Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Valores corporativos: a chave para um bom liderado.

Share with:


Quando os funcionários de uma empresa compartilham uma crença comum, é mais provável que trabalhem bem em equipe. O liderança baseada em valores busca incutir essas crenças afins para aumentar a coesão entre os funcionários, o que é fundamental para melhorar a produtividade, gerar maior comprometimento e fomentar uma maior disposição para trabalhar em equipe. O fato de saber que os líderes estão guiando a empresa com base em valores compartilhados pode motivar os funcionários e aumentar as chances de que cada objetivo seja alcançado com sucesso. Além disso, isso melhora o desempenho e faz as pessoas se sentirem mais confortáveis em seus empregos. Os líderes podem ser influentes, mas também devem aprender a desenvolver sua capacidade de influência. As qualidades de um líder empresarial não vêm automaticamente com o cargo, por isso é essencial aprender e desenvolvê-las.

Por conseguinte, nos processos de recrutamento são comuns usar testes de liderança para identificar a capacidade que os candidatos têm de fomentar o desenvolvimento e a coesão dentro da organização.

Liderança baseada em valores coerentes e estruturados impulsiona a alinhamento, reduz o estresse e a tensão no trabalho, e garante a transparência e a confiança entre os colaboradores. Embora haja grande diversidade de empresas e estilos de liderança, os líderes mais bem-sucedidos na área empresarial compartilham algumas crenças e qualidades que energizam os funcionários, os motivam, inspiram confiança e criam conexões genuínas entre todos os membros da organização. A seguir, apresentam-se as 5 melhores habilidades de gerenciamento empresarial:

Habilidades de influência.

Líderes empresariais eficazes não apenas dizem às pessoas o que fazer de acordo com seu título ou cargo. Embora alguns líderes possam acreditar nessa linha de pensamento, os líderes modernos influenciam a cultura corporativa unindo os funcionários em torno de uma missão comum. A chave do sucesso é comunicar a “função da meta” da organização, o que a empresa pretende alcançar, como o sucesso é medido e como a vitória é definida. Líderes empresariais bem-sucedidos lideram com relações de respeito e cuidado mútuo, usando a influência em vez da intimidação. As habilidades de influência espalham um senso de responsabilidade cooperativa entre os membros do time. Além disso, a capacidade de influenciar outros para se comprometerem com a visão da empresa cria uma motivação positiva para os colaboradores.

Estratégia.

Todas as organizações têm estratégias diferentes para alcançar certos objetivos, no entanto, um verdadeiro líder concentra seus esforços na realização dessas metas através de programas e recursos que se alinham a padrões corporativos como a visão e os valores da empresa. Esses líderes buscam constantemente obter estratégias para diferentes problemas e realidades que possam surgir, dessa forma podem ser resolvidos de maneira mais eficiente qualquer novidade e o time se sentirá motivado e alinhado a uma estratégia que busca também o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos de seus trabalhadores, inspirando o comprometimento e a realização de padrões importantes para uma organização.

Habilidades de comunicação.

Quando um funcionário admira e reconhece o trabalho de um bom líder, está aceitando que existe uma comunicação aberta e fluida. Mesmo em situações adversas, as pessoas valorizam líderes que se comunicam de forma clara e honesta, sentindo-se à vontade dentro de sua equipe de trabalho.

Líderes eficazes inspiram confiança equilibrando a liderança com a humildade, é importante aceitar a responsabilidade e expressar respeito pelos colaboradores, o que gera neles uma perspectiva de lealdade e contribui para o sucesso geral da empresa. A assertividade é um aspecto fundamental neste processo.

Visão inspiradora.

Fazer parte de ser um líder inclui ter uma visão inspiradora e comunicá-la aos outros. A gestão empresarial habilidosamente é capaz de identificar novas oportunidades, nuances, tendências opostas e contradições. Esses líderes adotam diferentes perspectivas e tendências mudando para que possam ajustar seu pensamento e estratégias conforme necessário. No entanto, eles também se concentram no futuro com um senso de entusiasmo e abraçando a inovação, e não se limitam a tomar decisões baseadas em cálculos.

Associação e construção de relacionamentos.

Uma característica principal dos grandes líderes é a capacidade e facilidade para desenvolver associações e construir relacionamentos. Nenhuma empresa se desenvolve com o trabalho de uma única pessoa, é necessário fomentar um clima de trabalho adequado e gerar relacionamentos dentro da comunidade para alcançar objetivos e metas de maneira mais eficiente e eficaz. Além disso, os líderes empresariais frequentemente se associam com líderes de outras empresas para colaborar em diferentes tecnologias, o que resulta em produtos ou inovações únicos e bem-sucedidos. As associações e relacionamentos entre líderes empresariais e funcionários em todas as unidades são a base de carreiras bem-sucedidas e excelentes resultados comerciais. Os líderes reconhecem a importância de programas que ensinam como superar barreiras anteriores de comunicação e colaboração para que as empresas e seus indivíduos possam alcançar objetivos comuns. Dado a situação atual, isso é especialmente importante já que a gestão do trabalho remoto se torna crítica.

Como liderar com valores?

Primeiro, é necessário conhecer seus próprios valores. Pode parecer óbvio, mas é importante parar e refletir sobre os princípios e valores que regem a sua personalidade e se eles se alinham com a cultura organizacional de uma empresa e se realmente se adaptam às suas expectativas.

Uma vez identificados esses valores pessoais, é importante conhecer os valores da organização, identificando se eles estão enraizados na cultura e no clima de trabalho da empresa. Dessa forma, é possível promover uma cultura baseada em valores, ajudando todos os membros da organização a se conectarem. Esses valores devem ser promovidos o tempo todo, desde o processo de seleção de pessoal até treinamentos e eventos, para que todos os colaboradores se sintam conectados e motivados por valores corporativos uníssonos.

Por último, mas não menos importante, é a retroalimentação eficaz, que se baseia no núcleo da organização, identificando o que realmente é valorizado dentro dela, sua missão, princípios e valores, permitindo analisar tanto as forças quanto as fraquezas necessárias para potencializar o dia a dia da empresa.

É importante destacar que compartilhar a liderança não é uma tarefa fácil, é preciso ter muita humildade e aceitação mútua, sabendo que a outra parte também é capaz de fazer coisas e sabe mais do que o próprio líder. As empresas mais rentáveis, competitivas e produtivas são aquelas que sabem definir seu core business e conseguem fazer com que todos os seus funcionários entendam e aceitem isso. Para alcançar isso, é essencial ter uma missão clara da empresa.

Liderança é um assunto interessante e provavelmente continuará sendo por bastante tempo. Os modelos que usamos agora definitivamente podem nos ajudar a entender partes dos traços de personalidade que são característicos de um líder. Se você precisar de uma avaliação para avaliar candidatos com habilidades de liderança, pode usar o Teste de Liderança de Evalart, que avalia os fatores mencionados neste artigo.