Quanto aos candidatos, se você já trabalhou para outros em agências de RH, então você deverá ter muita experiência na procura de candidatos. Aqui é onde você pode usar a sua extensa rede de contatos que você construiu ao longo dos anos para testar e encontrar candidatos. Também pode colocar a vaga nos sites e classificados de emprego.

Expanda a sua rede e base de clientes

Então você já tem os seus primeiros clientes e candidatos, parabéns! Agora é preciso estabelecer uma boa relação com eles. A chave para conseguir isso é manter uma comunicação fluida que gere confiança. Assim, você e os seus clientes ou candidatos se sentirão livres para expressar opiniões e pontos de vista entre um e outro; e talvez eles te recomendem para outros clientes e candidatos.

A maioria dos recrutadores, tanto freelancers quanto os tradicionais, utilizam o LinkedIn como meio para se tornarem conhecidos por potenciais clientes e candidatos. Otimize o seu perfil no LinkedIn e concentre-se na construção da sua rede de contatos. Esta rede irá te acompanhar mesmo quando você mudar de cargo ou iniciar a sua carreira como freelancer.

Invista em tecnologia

O investimento em tecnologia facilitará o seu trabalho e irá te ajudar a reduzir o tempo gasto. Adquirir um novo notebook, novo software ou inscrever-se em uma nova plataforma pode ajudá-lo a reduzir o tempo que gasta em tarefas específicas.

Hoje em dia, é possível até mesmo inscrever-se em plataformas que o ajudam a automatizar os seus processos de seleção; um exemplo deste tipo de plataforma é a Evalart, que também lhe permite criar os seus testes e manter uma base de dados de candidatos.

Trabalhe na sua imagem profissional

Como recrutador freelancer, você está encarregado de administrar o seu próprio negócio. Portanto, você não será apenas responsável em procurar por clientes e candidatos, mas também pelo marketing e gestão das suas redes sociais.

Além disso, como qualquer outro freelancer, independentemente da área em que se encontre, é recomendável:

Mantenha seus documentos em dia. Você precisa emitir votos ou registar uma empresa? Pesquise todos os deveres legais de um trabalhador autônomo. Ainda, é aconselhável criar uma conta bancária empresarial e contratar um contador para registrar legalmente as suas finanças. Embora você possa manter os registros por conta própria, com a ajuda de um contador você pode poupar muito tempo e dinheiro.

Mantenha-se atualizado. Considerando que o mercado de trabalho está em constante evolução, é recomendável manter-se atualizado com o software mais recente e cuidando das suas redes sociais, do seu perfil no LinkedIn e do website do seu projeto. Além disso, as competências tecnológicas e o marketing digital serão essenciais para ter sucesso nas atividades do dia-a-dia.

Faça do seu ambiente de trabalho um local apropriado. É necessário separar a área de trabalho das áreas habitualmente frequentadas da casa. Nesse sentido, é essencial estabelecer regras rigorosas. Por exemplo, não trabalhar aos fins de semana ou manter a porta do escritório fechada durante os momentos de lazer. 

Estabeleça um horário de trabalho. Da mesma forma que você separa espaços, você distribui o tempo. É fundamental ter um horário de trabalho como se estivesse no escritório. Caso contrário, você pode se encontrar trabalhando de manhã até tarde da noite. E isso pode causar fadiga desnecessária. Algumas vezes, como em qualquer trabalho, você pode precisar trabalhar algumas horas extras, mas é recomendável não transformar o trabalho extra em um hábito constante.

Tire um tempo para sair de casa regularmente. Um dos principais problemas que as pessoas enfrentam quando trabalham em casa é a tendência de se isolarem, às vezes sem perceberem. É por isso que é importante marcar reuniões em um ambiente externo e passar algum tempo em atividades de lazer que lhe permitam sair e socializar com outros.