• English
  • Español
  • Português do Brasil

Se busca desenvolvedor Java bilíngue, se oferece uma recompensa suculenta

Um título melhor para este post teria sido “Os profissionais do Desenvolvimento mais procurados em 2018”, mas achei este mais divertido. Qualquer gestor ou recrutador que esteve recentemente à procura de um programador Java bilíngue, entenderá a ironia. Esta posição é bastante difícil de preencher, especialmente se acrescentarmos o fato de se estar à procura de um desenvolvedor Java de nível empresarial.

A 20 anos atrás, contratar programadores era barato, mas era preciso pagar caro pelas linguagens e servidores de aplicações. Hoje em dia é possível usar Java e Apache “gratuitamente”, mas os desenvolvedores são caros e difíceis de encontrar.

Por que eles são tão difíceis de encontrar? Há várias razões, primeiramente, Java é a linguagem para a qual a maioria dos cargos estão abertos. A lista completa para 2018 foi a seguinte:

  • Java
  • Python
  • JavaScript
  • C++
  • C#
  • PHP
  • Perl

Agora Java não é apenas a linguagem para a qual a maioria dos empregos são oferecidos, ou seja, para a qual há mais procura por parte das empresas. Quando adicionamos a variável “empresa”, as coisas tornam-se mais difíceis, pois uma coisa é programar uma aplicação autônoma em Java e outra, nas estruturas empresariais complexas de hoje, com múltiplas camadas, frameworks, APIs, etc. Isso não se aprende na universidade ou em casa (como pode ser o caso do PHP ou JavaScript), aprende-se isto numa grande organização, reduzindo consequentemente ainda mais o número de desenvolvedores que satisfazem esse requisito.

Para tornar as coisas mais difíceis, vamos agora acrescentar o inglês. As grandes companhias tendem a ser multinacionais com projetos globais e há também muitas empresas que colocam os seus centros de desenvolvimento na América Latina para reduzir os custos.

Assim, como na Teoria dos Conjuntos, a interseção dos conjuntos “Conhece Java”, “Sabe Inglês” e “Sabe programar aplicações empresariais” é pequena e há uma grande procura de empresas que lutam por este grupo seleto.

Devido a isso, a minha recomendação pessoal a qualquer gerente de desenvolvimento de software construindo uma equipe, é não tentar preencher todas as posições com perfis Java Sênior. A experiência (não só minha) mostrou que é bom incorporar mais perfis Júniores ao time. Desta maneira, é possível incorporar profissionais que podem aprender Java ou a como programar aplicações organizacionais. E assim, fazer uso mais eficaz do conhecimento dos seus perfis mais Sênior, injetar energia/motivação na equipe, reduzir a procura de perfis Java Sêniors e poupar alguns dólares além disso.

Agora, a busca de perfis Java, embora esteja ainda liderando nas pesquisas, vem descendo um pouco, perdendo terreno para o Python. Python teve um grande impacto em certas áreas como nos Big Datas, Machine Learning ou automatização da Gestão da Qualidade, pelo que é de se esperar, a tendência é que continue (embora os programadores Java não devam se preocupar, eles ainda possuem muitos anos de mercado favorável).

Por isso, se a sua empresa está planejando, a certa altura, fazer análises de dados ou automatização da Gestão da Qualidade (na realidade, não vão ter outras opções), então não faria mal em começar a recrutar e treinar estes talentos antes que o mercado se torne mais difícil.

Outra técnica interessante que tenho visto em algumas organizações que vale a pena imitar é que, existem centros de estudos independentes onde ensinam Java e outras linguagens ou tecnologias. Normalmente por um baixo custo, gratuito para pessoas com recursos limitados ou para pessoas com elevado potencial. O ganho é duplo, visto que elas mostram-se ao mercado como empresas que dão oportunidades à comunidade (o que é verdade), mas também, adivinhem onde os melhores licenciados acabarão trabalhando? Penso que não tenho que escrever a resposta.

Finalmente, quando se trata de avaliar qualquer perfil de desenvolvedor, a utilização de testes de programação como os oferecidos por Evalart podem ajudar a trazer o profissional certo para o trabalho.

Picture of Aradelsy Burgos

Aradelsy Burgos

Aradelsy Burgos is the General Manager of Evalart, leading the company’s strategy and growth in the online assessments space. With experience building and scaling SaaS products, she focuses on enhancing recruitment processes through innovative technologies and evaluations. Beyond product development, she works closely with clients across Latin America to understand their hiring challenges and translate those needs into platform improvements. Find me on LinkedIn.

Other similar news articles

Branding do empregador nos recursos humanos

Um dos elementos mais preciosos de uma empresa é a sua marca. Por essa razão, a gestão da marca representa uma ação fundamental para cada…

consulte Mais informação
Avaliações técnicas para seus profissionais

Avaliar um profissional de TI, é geralmente um desafio para médios recrutadores, e aqueles que estiveram na posição de contratação estão bem cientes da dificuldade…

consulte Mais informação
Como contratar o melhor Desenvolvedor Front-End

Ao longo do tempo, os papéis dos desenvolvedores tornaram-se mais especializados. Antes, esperava-se que um desenvolvedor pudesse fazer tudo (o que ainda é valioso em…

consulte Mais informação