Este teste psicométrico é frequentemente utilizado em processos de seleção de pessoal. Ele se destina aos recrutamentos em que a vaga a ser preenchida requer um bom desempenho em cargos de liderança e tomada de decisões.
O Teste de Moss é transcendental para atrair bons líderes que promovam o bom funcionamento das empresas.
A liderança é definida como a capacidade de influenciar outros para alcançar um objetivo comum. O exercício da liderança gera uma ascendência voluntária nas equipes. Os objetivos são formulados e planejados; sua realização é de benefício comum e satisfaz as necessidades da equipe e da organização.
O teste é creditado a Rudolf e Berenice Moss em 1979; ambos os especialistas são da Universidade de Stanford. O teste surge para tentar satisfazer a exigência progressiva e a necessidade de recrutar pessoal adequado para a supervisão e gestão.
Este teste foi adaptado para a América Latina em 1989.
Importância dos testes de liderança
Os testes de liderança visam apoiar o pessoal do processo de recrutamento e seleção, identificando as suas habilidades para liderar, planejar, dirigir e interagir com os seus subordinados.
Em geral, estes testes são projetados para medir diferentes fatores definidos. Foram adicionadoss fatores modernos como a inteligência emocional, autoconfiança e visão do futuro.
Um erro comum que alguns gerentes de recrutamento e seleção cometem é a contratação baseada em competências que não são relevantes para o trabalho.
Uma empresa que seleciona um líder para os seus desenvolvedores de software fica tentada a restringir a sua procura a candidatos com uma vasta experiência de programação utilizando uma linguagem de computador específica, por exemplo.
Na realidade, você deve procurar sinais de que o candidato será um bom líder da equipe existente, em vez de procurar o candidato que supera o resto da equipe em termos de experiência em codificação.
As chamadas competências transversais, tais como comunicação, definição de objetivos, e a capacidade de delegar de forma eficaz, são vitais para o sucesso de um gerente e podem muitas vezes ser muito mais importantes do que as habilidades específicas do trabalho.
É geralmente aceito que o sucesso ou o fracasso de uma organização depende de um amplo cenário de liderança. Ao aplicar o teste de Moss, o pessoal de recursos humanos encarregado do processo de seleção de pessoal será capaz de identificar quais os candidatos mais competentes para preencher as vagas de supervisão e gestão de conflitos.
Aplicação do teste de Moss
O teste contém 30 perguntas ou situações a serem respondidas ou resolvidas entre 15 e 20 minutos. Cada pergunta tem quatro respostas possíveis, e o candidato deve selecionar uma. O teste é viável para ser realizado individualmente de forma coletiva.
As medidas do teste de Moss
O teste de Moss mede o comportamento do sujeito em circunstâncias que exigem controle e supervisão dos subordinados. Este teste mede e avalia:
– A capacidade do sujeito para exercer funções de supervisão (interação com outros, que sabe liderar através da sua influência e poder, competências para definir e alcançar metas e objetivos, capacidade de controlar e dirigir a equipe de trabalho).
– Tomada de decisões e relações humanas (capacidade de tomar decisões sobre a atribuição de atividades e tarefas, metodologia para alcançar objetivos, resolução de problemas de equipe em termos de fatores de qualidade).
– Gestão de problemas interpessoais (compromisso de estabelecer relações interpessoais adequadas, comunicação eficaz e escuta ativa).
– Facilidade de estabelecer relações interpessoais (atratividade para auxiliar com os problemas dos supervisionados, capacidade de aconselhamento).
– Bom senso e conexão nas relações interpessoais (gerar confiança nos subordinados para identificar problemas, harmonia, e compatibilidade emocional e psicológica).
Avaliação dos resultados
Os resultados do teste ajudarão a determinar qual o candidato possui as melhores habilidades de liderança, tomada de decisões, e a capacidade de estabelecer boas relações interpessoais.
A precisão do teste de Moss
Para muitos especialistas, este teste é considerado um dos melhores para selecionar pessoal de supervisão e gerência, uma vez que permite prever comportamentos e realizações futuras.
No entanto, alguns especialistas recomendam que as organizações reforcem o teste com outros psicométricos para garantir a seleção adequada.
Importância de contratar bons líderes
O sucesso organizacional requer a seleção de líderes eficientes e produtivos. Contratar os líderes certos é uma das decisões mais importantes que uma empresa pode tomar.
Os bons líderes atraem outros talentos, geralmente os melhores. Eles melhoram a produtividade dos seus subordinados, ajudam a melhorar o desempenho empresarial e contribuem para uma cultura organizacional orientada para o sucesso estável e duradouro.
Há uma diferença significativa entre uma equipe talentosa e altamente qualificada e uma equipe que sabe como vencer. Os bons líderes percebem o que é preciso para se ter sucesso.
A diferença entre o sucesso e o fracasso é uma boa liderança. Bons líderes procuram e encontram maneiras de serem bem sucedidos, evoluem as suas abordagens, e têm resiliência necessária para superar as adversidades. Além disso, eles são uma fonte inesgotável de inspiração para os seus subordinados.
O melhor ajuste para a equipe de liderança da sua empresa pode já estar empregado por outra organização. Daí a importância de fazer da sua empresa uma organização de prestígio para atrair os melhores talentos.
Para concluir, podemos dizer que a seleção de bons líderes é vital para as organizações empresariais. O teste de Moss ajuda a gestão do desenvolvimento do recurso humano no processo de recrutamento e seleção, especialmente para determinar quais os candidatos mais adequados para uma posição de supervisão ou gerência de acordo com as suas aptidões e competências de liderança.
Da mesma forma, o teste de Moss tem a qualidade de combinar harmoniosamente a capacidade de um líder para organizar e atribuir atividades e tarefas com as de um gerente para manter um relacionamento adequado entre os seus subordinados.
Finalmente, o teste de Moss é válido e preciso para muitos especialistas, que o consideram um dos melhores testes para a seleção de pessoal de supervisão e gerência; além disso, permite prever comportamentos e realizações futuras.