Yeniree Bocaney Pruebas de Selección de Personal, Reclutamiento General, Técnicas de Selección de Personal
O teste de figura humana para seleção de pessoas também é chamado de teste de Machover. Como o próprio nome indica, o teste é baseado no desenho de uma figura humana. Este teste visa identificar traços de personalidade significativos do sujeito.
O teste é simples para os candidatos fazerem. Embora sua avaliação exija pessoal treinado e qualificado.
As aplicações de testes ocorrem geralmente na área de seleção de pessoas, bem como na área pedagógica, e para avaliação da personalidade do sujeito.
O teste como aplicação projetiva consiste em desenhar uma figura humana como expressão de necessidades ou conflitos específicos. Aspectos artísticos do desenho não são levados em consideração para a avaliação, mas sim o tema do desenho, sua posição e sua dimensão. O custo do teste é baixo e é de fácil aplicação.
Peculiaridades do teste da figura humana
Entre os benefícios atribuídos a esse teste está o fato de ser considerado por alguns psicólogos como um teste eficaz que gera informações relevantes sobre a personalidade do indivíduo.
Alguns autores concordam que deve ser combinado com outros testes quando usado para seleção de pessoas. Da mesma forma, o pessoal de avaliação deve ser devidamente treinado.
Aplicação do teste
O teste de Machover costuma ser útil para quem não tem muita formação acadêmica ou tem dificuldade de se expressar oralmente. O assunto é apresentado com um pedaço de papel, acompanhado de lápis e borracha. E eles têm que desenhar uma figura humana.
O facilitador do teste deve registrar, passo a passo, o tempo gasto para desenhar cada parte do desenho. Da mesma forma, é importante registrar as partes que o sujeito desenhou primeiro. No final do primeiro desenho, será solicitado que desenhem uma pessoa do sexo oposto.
Interpretação do teste de figura humana
A experiência clínica é baseada no fato de que, quando uma figura humana é desenhada, ela se associa a certos conflitos, impulsos e ansiedades do sujeito. De alguma forma, a figura passa a representar o próprio sujeito.
Figura Humana
De acordo com o gênero sorteado, expressa que os comportamentos de seu gênero são estereotipados e identificados. Pode ser um indicador de ambivalência na identificação sexual.
A figura desenhada de lado pode mostrar fuga do ambiente ou problemas com o ambiente.
Quando é frontal, denota desejo de atender às demandas do ambiente, o que pode ser indicativo de abertura e estabilidade social.
Dimensão da figura
Quando a figura é grande, pode indicar exaltação do ego e propensão à fantasia. Também denota autocontrole.
Se a figura for pequena, denota supervalorização do ambiente, possível ocultação, não passar despercebido pelo ambiente e reação submissa.
Se for médio, indica equilíbrio emocional.
Posição
Se estiver localizado na parte superior da página, denota insegurança e tendência a se retirar. Abaixo, pode indicar pessimismo, insegurança, propensão à depressão e baixa atividade física.
À direita, indicaria problemas com autoridade, negativismo e resistência à mudança.
Se estiver à esquerda, indica inibição, insegurança e introversão.
Se estiver no canto superior esquerdo, indica uma tendência a se afastar do ambiente, a necessidade de suporte e a emotividade.
Se estiver no canto superior direito, indica a capacidade de enfrentar o ambiente.
Além disso, em outros cargos, pode denotar uma tendência que o avaliador pode medir.
Tema da imagem
Se o que é desenhado é um personagem ridículo, pode ser indicativo de sentimentos de inferioridade física.
Os detalhes do corpo e o arranjo das roupas podem ser interpretados de acordo com o significado que o sujeito lhes dá.
O rosto do desenho
O rosto é a parte mais expressiva do desenho. Frequentemente é a primeira coisa a ser desenhada. Representa o aspecto social do desenho.
A ênfase exagerada nas características faciais indica fantasias combatidas por agressão e dominação.
Expressão facial
A expressão do rosto é uma característica do desenho no qual é avaliada com bastante confiança. As linhas mais marcadas estão na prega naso-labial e na testa.
As pessoas subconscientemente dão à figura uma expressão de surpresa, admiração, agressão, etc.
Formato da boca
Se a boca parece muito estressada, pode mostrar que a pessoa é verbalmente agressiva e tende a se irritar facilmente.
Muitas formas de desenhar uma figura humana são avaliáveis por especialistas.
Precisão do Teste
De acordo com alguns especialistas, está comprovado que quando uma pessoa é desenhada, pode representar uma expressão profunda da personalidade de quem a desenha. Quando alguém tenta desenhar uma pessoa, tem que resolver certas diferenças, dificuldades e problemas para chegar a um modelo que os satisfaça.
Um teste de figura humana é uma forma de psicodiagnóstico usada há mais de 60 anos. No entanto, seus métodos são de uso variado e pouco codificados. Com o tempo, o surgimento de algumas publicações transformou certas especulações em regras frequentemente aceitas.
Alguns autores consideram as conclusões do teste bastante subjetivas. Por outro lado, o teste ocupa o quinto lugar entre os métodos usados, por exemplo, por cerca de 43% de todos os psicólogos da República Tcheca. Quanto aos métodos de diagnóstico de personalidade, o teste ocupa o segundo lugar.
Para um teste que visa o psicodiagnóstico de um sujeito, desde a instrução para desenhar uma figura humana; para alguns especialistas, pode produzir resultados sem validade rigorosa e de confiabilidade duvidosa.
Quando falamos de validade, nos referimos à capacidade de um instrumento de medir o que deveria. Se falamos sobre o desenho de uma pessoa, é difícil verificar se um gesto da boca, o tamanho dos olhos ou o que é desenhado primeiro é um indicador preciso de aspectos da personalidade, como agressividade ou outras características pessoais.
Assim, conclui-se que, embora o teste seja de fato usado há bastante tempo, não há consenso sobre sua validade e precisão.