Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Como contratar desenvolvedores para uma startup

Share with:


Muitos empreendimentos têm alguma relação com a tecnologia, ou porque seu propósito é oferecer um produto tecnológico ou porque requerem tecnologia para funcionar eficientemente.

Isso significa que provavelmente uma das primeiras pessoas a serem contratadas é da área do TI. O problema é que, como vimos em postagens anteriores, esses perfis são um dos mais demandados. Encontrar um bom programador é um problema difícil o suficiente para uma grande empresa, mas parece uma missão impossível para uma startup.

Os empreendedores não apenas oferecerão salários e benefícios provavelmente menores do que grandes companhias, mas sua tolerância com péssimas contratações é muito baixa. Uma organização grande pode cometer erros e contratar um desenvolvedor ruim e ainda assim, isso custaria caríssimo (dezenas de milhares de dólares de acordo com estudos), existem ainda outras pessoas no time para compensar.

Uma Startup irá provavelmente contratar não apenas um ou dois programadores, então se você contratar o desenvolvedor errado, seu time inteiro do Desenvolvimento estará comprometido (especialmente se o “time” de desenvolvimento é composto de apenas uma pessoa, que não é competente).

Então o que uma Startup pode fazer para contratar bons desenvolvedores? Se nós estamos falando sobre uma Startup de tecnologia. Idealmente um dos sócios fundadores deve ser uma pessoa com conhecimentos do TI, eu sinceramente recomendo que você procure por um sócio confiável, um amigo ou ex-colega da universidade ou do trabalho que você saiba que é bom.

Para o cenário mais comum, onde os sócios lidam com o desenvolvimento de software, mas não possuem tempo para fazer ele todo, repito de novo que a melhor opção é trabalhar com pessoas que você conhece e sabe que são bons, ou através de projetos antigos ou por referências próximas e confiáveis.

Agora, como todos sabemos, o mundo não é perfeito, então se você esgotou as suas referências, você não as têm ou elas são muito caras e você precisa contratar alguém, aqui estão minhas recomendações:

  • Normalmente, para uma Startup, é mais fácil conseguir o tempo do que o dinheiro, então tome tempo para olhar bem e para encontrar alguém ótimo com um salário razoável. A primeira contratação é vital, ao ponto que o sucesso ou falha desse empreendimento pode depender na escolha da pessoa certa. Não se desespere e contrate aquele que aparece primeiro, avalie dezenas (Senão centenas) de candidatos e escolha o melhor.
  • Eu não posso ajudar, mas posso recomendar nesse cenário que você use uma ferramenta como o Evalart para avaliar programadores. Dessa maneira, você será capaz de avaliar muitos candidatos e validar suas capacidades objetivamente.
  • Para uma Startup com orçamento baixo (em 99% delas) vale a pena procurar calmamente por um desenvolvedor Júnior, mas que seja um muito bom. Eu tenho visto programadores saindo da universidade fazendo coisas incríveis, mas apenas 1 de 50 são assim, então de novo, eu insisto na importância de tomar um tempo e avaliar bem.
  • Algumas vezes, empreendedores sentem que eles não têm nada para oferecer, pequenos escritórios (caso haja um), zero benefícios, salários baixos ou medianos, etc. Mas na verdade, uma Startup oferece coisas que nenhuma grande companhia poderia oferecer. Mais detalhes abaixo.

Uma Startup pode oferecer aos seus desenvolvedores diversas coisas que a tornam mais atrativa e que uma grande empresa não pode:

  • Grandes responsabilidades para alguém de perfil Junior. Um desenvolvedor Junior em uma grande organização irá ver uma pequena parte de um grande sistema. Um programador Junior em uma Startup irá desenvolver todo o produto ou uma grande parte dele. Para muitos, isso é muito atrativo.
  • Similar ao ponto acima, é muito provável que em uma Startup você será capaz de ver coisas mais interessantes, possuir mais liberdade de ação e para propor ideias. Você será capaz de pesquisar várias tecnologias e aprender muito.
  • Não importa o quão bom um programador é, ele levará muitos anos para escalar em uma grande companhia. Contudo, em uma Startup é o sonho que, se as coisas forem bem (e esses desenvolvedores terão muita participação nisso) talvez em um curto período de tempo eles podem liderar equipes e estar no topo de uma pirâmide crescendo rapidamente. O empreendedor tem que acreditar no seu sonho e converter essa visão, ambição e desejo para todos que o acompanham na aventura. 

Um último pequeno conselho que dou antes de terminarmos. Uma Startup pode crescer aceleradamente (embora seja mais provável de morrer ao longo dos anos iniciais) e assim, os primeiros programadores são candidatos para levar aos cargos de liderança no futuro, em um futuro próximo, caso as coisas continuem indo bem. Dê uma olhada nisso, um bom desenvolvedor de programação não é necessariamente um bom líder Desenvolvedor. Mantenha isso em mente mesmo nas primeiras contratações e analise quem poderia assumir os papeis de liderança. Treinando e oferecendo oportunidades para evoluir essas competências, delegar um pouco, para ter alguém para terceirizar responsabilidades quando necessário (e se ninguém tiver, não exija pelo impossível, nesse momento, procure por alguém de fora).