Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

O recrutador de TI

Share with:


Um recrutador é uma pessoa que seleciona pessoas para uma vaga específica, como um vendedor, balconista, operador, entre outros. Um recrutador de TI é um selecionador que escolhe o pessoal de Tecnologia da Informação para vagas que demandam características técnicas, como desenvolvedores, designers gráficos, QA, entre outros.

Enquanto um Recrutador de TI é um selecionador de pessoas, essa pessoa deve possuir características particulares. A grande maioria dos recrutadores de TI possui graduação ou pós-graduação relacionada às áreas de Psicologia, Sociologia, Ciência Política, Negócios, entre outras. Além disso, eles devem ter conhecimento de tecnologia. Embora não seja necessário que sejam profissionais da área de TI, precisam ter amplo conhecimento de tecnologia. Os recrutadores de TI geralmente fazem cursos e treinamentos relacionados às novas tecnologias. É sabido que a tecnologia está em constante evolução e mudança, o mercado de TI acompanha esse ritmo e o Recrutador de TI deve estar atento a essas evoluções, tecnologias e perfis solicitados.

Outras habilidades que um Recrutador de TI deve ter são qualidades sociais e interpessoais, como a capacidade de se comunicar de forma eficaz, construção de relacionamentos e grandes habilidades organizacionais. Um Recrutador de TI está ciente de que os candidatos podem ingressar em empresas com costumes culturais diferentes e deve garantir que essa adaptação seja possível. Por exemplo, muitas pessoas da Índia vêm trabalhar para empresas nos Estados Unidos, tendo costumes e hábitos diferentes, então, tanto a empresa quanto o candidato devem se adaptar um ao outro.

Outra habilidade seria a proatividade. O mercado de TI é extremamente competitivo, então desenvolvedores com experiência avançada terão várias propostas de trabalho por semana. Parte das habilidades do recrutador será caçar candidatos e retê-los durante todo o processo de seleção e até mesmo mantê-los na empresa. O headhunting é um processo fundamental na busca de pessoas de TI, mas não deve ser a única ferramenta utilizada nem deve ser utilizada de forma agressiva, como costumam fazer alguns recrutadores. Por exemplo, eles se comunicam com o candidato sem saber onde ele mora ou ler seu perfil de trabalho, por meio de um copiar e colar que enviaram para outros 20 profissionais de TI. Quando o candidato diz não, ele não cumprimenta nem se despede. A cortesia e a gentileza são habilidades fundamentais em qualquer profissão.

Ferramentas usadas por Recrutadores de TI

Tecnologia e ferramentas digitais não podem faltar no Recrutamento de TI. Aqui estão algumas das ferramentas que um Recrutador de TI deve usar.

Talvez um dos mais conhecidos sites de redes sociais seja o LinkedIn. Possui uma base de dados de 100 milhões de perfis/currículo. Em 2017, atingiu 72% das entrevistas e 65% das contratações nos Estados Unidos. Essa rede social permite que os recrutadores encontrem os perfis que procuram simplesmente digitando as palavras-chave corretas. Além disso, permite desenvolver uma rede e interagir com seus membros. O LinkedIn oferece uma conta gratuita com limitações e uma conta premium especial para recrutadores, que custa na média 110 USD por mês e oferece vários benefícios não incluídos na conta gratuita.

Como de costume, o Google tem uma ferramenta para tudo, e a seleção de pessoas não poderia ficar para trás. Embora o Google Empregos seja uma ferramenta recente, ele foi projetado para competir diretamente com o Indeed, o popular buscador de empregos. Ele oferece quatro recursos: informações salariais, filtros de localização, a opção de salvar empregos e selecionar os candidatos à procura de emprego que o candidato pretende utilizar para se candidatar a um emprego.

O Behance é outra rede social, mas, neste caso, é para criativos como web designers. Ele Oferece a possibilidade de visualizar o portfólio dos usuários. Isso permite que o Recrutador de TI consulte os trabalhos que um candidato fez antes.

De acordo com a Aberdeen, 57% das empresas usam avaliações pré-recrutativas para testar os conhecimentos, habilidades e outras qualificações de seus candidatos, por isso os fornecedores desse espaço são muito procurados. É o caso da Evalart. A Evalart oferece a possibilidade de avaliar diversos conhecimentos (incluindo TI), traços de personalidade e habilidades. O recrutador tem a possibilidade de avaliar os candidatos através de uma plataforma, enviando a eles os testes pelo email. Então, os resultados do teste ou testes aparecerão na conta do recrutador. Um detalhe muito interessante oferecido pela Evalart é que, além dos testes pré-desenhados e oferecidos pela plataforma, os recrutadores têm a possibilidade de criar seus próprios testes, com suas próprias perguntas, respostas e pontuações.

O SRC ou Sistema de Rastreamento de Candidatos é outra ferramenta com a qual o Recrutador de TI deve trabalhar, já que 90% das grandes empresas e 68% das PMEs os utilizam. Esta categoria é o maior software de recrutamento e em 2018 experimentou uma grande migração entre os vários SRC.