Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

6 ferramentas de recrutamento e seleção que não podem faltar em uma área de recursos humanos

Share with:


Atualmente, a área de Recursos Humanos não está isenta de inovações tecnológicas, pois é necessário ter presente as ferramentas que não podem faltar numa área de Recursos Humanos para implementar o que há de mais moderno em técnicas de recrutamento e seleção.

Hoje, recebemos currículos online, aplicamos testes através de plataformas, aceitamos candidaturas a empregos, estabelecemos redes sociais exclusivamente para trabalho, somos entrevistados por um bot, etc.

Software de recrutamento e seleção

Hoje em dia, dezenas, centenas e, em muitos casos, milhares de currículos são recebidos para uma vaga de emprego. Se uma pessoa tivesse que se dedicar (exclusivamente) a descartar os perfis ou currículos que não correspondem às vagas, estaria trabalhando dias inteiros para isso, o que implicaria em perda de tempo, energia e recursos. Sendo mais eficiente, foi desenvolvido um software de recrutamento e gestão de candidatos. Atualmente, 75% das grandes empresas ao redor do mundo possuem softwares onde os recrutadores levam de 6 a 10 segundos para omitir um currículo. Adicionalmente, estas candidaturas permitem-nos fazer toda a gestão do candidato (Applicant Tracking), identificando em que fase do processo se encontra, os resultados das suas avaliações, etc.

Para empresas pequenas com menos contratos, também existem plataformas em nuvem com assinaturas mensais. Eles têm menos filtros e opções, mas também são mais baratos e acessíveis, geralmente dependendo do volume ou número de usuários.

Informação de Recursos Humanos ou sistemas de gestão

Embora isso não tenha necessariamente a ver com seleção de pessoas, hoje se torna indispensável obter os dados dos membros das empresas em um software onde você pode acessar facilmente seus dados pessoais, dados relativos ao emprego (alto, baixo, tipo de contrato), os dados de suas faltas ao trabalho, ART (segurança do emprego), férias, recebimento de salário, etc.

Hoje, os gurus de Recursos Humanos recomendam ter um software por menor que seja sua empresa, pois a otimização de recursos é fundamental na gestão do tempo, recursos humanos e econômicos. Vamos pensar em uma empresa que hoje tem 5 funcionários, mas talvez 50 ou 400 em 5 anos. Sempre será mais fácil migrar dados de um sistema para outro do que carregar eles novamente.

Descrição da vaga de emprego e publicação automática nos portais

Hoje temos acesso a vagas de emprego através de nossos dispositivos móveis. Hoje em dia as pessoas têm uma atenção mais volátil, então não vão gastar muito tempo lendo a descrição ou textos, mesmo que seja de trabalho.

Descrições pontuais e breves são recomendadas. A descrição deve ser “atraente”, não escrever em todas as suas vagas exatamente da mesma forma, mas diferenciá-la através da redação e, claro, dos detalhes da vaga. Não vá para os detalhes dos detalhes, mencione 4 a 6 características da vaga.

Por outro lado, é altamente recomendável detalhar também os benefícios, dentre estes, o salário. Nada melhor do que detalhar o salário para que o futuro candidato saiba quanto vai ganhar e os benefícios que ele terá (cantina, pré-pago, brindes em datas especiais, home office, etc). E se lembre, se você for se candidatar a uma vaga para uma determinada cidade, mencione, é um erro muito frequente entre os recrutadores não mencionar o local da vaga de emprego.

Muitos candidatos que acompanham candidaturas de gestão incluem a possibilidade de publicar automaticamente as nossas ofertas de emprego em vários portais ou no próprio portal da empresa. Até muitas dessas plataformas incluem um portal que pode ser configurado para ter a mesma aparência de uma página corporativa, facilitando muito a criação de um portal de empregos próprio da empresa.

Testes e jogos na seleção de pessoas

Conforme mencionado acima no texto, hoje as plataformas web são utilizadas para seleção de pessoas. É o caso do Evalart, plataforma que conta com inúmeros testes para avaliar diversos cargos e habilidades. Estes são enviados por e-mail e os resultados são acessíveis aos recrutadores através da plataforma. Isso permite otimizar o processo de seleção, reduzindo tempo e custos, além de identificar os melhores talentos. Saiba mais sobre a Evalart e como ela pode te ajudar no seu processo seletivo aqui.

Por outro lado, também existem empresas que oferecem jogos em que os candidatos, através dos mesmos, demonstram as suas habilidades e aptidões. Essa técnica é nova e incipiente e possui algumas críticas, por exemplo, por não ser padronizada cientificamente. Um exemplo dessa prática são os “hackathons”, onde uma empresa apresenta um problema técnico interessante e qualquer pessoa pode se inscrever para tentar resolvê-lo. Com isso, muitos potenciais candidatos chegam à empresa e é possível ver eles em ação. É uma maneira interessante, atraente e até divertida de atrair os melhores talentos.

Seleção interna e gestão de talentos

Sempre que falamos de seleção de pessoas, tendemos a pensar em seleção externa. As empresas muitas vezes investem em software de recrutamento externo e seus próprios talentos são rebaixados para a mesma posição para sempre? Não, as pessoas que começam a trabalhar em uma empresa têm a ambição de continuar crescendo nela e geralmente possuem habilidades que vão além do cargo, mas que podemos não conhecer (se não tivermos um bom sistema de gestão de talentos).

Com um bom sistema de gestão de talentos, é possível identificar se já existe alguém dentro da empresa com as habilidades e conhecimentos que uma nova vaga exige, bem como gerar planos de formação que permitam o desenvolvimento contínuo dos nossos colaboradores.

Compromisso dos funcionários

Seguindo a seleção interna, com as ferramentas tecnológicas atuais, você pode monitorar a cultura e o clima organizacional, os valores da mesma e assim proporcionar uma melhor visão aos seus colaboradores e lideranças. Isso ainda permite definir metas objetivas, como aumentar o compromisso dos funcionários em 5% ou reduzir a percepção de burocracia em 10%.

Por outro lado, solicitar comentários ou a participação dos funcionários promove a visão e o sentimento de pertencimento do trabalhador à empresa. Isso faz com que o candidato que deseja progredir profissionalmente, escolha a empresa para continuar a sua carreira e até pode indicar um parente, conhecido ou amigo para uma vaga de emprego.