Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Como conduzir uma boa entrevista remota

Share with:


Enquanto a pandemia do COVID-19 forçou mais pessoas (incluindo recrutadores) a trabalhar remotamente, entrevistas remotas estão se tornando cada vez mais comuns.

Embora, isso seja algo que intimida até mesmo os recrutadores mais experientes. Sendo que isso acontece, porque enquanto os fundamentos das entrevistas tradicionais ainda são válidas para videoconferências, uma entrevista remota vem com um conjunto de desafios e considerações extras que recrutadores devem levar em conta.

Mas não se preocupe, nós compilamos nossas dicas para preparar e conduzir uma entrevista remota efetivamente.

Prepare seu equipamento.

Quando realizar qualquer processo remoto, é crucial procurar soluções comunicativas que melhor reproduzam os benefícios das interações em pessoa, principalmente ao conduzir uma entrevista. Para fazer isso, tente usar as ferramentas de comunicação apropriadas para as várias etapas do processo de entrevista, por exemplo, um microfone, câmera e software ideal.

É também importante realizar um teste técnico da sua plataforma de videoconferência pelo menos duas horas antes da entrevista. O teste irá lhe dar tempo o suficiente para se adaptar, se alguma coisa não funcionar. Verifique a câmera, microfone e conexão de internet. Também, não se esqueça de ter certeza que você sabe as informações de login, caso você não tenha usado os aplicativos de videoconferência por um tempo.

Se você está usando um laptop, tablet ou smartphone, verifique a conexão do seu WiFi para ter certeza que ele está funcionando. Junto a isso, verifique se os seus aparelhos estão carregados o suficiente para completar toda a entrevista. E finalmente, entre na plataforma alguns minutos antes da entrevista para dar o tempo de você estabelecer-se.

Informe os candidatos sobre os requerimentos básicos.

Comunique com antecedência aquilo que eles irão precisar para a videoconferência. Por exemplo, a conexão de internet, o software que você usará para a entrevista, os fones de ouvido, microfone e um ambiente quieto sem distrações. Dessa forma, o candidato será capaz de se preparar com antecedência.

Encontre o cenário certo.

Ao se preparar para sua entrevista, escolha um lugar silencioso que você não será interrompido. Tenha certeza de que o fundo que o candidato verá durante o tempo da entrevista está livre de distrações. Muitas aplicações de videoconferência permitem um fundo em branco. Ajuste a luz usando a lâmpada de mesa ou luz natural para eliminar sombras.

Tome cuidado com animais de estimação ou crianças que podem acabar querendo aparecer no fundo e distrair o entrevistado. Você pode também colocar uma nota em sua porta que diz não estar disponível no momento.

Evite ter entrevistas remotas em áreas muito frequentadas da sua casa, e não se esqueça de desligar alertas e notificações de chat na hora da entrevista.

Prepare o Plano B.

E se, apesar de todas as suas precauções, a plataforma que você planejou comece a falhar? Tenha certeza que você tem o email e número de telefone do candidato em mãos. Dessa maneira, você pode entrar em contato com ele, em caso de problemas técnicos. Nesse caso, você pode continuar a entrevista por celular.

Um problema comum nas entrevistas nas plataformas de videoconferência é a velocidade de conexão da internet. Se mais de uma pessoa está online no apartamento, casa ou escritório ao mesmo tempo, é possível que aconteçam atrasos ou problemas com a plataforma. Tente agendar a entrevista em uma hora em que há poucas pessoas em sua casa, conectadas à internet.

Lembre-se de ser um bom ouvinte.

Entrevistas frente a frente dão ao entrevistador muitas oportunidades para demonstrar que eles estão ouvindo aquele que fala, que possivelmente é através de sinais ou gestos. Porém, durante uma entrevista remota, pode ser difícil de representar esses sinais ou gestos, mas não é uma tarefa impossível.

Felizmente, existem diversas formas de mostrar ativamente durante a entrevista que você está ouvindo ativamente. Por exemplo, olhe para a câmera como uma forma de replicar o contato visual. Faça uma pausa breve após falar, para que o candidato possa pensar sobre suas respostas. Além disso, tenha certeza de sorrir e rir quando apropriado, como você também faria pessoalmente.

Vista-se adequadamente.

Vista-se como se você estivesse indo para o trabalho. Mesmo se você está em casa, não entreviste por favor com os seus pijamas! Também, tente usar cores neutras e sólidas, dado que certos modelos podem aparecer distorcidos na tela e distrair o candidato. Ajuste sua câmera ao nível dos seus olhos e deixe um pouco de espaço para a sua cabeça.

Observe sua linguagem corporal.

Enquanto que em uma entrevista frente a frente, você deve observar sua linguagem corporal, expressões faciais e entonação da voz ao se endereçar ao candidato. Na videoconferência, muitos gestos irão distrair o entrevistado e podem acabar distorcendo sua mensagem.

Esteja ciente dos movimentos do seu corpo e tenha certeza que seus gestos são confortáveis e naturais. Evite movimentos abruptos ou muito rápidos, visto que isso pode também distrair o entrevistado.

Durante uma entrevista remota, lembre-se de manter seu nível de energia e sorriso enquanto fala. Pense na entonação da sua voz e fale com projeção e claridade. Mostre para a outra pessoa que você está envolvido na conversa.

Finalmente, quando a entrevista estiver completa, explique para o candidato os próximos passos e o tempo estimado que o processo de seleção vai levar. Pergunte se eles têm questões e não se esqueça de agradecê-los pelo tempo deles, antes do fim da videoconferência.