Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Principais testes de seleção de pessoal

Share with:


O processo de recrutamento e seleção de pessoal é crucial para a maioria das empresas em todo o mundo, pois requer muito tempo e recursos para encontrar o candidato adequado para uma posição determinada. No entanto, com o avanço da tecnologia, os processos estão sendo simplificados graças aos testes de seleção de pessoal que ajudam a filtrar eficientemente os candidatos.

Os testes de seleção são uma ferramenta valiosa para os departamentos de Recursos Humanos para melhorar suas chances de contratar o melhor candidato. Além de permitir descartar objetivamente aqueles que não cumprem com os requisitos, também ajudam a prever sua idoneidade e adaptação na empresa.

Recrutadores e especialistas em Recursos Humanos têm usado testes e questionários durante anos para selecionar os melhores candidatos. Agora, uma entrevista de trabalho não é suficiente para determinar se um candidato é o adequado; é necessário filtrar os aspirantes antes para determinar quem é o mais apto e possui as habilidades, atitudes e profissionalismo necessários para desempenhar a posição.

Conceito de competência.

As avaliações de seleção de pessoal avaliam as capacidades, habilidades e conhecimentos dos candidatos em relação a um cargo específico. Essas avaliações baseiam-se no conceito de competência, que inclui tanto a dimensão pessoal, atitudes e valores, quanto a formação acadêmica e profissional, a habilidade de aplicar o conhecimento e as capacidades de comunicação interpessoal e trabalho em equipe. O objetivo dessas avaliações é avaliar essas quatro dimensões da competência, que são:

  • Saber ser, que abrange as atitudes e valores pessoais que influenciam o seu comportamento.
  • Conhecimento técnico, como a formação acadêmica e profissional.
  • Saber fazer, que se refere à habilidade de aplicar conhecimentos.
  • Saber estar, que mede as capacidades relacionadas à comunicação e trabalho em equipe.

O que são testes de seleção de pessoal?

Os testes de seleção de pessoal são uma maneira sistemática e padronizada de avaliar as qualidades dos candidatos a um cargo de trabalho. A empresa propõe exercícios ou exames para medir aspectos como a personalidade, habilidades cognitivas, conhecimentos e comportamentos dos candidatos. Isso permite obter informações objetivas e confiáveis sobre as capacidades, experiência e conhecimentos dos possíveis funcionários. Esses testes evoluíram para se tornarem uma ferramenta valiosa para os empregadores, fornecendo-lhes mais informações sobre os candidatos antes de tomar uma decisão.

Tipos de testes de seleção de pessoal.

As avaliações para contratar pessoal são classificadas em quatro categorias gerais para coletar informações críticas para determinar a aptidão dos candidatos para um cargo ou empresa específicos.

Testes técnicos de seleção de pessoal.

Os testes de seleção de pessoal são usados para avaliar as capacidades dos candidatos para desempenhar um determinado trabalho. Esses testes costumam simular situações reais que podem ocorrer no trabalho e avaliam o grau de experiência, formação e conhecimentos dos candidatos. Normalmente, eles são divididos em duas categorias: testes de conhecimentos para avaliar os conteúdos relacionados ao cargo e testes de habilidade para avaliar competências específicas necessárias para o cargo.

Questionários de personalidade.

O objetivo desses testes é obter informações sobre as qualidades pessoais dos indivíduos através de avaliações diferentes, como a sua aptidão para realizar certas tarefas e sua capacidade de adaptação a diferentes ambientes de trabalho. Em alguns trabalhos, é obrigatório passar nos testes de personalidade, especialmente aqueles relacionados à saúde mental.

Na Evalart, nós contamos com um teste completo de inventário de personalidade adequado para implementar nos processos de seleção.

Testes psicométricos.

Os testes psicométricos avaliam a inteligência e/ou aptidões dos candidatos por meio de diferentes exames. Eles são realizados em um período determinado para determinar suas habilidades cognitivas. O desempenho cognitivo exigido dependerá do cargo para o qual eles estão se candidatando e geralmente são avaliados em quatro categorias:

inteligência geral, memória, percepção, atenção.

Se necessário, questionários são realizados para avaliar aspectos mais específicos da inteligência, de acordo com o perfil procurado, como a aptidão verbal, numérica, espacial, concentração, abstração, entre outros.

Testes situacionais.

Os testes de dinâmica de grupo são uma forma de avaliar as habilidades e competências dos candidatos a um cargo de trabalho. Eles são realizados em situações semelhantes às que os candidatos poderiam encontrar no trabalho para ver seu desempenho. Alguns dos testes mais comuns incluem a redação de relatórios para avaliar análise e habilidades de escrita, apresentações para avaliar habilidades de expressão e oratória, planejamento e gerenciamento de atividades para avaliar a capacidade de planejamento e resolução de problemas, e jogos de papéis para avaliar habilidades de liderança e trabalho em equipe.

Quais são os aspectos a serem analisados nas provas de seleção?

Existem diferentes tipos de provas de seleção que avaliam habilidades e conhecimentos diferentes. Essas provas podem ser classificadas em três categorias principais:

  • Aptidão e habilidades: determina de forma clara os conhecimentos técnicos e habilidades práticas dos candidatos, incluindo sua capacidade para completar tarefas específicas e sua competência na utilização de ferramentas e software.
  • Personalidade: essas provas se concentram nas habilidades moles e buscam descobrir as qualidades únicas e traços de personalidade dos candidatos, a fim de determinar qual deles é o mais adequado para o trabalho. Por exemplo, é possível verificar se uma pessoa é paciente, calma ou empática.
  • Integridade: aqui, são feitas perguntas aos candidatos sobre possíveis conflitos ou problemas-chave que podem enfrentar em seu trabalho diário. As perguntas se concentram em áreas como honestidade, integridade, resolução de problemas, etc.

Recomendações para preparar e realizar avaliações de pessoal na seleção.

  • Forneça instruções claras durante as provas para evitar confusões ou erros.
  • Responda a qualquer dúvida em voz alta para que todos os candidatos tenham a mesma informação.
  • Planeje o tempo necessário para que os candidatos possam realizar as provas.
  • Selecione cuidadosamente as provas que permitem avaliar os aspectos que você precisa.