Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Benefícios de Usar Testes de Programação Evalart

Share with:


Avaliar perfis de TI, especificamente, desenvolvedores sempre implicaram em um processo complexo. As entrevistas técnicas são úteis, mas tendem a favorecer os candidatos que sabem se vender melhor. Embora saber se vender seja importante, não é um dos fatores mais importantes no trabalho de um desenvolvedor. Testes teóricos escritos ajudam, mas podem ser tendenciosos de acordo com o quanto o candidato usou o conhecimento específico medido pelo teste. Eu sei disso em primeira mão, porque me lembro de uma entrevista há algumas décadas quando, em um exame, uma das perguntas era: “Como fazer uma conexão de banco de dados do Power Builder?”. Eu tinha alguns anos de experiência em Power Builder e dominava a linguagem, mas… A empresa onde eu trabalhava já tinha uma turma criada que gerenciava a conexão, então eu nunca precisei fazer uma conexão por conta própria e não sabia a resposta. Afinal, o conhecimento teórico não garante que uma pessoa seja um bom desenvolvedor. É como acreditar que alguém que conhece música e conhece muitas melodias e técnicas, necessariamente sabe tocar muito bem um instrumento. Portanto, é necessário avaliar as habilidades de programação, mas fazer isso no papel é quase impossível e pedir a cada candidato que escreva o código para compilá-lo por si mesmo também é complicado.

É assim que vêm as vantagens de uma plataforma como o Evalart, pois inclui questões de programação práticas e teóricas. As questões práticas são avaliadas automaticamente. O candidato escreve e executa seus programas online e, em seguida, a plataforma atribui uma pontuação com base em vários fatores, e essa é apenas uma das principais vantagens do Evalart sobre alternativas manuais ou outras plataformas.

Avaliação do Cenário

A Evalart avalia o código escrito pelo programador executando em vários cenários, a fim de validar que o programador considerou casos de fronteira e outros casos em que uma solução trivial poderia falhar.

Avaliação de Desempenho

A Evalart tem questões onde a eficiência em termos de desempenho do código escrito pelo candidato é avaliada. Uma resposta que obtém os resultados de forma mais rápida obtém uma pontuação maior.

Eficiência do Código

Às vezes, os candidatos podem resolver o problema, mas seu código é ineficiente. Por exemplo, programas que repetem o mesmo código muitas vezes ao invés de usar um código mais geral.

Avaliação da proximidade com a resposta correta

Um problema que afeta algumas plataformas de testes de programação online é que, se o candidato escreve um programa perfeito, mas não consegue imprimir o resultado, ele recebe nota zero. O Evalart usa algoritmos avançados para reconhecer, por exemplo, que se o programa respondeu “Maior 10” em vez de “Maior: 10” o candidato recebe parte da pontuação, diferenciando do candidato que não obteve nada.

Diferentes níveis de dificuldade e testes por perfil

O Evalart inclui perguntas e testes de vários níveis de dificuldade, permitindo que você use os testes que melhor medem o nível de experiência e habilidade necessários para diversas vagas. O Evalart também inclui uma lista de vagas para os quais são indicados os testes recomendados para aquele perfil específico, considerando a dificuldade, o conhecimento e as habilidades que aquela vaga exige.

Múltiplas linguagens de programação, inclusive pseudocódigo

O Evalart inclui muitas linguagens de programação para avaliar candidatos em Java, Python, C#, Visual Basic, JavaScript, PHP e SQL. Além disso, o Evalart inclui perguntas a serem respondidas usando pseudocódigo, permitindo avaliar habilidades gerais de programação independentemente do comando de uma determinada linguagem de programação. Isso é ideal para avaliar candidatos juniores ou para avaliar candidatos em um idioma não suportado pela plataforma.

O Evalart leva em conta todos os pontos acima para avaliar cada questão de agendamento, gerando automaticamente uma pontuação que leva em consideração todos esses fatores. Graças a isso, os resultados dos testes são um excelente indicador do desempenho futuro do candidato.

O Evalart é usado por centenas de usuários em todo o mundo para avaliar candidatos em processos seletivos de TI, além de outros cargos, e todos os meses milhares de pessoas são avaliadas na plataforma. Além dos exames técnicos de programação, a biblioteca de testes da Evalart também inclui testes relacionados a outras áreas, como QA e gerenciamento de projetos, e testes focados em inteligência, habilidades, conhecimento, testes psicotécnicos, entre outros.

Para experimentar o Evalart gratuitamente, basta se registrar aqui: https://cdn.evalart.com/en/online-programming-tests/