Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

O que é o Mapa de Jornada do Funcionário?

Share with:


Atualmente, o Employee Journey Map é um dos métodos mais utilizados pelo setor de recursos humanos e contribui para a retenção do talento humano. A sua implementação na empresa pode aumentar a satisfação dos funcionários e fornecer uma imagem mais objetiva do que está acontecendo.

Sob a gestão do talento, os mapas de experiência dos funcionários fornecem uma visão geral dos recursos humanos de uma empresa. Podemos saber e identificar em detalhes qual é o percurso dos colaboradores, quais são os seus pontos de contato, quais são os seus benefícios, fortalezas, fraquezas e pontos fracos que precisamos gerenciar.

Este método ou técnica se baseia no customer journey, que se concentra na experiência do cliente e a transporta para a experiência do talento humano. Dessa forma, o funcionário é tratado como se fosse um cliente que precisa ser satisfeito, mas também se espera que ele atinja determinadas metas pré-determinadas.

Portanto, estamos diante de um caminho que leva em conta dois objetivos que nem sempre devem estar isolados: os objetivos da empresa e os objetivos do trabalhador. O objetivo de um mapa de viagem do funcionário é tornar esses caminhos o mais semelhantes possível a maior parte do tempo.

Para aprender sobre a experiência dos funcionários, você deve ouvir os funcionários em cada etapa de sua jornada profissional. Para fazer isso, primeiro você deve planejar essa jornada, um exercício simples, útil e eficaz que pode revelar oportunidades de melhoria e otimização.

Em seguida, detalhamos mais o que é o Employee Journey Map e algumas recomendações para aplicar essa estratégia dentro da sua empresa.

O que é o Employee Journey Map?

Podemos definir um mapa de viagem do funcionário como uma ferramenta para analisar as viagens passadas e atuais dos funcionários dentro da empresa, assim como o seu futuro e oportunidades de crescimento. A jornada profissional de uma empresa é uma estrutura para entender a soma de todas as experiências que um funcionário obteve durante o seu tempo em uma empresa, e os recursos humanos o utilizam para entender e melhorar a experiência do funcionário.

Este “mapa” permite que as empresas, e em particular os gerentes de recursos humanos, priorizem recursos, esclareçam papéis e identifiquem momentos críticos de verdade, obtendo uma compreensão clara dos passos individuais e dos estados emocionais de cada funcionário na organização.

Em uma ficha de funcionário completa, você deve encontrar os seguintes elementos que levam em consideração a experiência dos seus funcionários:

  • Objetivos dos trabalhadores
  • Expectativas de desenvolvimento profissional
  • Vontade de seguir em frente
  • Prioridades salariais
  • Relações com outros colegas
  • Relações com o supervisor
  • Existe algum conflito?
  • Disposição em propor novas ideias ou projetos

Além disso, o Employee Journey Map deve considerar como esses aspectos levantados vão afetar positivamente e negativamente o comportamento dos seus funcionários e a satisfação deles.

Quais são as etapas do Employee Journey Map?

As etapas pelas quais um funcionário passa são resumidas nas seguintes:

Recrutamento.

Nessa etapa estão relacionados todos os caminhos e passos anteriores à contratação de um funcionário e incluem considerações como o tempo de contratação, o valor monetário da mesma, a qualidade no processo de contratação, entre outros.

Em Evalart, temos diferentes testes utilizados para melhorar os processos de recrutamento, presentes no catálogo de testes.

Incorporação.

A fase de incorporação inclui todas as atividades projetadas para manter os funcionários atualizados em sua capacitação e atualizados em seu novo trabalho. As novas incorporações precisam desse tempo para serem produtivos, e quando o processo de incorporação é gerenciado de maneira eficaz, gera entusiasmo inicial e cria uma conexão mais significativa e duradoura com a empresa.

Desenvolvimento.

À medida que um funcionário avança em seu cargo, é importante quantificar sua produtividade, capacidade de trabalho em equipe e vontade de seguir em frente. Durante a fase de desenvolvimento, é necessário oferecer oportunidades para ampliar suas habilidades, uma distinção cada vez mais importante para muitos funcionários que desejam construir uma “carreira de portfólio” que consiste em muitas experiências diferentes.

Retenção.

Nessa etapa, o funcionário já está completamente integrado na organização. Portanto, o desafio é garantir que eles operam, crescem e contribuem para o sucesso da empresa. Para garantir que estejam inspirados e conectados com a visão central da empresa, também é importante utilizar ferramentas de retenção de talentos.

Saída do funcionário.

Os funcionários podem deixar uma empresa por vários motivos: aposentadoria, mudança de trabalho ou mudança de vida. Todos os funcionários deixam sua empresa em algum momento, e saber por quê é uma oportunidade para melhorar e desenvolver a experiência dos funcionários atuais e futuros. Aqueles que partem podem ser mais honestos sobre por que estão saindo, pois podem sentir que não têm nada a perder sendo honestos. Portanto, essa etapa é uma das mais importantes para obter um feedback preciso na empresa e melhorar aspectos importantes para os funcionários.

Por que preciso de um Employee Journey Map?

Ao implementar tais estratégias de análise de funcionários em uma empresa, o objetivo é aumentar sua satisfação no trabalho, o que pode se traduzir em maior produtividade.

De acordo com os dados, os funcionários felizes são até 40% mais produtivos e 80% mais criativos e inovadores. Por isso, criar um bom mapa de viagem do funcionário permitirá que você entenda detalhadamente seus funcionários, compreenda todas as etapas pelas quais passam na empresa e no ambiente de trabalho, e assim poderá identificar oportunidades para melhorar sua experiência na organização. Alguns dos benefícios de implementar fichas de funcionários na sua empresa incluem:

  • Os trabalhadores se sentem ouvidos.
  • Maior participação.
  • Aumento da produtividade.
  • Ambiente de trabalho melhorado.
  • Permite ajustar as medidas.
  • Melhora a cultura de cooperação.
  • Redução da rotatividade.
  • Desenvolvimento de embaixadores para sua marca.

Por fim, é importante lembrar que um mapa de viagem do funcionário é uma ferramenta prática que pode ser usada pela RH para compreender e melhorar a experiência dos membros da equipe. É relevante levar em conta sempre que um trabalho confortável e feliz é um melhor resultado tanto para o indivíduo quanto para a empresa.