Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Os testes de inteligência

Share with:


Os Testes de Inteligência têm mais de cem anos de história e são um dos tipos de testes psicométricos mais amplamente utilizados. Os primeiros foram utilizados na França com o objetivo de identificar estudantes que possam necessitar de mais apoio durante os seus estudos. Desde então, os testes de inteligência, conhecidos como testes de QI (Quociente de Inteligência), têm sido amplamente utilizados.

Se você é recrutador ou líder de uma área e procura testes de inteligência para avaliar os candidatos nos seus processos de seleção, a plataforma de avaliação da Evalart é uma excelente alternativa: Plataforma de Avaliação Evalart.

Como o nome sugere, os testes de Quociente de Inteligência destinam-se a medir o grau de inteligência de uma pessoa, sendo muito comum que estes testes resultem em um número conhecido como QI. Mas o que significa exatamente este número? Este número não é exatamente uma pontuação, mas sim uma escala baseada numa distribuição normal com média 100 e desvio padrão de 15. A explicação estatística disso é provavelmente um assunto para outro artigo, mas o importante de compreender é que, por exemplo, uma pessoa com um QI de 130 não é 30% mais inteligente do que uma pessoa com um QI de 100. Uma pessoa com QI de 130 está dois desvios padrão acima da média, ou seja, mais inteligente que aproximadamente 96% da população (enquanto uma pessoa com QI de 100 é mais inteligente que 50% da população).

Mas o que um teste de inteligência mede exatamente? Embora a resposta pareça óbvia, na realidade não é uma pergunta tão simples. A razão para isto é porque inteligência é um termo abstrato e bastante amplo, de fato, não há consenso sobre o que é precisamente a inteligência. O principal foco dos testes de inteligência é geralmente o raciocínio lógico, ou seja, ser capaz de resolver problemas, reconhecer padrões, etc. Mas e um músico que consegue compor peças extraordinárias, uma pessoa que se lembra da ordem de 52 cartas ou um mestre de xadrez? Também são todos eles gênios?

Há muitos tipos de inteligência e, portanto, muitos aspectos que um teste deve medir para ser verdadeiramente abrangente, algumas mais fáceis de medir do que outras. Uma vez que os testes de inteligência são frequentemente utilizados para avaliar pessoas que se candidatam a empregos ou estudos, os testes tendem a concentrar-se nas capacidades lógico-matemáticas e, em alguns casos, na habilidade verbal. É por isso que um grande músico poderia ir mal num típico teste de inteligência, mas ainda assim ser um gênio musical (de fato, a inteligência musical é amplamente reconhecida como um aspecto importante ou reconhecível da inteligência).

Há inúmeros estudos que confirmam o elevado poder de previsão dos testes de inteligência para o desempenho em determinadas áreas. Uma pessoa com um QI elevado têm mais probabilidades de ter um bom desempenho num trabalho de engenharia, por exemplo, ou de obter boas notas na universidade. Apesar disto, os testes de inteligência não devem ser o único critério para tomar uma decisão.

Por último, os testes de inteligência também têm alguns lados obscuros na sua história. Em certos tempos, tentou-se utilizar esses testes para provar que certas raças ou grupos eram naturalmente inferiores, ou intelectualmente superiores a outras. Mais sobre isto em um próximo artigo.