Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

O Teste de Rorschach e seu Uso no Recrutamento

Share with:


O conhecimento das características da personalidade de um candidato para os recursos humanos de uma organização é possível através de uma técnica projetiva que permite escolher, com determinados critérios de sucesso, a pessoa adequada para um determinado cargo na empresa.

 

Entre as técnicas projetivas, destaca-se o teste de Rorschach. Este é um método projetivo de diagnóstico psicológico concebido por Hermann Rorschach em 1921.

 

A técnica conseguiu ser difundida no ambiente psicanalítico e entre psicólogos e terapeutas da época.

 

Este teste utiliza um conjunto de 10 cartões com 10 manchas de tinta bilateralmente simétricas. Alguns deles são cinza ou pretos, e outros possuem cor. O teste requer pessoal qualificado para ser aplicado e avaliado corretamente.

 

Pede-se que o candidato descreva as suas percepções ou perspectivas sobre as imagens ambíguas que lhe são apresentadas. O objetivo é a interpretação da estrutura de pensamento e personalidade do entrevistado.

 

O objetivo é avaliar elementos como o estilo cognitivo, emoções, criatividade e controle de impulsos, entre outros padrões.

 

O teste foi originalmente concebido para ser utilizado no contexto clínico para localizar padrões de transtorno do pensamento na esquizofrenia, embora tenha evoluído para outras áreas. Como é o caso do campo judicial para perícia, bem como na seleção de pessoas para organizações.

 

Critérios de Avaliação

 

Os critérios de avaliação mais importantes no teste de Rorschach para a seleção de pessoas são:

 

Latência: tempo para dar a primeira resposta

Forma: percepção dos elementos em geral ou em detalhes.

Localização: visualizar em detalhe a mancha, na sua extensão, ou o espaço em branco.

Posição: posicionamento do cartão, em qual ângulo.

Movimento: o que se vê está parado ou se move? É animado por uma força?

Cor: referências à cor, diferenciação de texturas, profundidade, etc.

Categorias: o que vê corresponde a figuras humanas? São paisagens, animais, objetos sexuais, ou plantas?

 

O Teste de Rorschach é Controverso?

 

Embora seja verdade que o teste de Rorschach é conhecido há muito tempo, um importante setor da comunidade científica duvida da sua validade e precisão. Isto não é novo, desde a década de cinquenta, muitos psiquiatras e psicólogos afirmam que a interpretação da técnica projetiva é totalmente subjetiva.

 

Consequentemente, os seus resultados são considerados pouco confiáveis, tanto na área da psiquiatria como no processo de recrutamento e seleção de pessoas.

 

Em 1997, um tribunal norte-americano anulou uma decisão que tinha utilizado o teste de Rorschach como prova para negar Rendimento de Segurança Suplementar (SSI) a um candidato que sofria de depressão.

 

De acordo com a técnica, o candidato estava suficientemente bem e não tinha direito a qualquer requerimento para o SSI.

 

Contudo, o juiz decidiu que os resultados não cumpriam os requisitos mínimos de padronização, confiabilidade, ou validade dos testes de diagnóstico clínico e interpretação.

 

Da mesma forma, a falta de validade e dúvidas sobre as normas em que se baseia a interpretação dos dados do psicograma, tem sido motivo de controvérsia.

 

A sua brevidade e imprecisão são salientadas, uma vez que fora utilizada a heterogeneidade cultural das amostras para estabelecer os primeiros padrões para o teste.

 

Por outro lado, os seus mecanismos de validação são considerados insuficientes. A capacidade de identificar padrões de expressão para a resposta de Rorschach em todas as suas facetas e orientações está ausente na literatura, ou pelo menos precisa ser atualizada.

 

Qual é o Grau de Confiabilidade do Teste de Rorschach?

 

Alguns especialistas apontam que o teste de Rorschach carece de confiabilidade. Isto significa que os mesmos resultados podem ser obtidos, independentemente de quem é testado.

 

Confiabilidade refere-se ao grau de consistência dos resultados de um determinado teste. Ou seja, um teste confiável terá os mesmos resultados repetidamente.

 

Uma vez que neste teste a pontuação e a avaliação dependerão de quem o interpreta, consequentemente, dois examinadores podem chegar a conclusões muito diferentes quando observam as respostas de um mesmo candidato.

 

Muitos especialistasw concordam que o problema com os testes projetivos é que eles não possuem esses dois aspectos fundamentais: validade e confiabilidade. Ambos parâmetros são críticos em qualquer avaliação psicológica.

 

Por conseguinte, um número significativo de especialistas prefere a confiabilidade dos testes psicométricos online. Tais como os Big Five ou 16 PF, que te permite conhecer melhor os candidatos certos.

 

Os testes psicométricos são ferramentas fundamentais e habituais na Gestão do Desenvolvimento dos Recursos Humanos das organizações modernas.

 

Estes testes psicométricos começaram em 1870 e se limitavam ao ambiente educacional. O seu antecessor foi Alfred Binet, da Universidade da Sorbonne, a pedido do Ministério da Educação francês e o seu objetivo era identificar crianças estudantes com inteligência acima da média.

 

Hoje em dia, estes testes psicométricos são utilizados rotineiramente no processo de seleção de pessoas das empresas.

 

A razão fundamental para a sua utilização é que são ferramentas que permitem às organizações abordar de forma real e confiável as características necessárias dos potenciais colaboradores. Consequentemente, podem ter uma imagem mais geral do candidato e isso pode ser realizado de forma online.

 

Testes Psicométricos

 

Os testes psicométricos fazem parte do processo de seleção de pessoas nas organizações modernas. Estes testes são concebidos por psicólogos organizacionais para fornecer às empresas um método confiável de recrutamento.

 

Entre estes testes, destacam-se:

 

O Teste dos Cinco Grandes

 

Considerado o único teste psicométrico e modelo de personalidade que atende ao consenso científico em psicologia da personalidade. É isso que o diferencia dos testes psicométricos, bem como de outros.

 

16PF Teste

 

Outro importante teste psicométrico é o Questionário 16PF (fatores de personalidade), que mede a personalidade em dois níveis hierárquicos. Inclui traços primários e secundários e é o produto de análises fatoriais profundas e extensas de uma ampla variedade de elementos de comportamento.

 

Estes testes psicométricos podem ser feitos online.