Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Testes de programação online para recrutamento de TI

Share with:


Os processos de recrutamento para avaliação e seleção de desenvolvedores tendem a ser mais longos e complexos do que outros. Um dos desafios na avaliação de candidatos para esses cargos é garantir a competência técnica do participante. Avaliações técnicas escritas são frequentemente usadas, bem como entrevistas técnicas. As entrevistas técnicas também são bastante úteis mas, como exigem recursos valiosos para serem alocados, não podem ser aplicadas a todos os candidatos. Testes escritos são então usados ​​para pré-selecionar os candidatos, mas estes tendem a apresentar vários problemas também.

Testes escritos para avaliar desenvolvedores geralmente são questionários focados em conhecimento técnico. O problema com esses questionários é que eles não são muito eficazes para medir as habilidades de programação. Muitas vezes, as questões incluídas nestes testes exigem saber comandos ou expressões da linguagem de cor. Isso pode provar a exposição ou experiência do candidato na linguagem de programação específica testada, mas não a habilidade com ela. Na verdade, pode acontecer que um desenvolvedor trabalhe com uma linguagem há anos e seja muito competente com ela, mas não consiga se lembrar de certos comandos. Isso acontece porque o candidato não utiliza todos os comandos no seu dia a dia. É um pouco como querer saber se alguém é um bom escritor pedindo definições aleatórias de um dicionário.

É aqui que uma ferramenta de teste de programação online pode fazer uma grande diferença. Existem plataformas online que permitem que candidatos a desenvolvedores escrevam códigos e, a mesma plataforma, os avalia automaticamente. Por exemplo, uma questão pode ser “Escreva um algoritmo que classifique um arranjo do mais alto para o mais baixo”. A plataforma avalia o código escrito pelo desenvolvedor em vários cenários e atribui uma pontuação. Como tudo é automático e online, é possível avaliar dezenas de candidatos com pouco esforço. Com esse tipo de teste, é possível reduzir a lista de candidatos em até 80% para que os recrutadores possam focar em 20% com melhor desempenho.

O grupo pré-filtrado pode então passar por um processo de seleção mais tradicional para que a empresa tome a decisão final. Embora o uso de plataformas online para aplicação de testes práticos de programação ainda não seja difundido na América Latina, eles são amplamente utilizados nos Estados Unidos, Índia e Europa devido à sua grande eficácia.

O Evalart é uma dessas plataformas de testes de programação online e, também, tem suporte em espanhol (um dos poucos no mercado de língua espanhola) e em inglês. É possível experimentá-lo gratuitamente por um mês, com até 10 avaliações. A plataforma também inclui outros testes úteis durante o processo seletivo (inglês, personalidade, liderança, Scrum, entre outros). Se você quiser experimentar o Evalart gratuitamente por um mês, pode fazê-lo agora seguindo este link: Experimente o Evalart gratuitamente por um mês.