Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Novas Tendências para Recrutamento e Seleção em 2019

Share with:


O novo ano traz novas tendências com relação a recrutamento e seleção para 2019. Os cargos de trabalho mudam, assim como as formas de recrutamento; e não ter consciência disso implica em não poder aproveitar 100% das ferramentas que temos à nossa disposição, e é possível acontecer que por conta disso fiquemos de fora do mercado.

 

Hoje em dia, a seleção de candidatos se concentra nos talentos, naqueles candidatos que já não são apenas recursos humanos, mas sim pessoas com competências. Sabendo disso trouxemos as novas tendências no recrutamento e seleção para 2019:

 

Dispositivos móveis

 

O Google e outros servidores de pesquisa estão indexando suas páginas para torna-las cada vez mais responsivas a dispositivos móveis. Pois eles se tornaram “o computador” dos usuários, onde cada vez mais pessoas passam mais e mais horas em frente da tela e realizando diversas ações.

 

Hoje em dia, a procura de emprego através de dispositivos móveis está crescendo exponencialmente. É por isso que muitas empresas oferecem aplicativos ou formulários simples para facilitar a candidatura. É necessário descartar formulários longos ou complexos, uma vez que o candidato pode ser levado a abandonar rapidamente a página ou a candidatura. Se estiver à procura de talento, lembre-se de que você não é o único nessa busca.

 

A marca do empregador

 

Um estudo do LinkedIn mostrou que 75% dos candidatos estudam a reputação da empresa ou marca para a qual se candidatam. Uma empresa com má reputação não é atraente para os talentos que possam estar buscando um emprego com melhores condições do que aquele que têm atualmente ou de um emprego que lhes ofereça maiores possibilidades de evolução.

 

Adeus ao papel

 

Nos últimos anos, é possível perceber uma tendência aumentando referente ao desaparecimento do currículo em papel. Em 2019, esta tendência continuará crescendo rapidamente até ao seu desaparecimento. Muitas empresas aderem hoje em dia às políticas de cuidados com o meio ambiente e na realidade, a impressão de CVs, portifólios e documentação não auxilia no bem-estar das florestas. Além disso, os papéis se perdem, são facilmente danificados, e quando os candidatos querem atualizar o seu CV em papel, têm que leva-lo a empresa novamente.

 

Por outro lado, se a tendência atual é a digital, aceitar CVs em papel não acompanha a tendência virtual. Hoje em dia, mesmo os arquivos tendem a ser virtualizados.

 

Software de recrutamento

 

O software está a se tornando cada vez mais avançado e essencial para otimizar os processos de recrutamento. Muitas vezes, a pressão do tempo torna o software crucial para racionalizar, simplificar e automatizar o processo de recrutamento. Em 2019, os bots facilitarão os processos de seleção em massa na primeira fase. O software de seleção e avaliação se tornarão mais indispensáveis, pois dará uma vantagem significativa às empresas que o utilizarem nos seus processos de recrutamento para encontrar os melhores candidatos.

 

A Evalart, por exemplo, facilita a aquisição de múltiplos testes numa única plataforma onde o recrutador envia os testes aos candidatos por e-mail; também pode visualizar os resultados online assim que os candidatos responderem. Já não é necessário marcar uma reunião entre o recrutador/candidato e ter as provas e o espaço físico para administrar. Os testes específicos do perfil podem melhorar significativamente o processo de seleção e identificar de forma objetiva e eficaz os melhores candidatos. Saiba mais sobre a Envalar e como podemos ajudá-lo no seu processo de seleção, clicando nesse link.

 

A experiência do candidato

 

Aqui não tratamos da experiência de trabalho do candidato, mas da sua experiência em processos seletivos. Cada vez mais, os recrutadores precisam estar atentos, organizados e cordiais com o talento que procuram. Hoje estava lendo para um profissional de TI que foi chamado para uma vaga de emprego, e o recrutador errou o seu nome 4 vezes. O candidato rejeitou a proposta porque o entrevistador não estava prestando atenção. Isso fez com que o candidato perdesse o seu interesse pela vaga.

 

As boas experiências dos candidatos (mesmo que não sejam selecionados) criam normalmente um senso de compromisso com o recrutador ou empregador; eles irão auxiliá-los ou fazer recomendação de outro candidato.

 

Parte do processo de seleção é informar se a pessoa não foi contratada; mesmo quando o tempo é curto, um e-mail informando que o candidato ou candidatos não foram selecionados pode fazer a diferença num processo seletivo.

 

Flexibilidade de trabalho

 

Muito se fala, mas pouco se faz nesse caminho. Para 2019, a flexibilidade do trabalho será primordial, tanto ou mais do que o salário. Os milennials de hoje anseiam pelo seu tempo e preferem otimizá-lo. Estão longe de trabalhar 9 ou 8 horas de acordo com o habitual, das 8h às 16/17h. Preferem jornadas de trabalho mais curtas, com metas, trabalho home-office com um mínimo de 1 ou 2 dias de folga por semana, e a possibilidade de se afastarem do trabalho para realizar alguma atividade para depois retornarem ao trabalho. Em 2019, os talentos terão a sua própria gestão de tempo pessoal.

 

As empresas que não levarem essa mudança a sério ficarão em desvantagem, uma vez que os seus talentos voarão para melhores condições de trabalho e deixarão a empresa com recursos humanos escassos. Muitas empresas, principalmente as mais conservadoras, terão que escolher entre ficar sem pessoas experientes e/ou talentosas ou fazer uma mudança cultural.