Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Sistemas de Rastreamento de Candidatos (ATS)

Share with:


Os Sistemas de Rastreamento de Candidatos (ATS) são aplicativos que analisam currículos. É uma ferramenta de TI fundamental para a área de Recursos Humanos, por ser mais eficiente, economizando tempo e dinheiro em empresas que frequentemente selecionam pessoal.

 

98% das empresas da Fortune 500 selecionam currículos através de um sistema de rastreamento de candidatos antes de um recrutador; portanto, o recrutador fará o processo seletivo com base na seleção realizada (através de algoritmos) pelo software. Vale ressaltar que cada vez mais, as pequenas e médias empresas estão a utilizando o ATS. Uma pesquisa da Kelly OCG estima que 66% das grandes empresas e 35% das pequenas organizações dependem de software de recrutamento.

 

Grandes empresas, ou aquelas que contratam para vários empregos, recebem centenas (e milhares) de currículos para qualquer vaga de emprego. Porque é cada vez mais fácil se candidatar a vagas de empregos online, além de muitos candidatos não serem qualificados para as vagas a que se candidatam e apenas fazem para “ver se têm sorte” ou para “serem considerados para outra vaga”. O ATS pode analisar todos esses currículos, separá-los e apresentar os dados deles em um formato padronizado que é possível revisar rapidamente.

 

Se você está se candidatando a uma vaga de emprego em uma grande empresa, provavelmente estará lidando com um ATS; se a sua candidatura for realizada através do preenchimento de um formulário online, estará definitivamente passando por um ATS. Sites de emprego como o Indeed e o LinkedIn têm seu próprio ATS incorporado.

 

Agora, como é que os sistemas ATS funcionam? Como mencionado, estes sistemas de software recolhem e armazenam currículos numa base de dados para que os recrutadores possam acessá-los. Por sua vez, os recrutadores podem pesquisar e classificar os currículos de várias maneiras, dependendo do software utilizado.

 

Algumas empresas preferem ver cada currículo de quem se candidata a uma vaga específica. Nesse caso, os recrutadores dão uma rápida olhada nos principais aspectos de cada CV, por exemplo, qual é o seu emprego atual, as empresas onde trabalhou, entre outros dados que podem ser considerados interessantes. Em 6 segundos, podem determinar se querem obter mais informações sobre o candidato.

 

Uma forma comum de os recrutadores filtrarem currículos em um ATS é pesquisando palavras-chave exclusivas. Esta pesquisa pode conter várias palavras-chave ou apenas uma. Um exemplo seria: Uma empresa multinacional de produtos de limpeza está à procura de um vendedor ambulante para cobrir um raio de 200 quilómetros. Duzentas pessoas se candidataram a esta oferta de emprego; assim, a empresa tem 200 currículos. O recrutador irá procurar a palavra-chave “vendedor ambulante” onde provavelmente reduzirá esse número para 50 currículos (ou menos). Se os candidatos não colocarem essa frase exata, serão excluídos desta seleção. Portanto, os candidatos que conseguem prever as palavras-chave corretas terão mais chances de serem incluídos nos resultados da pesquisa do recrutador. A melhor maneira de descobrir quais as habilidades e palavras-chave devem ser utilizadas, é analisando a descrição da função. Os ATSs mais recentes utilizam técnicas de inteligência artificial que melhoram a precisão ao filtrar ou classificar currículos.

 

O ATS também ajuda a gerenciar o processo de seleção de candidatos, permitindo identificar onde cada candidato se encontra no processo. Por exemplo, se um candidato foi agendado para uma entrevista ou descartado pois desistiu do processo.

 

Um dos motivos contrários à utilização do ATS é que os processos de seleção de emprego não devem depender de um procedimento que se assemelhe a uma otimização SEO visando apenas o CV do candidato. A inflexibilidade do ATS é também frequentemente criticada porque um sinônimo ou mudança na estrutura da palavra-chave pode causar a exclusão do CV.

 

Existem inúmeros sistemas de rastreamento de candidatos hoje em dia, cada um com suas particularidades, pontos fortes e fracos.

 

Algumas dicas para que um CV seja selecionado por um ATS são:

 

O CV deve ter um layout simples com títulos diretos, utilizando um formato consistente de histórico de trabalho com as suas respectivas datas.

Conforme mencionado acima, analisar a vaga de emprego, ou seja, o que a empresa está a solicitando para aquela vaga. Desta forma, inclua palavras-chave como (no caso do nosso exemplo) vendedor ambulante. Isto significa que cada CV deve ser baseado na vaga (mesmo que seja semelhante a outras vagas).

Evite tabelas e gráficos.

Utilizar um formato .docx ou .pdf.

Por último, mas não menos importante, algumas pessoas enganam os algoritmos do ATS preenchendo o seu CV com palavras-chave. Como fazem isso? Escrevendo as palavras-chave no seu CV na cor branca ou na mesma cor do fundo da página, assim as palavras-chave são invisíveis ao olho humano. Este truque pode aumentar o posicionamento do seu CV, mas é claro que não será capaz de enganar os recrutadores. Os recrutadores avaliam as competências e referências de cada candidato, além de serem profissionais muito competentes na detecção de mentiras.