Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Que técnicas de avaliação do desempenho laboral existem?

Share with:


A avaliação do desempenho laboral tem sido um tema de discussão nos últimos tempos devido a várias razões, sendo a atualidade uma das mais relevantes devido à competição, quantidade de informação e velocidade dos processos. Além disso, o trabalho remoto tem aumentado sua importância, já que muitas empresas o implementaram de forma híbrida, opcional ou até mesmo permanente. O objetivo da avaliação de desempenho continua sendo medir a contribuição de conhecimento e talento para um desempenho bem-sucedido. Como responsável pelos recursos humanos, é importante levar em conta que um funcionário produtivo pode levar a empresa ao sucesso, enquanto um funcionário de baixo desempenho pode ser prejudicial. Por isso, é necessário avaliar o desempenho dos funcionários para garantir que eles atendam às expectativas. Embora possa causar desconforto, a avaliação de desempenho é essencial.

O que é a avaliação do desempenho laboral?

A avaliação de desempenho é um método utilizado para avaliar habilidades e realizações profissionais. É usado para comparar o desempenho esperado com o desempenho real. Se manuseado de forma objetiva e profissional, pode proporcionar muitos benefícios, como a identificação de áreas de melhoria em uma organização ou no desempenho individual de um funcionário, bem como a tomada de decisões para recompensar a produtividade e o alcance de objetivos profissionais. O processo de avaliação de desempenho é versátil, mas sua eficácia depende de como é projetado para atender às necessidades da empresa.

A importância de utilizar o método de avaliação de desempenho ideal.

A implementação de uma avaliação de desempenho em uma empresa é uma grande mudança, e como área de Recursos Humanos, é importante guiar a organização na seleção do modelo de avaliação mais adequado. Nem todos os tipos de avaliação são adequados para todas as empresas, por isso é importante considerar cuidadosamente essa mudança, mesmo se já estiver avaliando o pessoal. É importante lembrar que todas as ações de Recursos Humanos devem estar alinhadas à estratégia da empresa e os objetivos estratégicos são alcançados através das pessoas, portanto, o modelo de avaliação escolhido deve levar em conta a missão e visão da organização.

A seguir, apresentamos algumas das razões pelas quais você deve implementar uma avaliação de desempenho para seus colaboradores.

  • A análise do desempenho de cada funcionário é fundamental para ter uma compreensão precisa de seu papel e contribuição na empresa. Isso permite determinar se um funcionário está habilitado para assumir maiores responsabilidades, como no caso de uma promoção, podendo escolher o melhor candidato baseado em suas realizações e habilidades profissionais. Aqui joga um papel muito importante a capacitação e o desenvolvimento do talento humano.
  • A avaliação do desempenho dos funcionários é uma ferramenta valiosa para detectar as necessidades de treinamento e capacitação. Se alguns funcionários estão tendo dificuldades para cumprir suas tarefas ou alcançar metas estabelecidas, pode ser devido a uma falta de capacitação adequada. Ao identificar e abordar esses problemas de capacitação, pode-se melhorar as habilidades e desempenho dos funcionários, o que por sua vez melhora as possibilidades de sucesso da empresa.
  • A avaliação de desempenho é uma ferramenta essencial para estabelecer objetivos e metas para a empresa. Ao analisar o desempenho dos funcionários, é possível identificar áreas de oportunidade e trabalhar para melhorá-las, seja através da motivação ou da capacitação. Isso permite estabelecer novos objetivos para a empresa e melhorar o desempenho geral.
  • A avaliação de desempenho oferece aos funcionários a oportunidade de ter uma ideia clara de seu desempenho, tanto positivo quanto negativo. Isso permite que eles conheçam suas forças e fraquezas e trabalhem para melhorar nas áreas em que estão lutando. Isso permite que eles se preparem para superar-se todos os dias e desempenhar melhor em seu trabalho.
  • A avaliação de desempenho é uma ferramenta valiosa para garantir que os prêmios e incentivos sejam distribuídos de forma justa entre os funcionários. Ao fazer um acompanhamento detalhado do desempenho de cada funcionário, é possível determinar precisamente quem é o melhor candidato para uma recompensa ou promoção, o que ajuda a manter a moral e a motivação dos funcionários. Sendo um processo imparcial, ajuda a evitar favoritismos e a manter um ambiente de trabalho adequado e justo.

Técnicas de avaliação de desempenho.

Escolha forçada.

A avaliação por frases descritivas é um método em que o funcionário é avaliado através da seleção de frases pré-estabelecidas. O avaliado é obrigado a escolher uma frase e relacioná-la com a pessoa em questão. Frequentemente, são incluídas frases positivas e negativas, ou são elaborados blocos de frases positivas.

Quando são usadas apenas frases positivas, o avaliador deve atribuir uma classificação numérica, como um número de 1 a 5, para cada frase, o que adiciona mais precisão ao processo.

Método da escala gráfica.

O método mais comum e conhecido de avaliação de desempenho é o de fatores graduados. Embora pareça ser o método mais simples, sua aplicação requer precaução para evitar subjetividade e preconceito por parte do avaliador.

O método de avaliação de desempenho com fatores graduados consiste em avaliar o desempenho dos funcionários através de critérios previamente estabelecidos e classificados. Utiliza-se uma tabela de entrada dupla, na qual as linhas horizontais representam os critérios de avaliação do desempenho e as colunas (sentido vertical) representam os níveis de variação desses critérios.

A principal vantagem deste método é que ele quantifica os resultados e facilita as comparações globais, mas também tem como desvantagem que pode reduzir a complexidade do desempenho de um funcionário a um número simples, que só tem significado quando relacionado com os valores máximo e mínimo que podem ser obtidos nas avaliações.

Entrevista individual.

A entrevista individual é um método de avaliação no qual o resultado provém da informação fornecida pelo próprio funcionário, que é quem realiza as tarefas correspondentes ao seu cargo. O sucesso deste método reside em saber dirigir a conversa de maneira a obter os dados ou impressões necessários.

É um método que pode ajudar a obter detalhes sobre a rotina do trabalho de um funcionário que de outra forma poderiam passar despercebidos.

Avaliação de desempenho 360 graus.

A avaliação de desempenho 360 graus não é recomendada para organizações que ainda não implementaram avaliação de desempenho anteriormente, pois sua aplicação requer um alto grau de maturidade e cultura organizacional. É um método caro que exige uma plataforma sólida de avaliação e a participação de toda a organização na planejamento e execução do processo, envolvendo colegas de trabalho, clientes externos, superiores, subordinados, clientes internos e o próprio funcionário avaliado. Além disso, essa avaliação pode ser difícil de implementar em organizações muito pequenas.

É importante lembrar que essa avaliação é mais complexa e requer um alto nível profissional para interpretar os resultados. Mesmo assim, implementar metodologias de avaliação de desempenho pode ajudar os funcionários a crescer e prosperar na organização e é recomendável fazê-lo com a ajuda de uma tecnologia confiável e preparada para essa importante tarefa de recursos humanos.