Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Benefícios do Uso do Teste DISC

Share with:


O teste DISC é uma ferramenta que fornece à equipe de recursos humanos um relatório sobre a personalidade de um candidato e o seu possível comportamento em diferentes situações. Durante o processo, os candidatos precisam responder uma série de perguntas que geram um relatório detalhado sobre a sua personalidade e comportamento. O DISC é talvez uma das ferramentas mais comuns entre os profissionais de RH, pois tem sido utilizado por muitas empresas para avaliar os seus candidatos desde os anos 70.

 

Os benefícios de um sistema capaz de avaliar o candidato de forma objetiva são inúmeros. Caso você esteja avaliando um candidato para um cargo na sua empresa ou alguém que já faz parte dela, a DISC pode te proporcionar uma variedade de benefícios. Aqui estão algumas das vantagens de utilizar o teste DISC:

 

Otimiza a seleção de pessoas

 

As pessoas geralmente tem melhor desempenho em funções que correspondem aos seus perfis de personalidade, e o perfil de personalidade da DISC é uma ferramenta complementar que permite ao recrutador avaliar quão adequado é o candidato. Ao compreender os seus traços de personalidade, é mais fácil destacar candidatos que se adaptam aos requisitos do trabalho e que podem se integrar facilmente no ambiente profissional.

 

Um teste psicotécnico nunca deve ser utilizado como único critério de avaliação, mas é um excelente complemento. Particularmente o teste DISC (e esta é uma opinião pessoal) é mais simples de aplicar e interpretar e entrega algumas dimensões que são mais fáceis de relacionar com o ambiente de trabalho.

 

É uma ferramenta eficaz para complementar a avaliação do desempenho de um funcionário

 

Muitas pessoas pensam que o trabalho da DISC termina com o recrutamento, e estão erradas, uma vez que a DISC também desempenha um papel importante na avaliação do desempenho dos funcionários. Esta ferramenta também pode ser útil ao integrá-la no seu programa de avaliação de desempenho, bem como ajudá-lo a lidar com situações específicas que ocorrer no ambiente de trabalho.

 

As empresas contam com perfis regulares para acompanhar o desempenho dos funcionários e adaptar a sua gestão a cada indivíduo, para que possam melhorar a comunicação, influenciá-los positivamente, reduzir conflitos e criar estratégias para manter os seus funcionários motivados a dar o melhor de si.

 

É importante ressaltar que um teste como o DISC não tem bons ou maus resultados, mas nos ajuda a entender melhor a pessoa e como ela se integra com a cultura da organização, a sua equipe e seu cargo. Com isto, podemos também compreender melhor que linhas de carreira e fatores motivacionais podem ser os mais eficazes para uma determinada pessoa.

 

Ajuda a criar um ambiente de trabalho mais tranquilo

 

Compreender o seu perfil DISC de personalidade e dos outros ajuda a criar relacionamentos mais construtivas em todas as áreas. Isto se aplica tanto aos gestores como a todos os membros da equipe. O DISC identifica as características positivas de qualquer relação de trabalho, bem como áreas potencialmente problemáticas, e pode mesmo sugerir abordagens para auxiliar na formação de melhores relações de trabalho. Isto ajuda a construir um ambiente de trabalho em que todos compreendem como os seus pontos fortes contribuem para o sucesso da equipe.

 

Ajuda a promover o trabalho em equipe e a desenvolver capacidades de liderança

 

Relacionamentos e a comunicação também são ingredientes fundamentais para o sucesso de uma equipe. As ferramentas oferecidas pelo DISC para interpretar e informar a dinâmica da personalidade do indivíduo dentro de qualquer grupo de trabalho podem facilitar a construir equipes mais diversificadas e eficazes.

 

Por outro lado, o DISC também fornece uma estrutura para líderes que os ajudará a encontrar a melhor forma de melhorar a sua relação com os diferentes membros da equipe e ajuda-los a otimizar ainda mais o ambiente de trabalho para melhorar o desempenho geral da empresa. Além disso, o perfil DISC ajuda os funcionários que aspiram cargos específicos a entender que os elementos da sua personalidade que se alinham com isto ou qual o estilo que podem desenvolver. Por exemplo, um aspirante a vendedor introvertido terá de desenvolver determinadas competências para compensar um atributo geralmente útil em vendas, como ser extrovertido ou um aspirante a líder com um baixo nível de domínio pode identificar qual o estilo de liderança que melhor se adapta à sua personalidade.