Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Dicas para recrutamentos remotos no processo de seleção

Share with:


Em tempos como esse, o Covid-19 ou coronavírus, exigiu que recrutadores se reinventassem e fizessem seus estilos de recrutamento mais flexíveis, pois assim eles poderiam dar continuidade a esses processos de seleção sem arriscar a saúde dos aplicantes. Portanto, muitas dessas companhias começaram a implementar o método de recrutamento remoto.

Se a sua empresa acaba de adotar um horário de trabalho flexível e você está agora querendo criar alguns cargos remotos, é importante manter em mente que entrevistar e contratar remotamente é muito diferente de fazer isso na forma “tradicional” e assim, você não poderá usar as mesmas técnicas. Mas não se preocupe, nós listamos alguns pontos para garantir um recrutamento remoto de sucesso.

  1. Escreva o anúncio do trabalho detalhadamente.

Escrever o anúncio do trabalho detalhado é uma regra básica ao contratar, mas é especialmente importante quando se trata de recrutamento remoto. Aqui estão alguns dos fatores para se manter em mente ao escrever uma descrição de trabalho precisa(e atrativa).

  • A cultura da sua organização. Candidatos potenciais devem saber o que esperar em termos de como a comunicação e colaboração funcionam na sua empresa.
  • A razão que o levou a escolher essa modalidade. É sempre útil para candidatos remotos potenciais, o porquê da posição que eles estão aplicando ser remota.
  • Políticas de trabalho. Uma ótima forma de atrair novos talentos para sua companhia é incluir uma política de trabalho flexível na descrição do emprego.
  • Requisitos logísticos necessários. A posição pode exigir do trabalhador que viva ou trabalhe em um certo fuso horário, ou até mesmo, que esteja disponível para viajar para a sede da empresa, por exemplo.  
  1. Tome vantagem da tecnologia.

Graças a aplicativos de videoconferência como Skype e Zoom, o recrutamento remoto está mais fácil do que nunca. Esse tipo de entrevista, que envolve tecnologia, não apenas lhe dará uma noção do caráter geral da pessoa, mas também o quanto de tecnologia elas sabem.

Contudo, nem todo entrevistado pode se sentir confortável falando em frente a uma câmera, sem mencionar as conexões ou softwares instáveis. Sendo assim, para ter uma entrevista calma e leve, é aconselhável levar em conta alguns pontos fundamentais ao chamar potenciais funcionários para uma videoconferência:

  • Use ferramentas de videoconferência que possuem boas notas, tais como Zoom, Skype ou Join.me.
  • Ao escrever o convite para a entrevista, tenha certeza em especificar todos os detalhes necessários para o candidato participar dessa entrevista.
  • Ofereça ao seu candidato, dicas durante a entrevista, para aliviar preocupações em relação àquelas ferramentas não familiares da videoconferência.
  • Teste todo seu equipamento antes de começar a chamada e tenha certeza de que você tem um plano B; caso a internet inesperadamente corte.
  • Antes de começar a entrevista, deixe o candidato muito bem confortável. Uma introdução e papo amigável menor do que 1 minuto, pode ser ideal para fazer ele ou ela sentirem-se mais relaxados.
  1. Avalie soft skills como se fossem hard skills.

(Avalie competências comportamentais como se fossem competências técnicas)

Além dos requisitos pedidos para o cargo, o trabalhador remoto deve possuir um conjunto de habilidades necessárias para desempenhar eficientemente dentro do emprego. Independente da posição para o qual você está aplicando, é recomendável que o candidato que deseja trabalhar remotamente possua as seguintes características:

  • Adequação;
  • Autodisciplina;
  • Capacidade de resolver problemas;
  • Capacidades comunicativas e colaborativas;
  • Conhecimento básico ou médio de tecnologia;
  • Capacidade de administração do tempo e organização.

Existem muitas formas de avaliar essas características, os Testes Psicométricos da Evalart, por exemplo, são grandes ferramentas para avaliar essas competências. Você pode olhar no catálogo do seguinte link https://cdn.evalart.com/pb/questionnaires/.

  1. Inclua testemunhos de funcionários atuais.

Na postagem do trabalho, coloque testamentos honestos de trabalhadores sobre como se sentem trabalhando na sua companhia, porque eles decidiram se juntar a ela e o que os inspiram a continuar onde estão. Ler essas histórias, irá inspirar essas pessoas que estão considerando fazer parte da empresa e dê a eles o puxão que precisam para decidir aplicar.

  1. Considere atribuir uma tarefa teste.

Você pode considerar atribuir um trabalho teste ou período de teste, preferencialmente pago, para os melhores candidatos para avaliar a performance deles, no cargo.

É aconselhável cronometrar o tempo de diferentes avaliados sob pressão e quanto tempo eles usam para finalizar uma tarefa. É também uma boa ideia introduzir essa estratégia ao fim do processo, já que nesse ponto, você já terá uma pequena quantidade de candidatos.

Também não esqueça de…

  • Usar a rede social da sua organização. No recrutamento remoto, é apenas importante escrever uma descrição de trabalho precisa, mas também comunicar isso através do meio certo. Não use apenas plataformas de emprego para anunciar a vaga; tome vantagem da rede social de sua empresa para postar diferentes ofertas de trabalho também. Investir no bom gerenciamento de suas redes sociais, pode ajudar a aumentar o alcance das suas campanhas de recrutamento.
  • Mantenha seus candidatos informados. É natural que candidatos sintam que estão sendo deixados na escuridão quando você não se comunica com eles após a entrevista e eles podem, frente a incerteza, perder interesse e assumir que não serão contratados. E isso pode te custar alguns bons candidatos. Mantenha eles a par do status de sua aplicação e do processo em geral, tanto para lhes dar informações sobre outra etapa de entrevistas ou para simplesmente contar que ainda não há nenhuma nova informação.

Conclusão.

Recrutar a pessoa remota ideal, não é uma tarefa fácil, é um campo completamente diferente do tradicional. Embora não seja impossível, com essas dicas básicas, com certeza ficará muito mais fácil.