Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Quão Importante é a Busca por Candidatos?

Share with:


O atual mercado de talentos é altamente competitivo, e enquanto, para alguns cargos, pode haver muitas pessoas qualificadas para preencher, para outros, é mais complicado encontrar a perspectiva certa. É nestes momentos em que ter uma boa estratégia de busca de candidatos se torna realmente importante; ser proativo e não apenas esperar que esses talentos batam à sua porta, mas ter um plano para sair e em uma busca eficiente e que tenha sucesso torna-se essencial.

 

Em que consiste a pesquisa de candidatos e porque é que é necessária?

 

É um processo ativo de procura, identificação e conexão com os talentos para convertê-los em candidatos e, finalmente, em contratações.

 

É encontrar as pessoas com talento, experiência e conhecimento, entre outros fatores, tais como soft skills, que se alinham com os cargos que estão abertos na empresa.  Se feito de forma adequada, irá garantir que terá sempre um grupo adequado de candidatos com os quais poderá conduzir o processo seletivo e testes necessários que conduzam à contratação da pessoa certa.

 

A identificação de talentos é essencial para o processo de recrutamento; esta pesquisa pode ser feita em bases de dados, redes sociais, universidades, ou centros de estudo, além de referências de funcionários da empresa, além dos candidatos que possam chegar através da publicação de uma oferta de emprego convencional.

 

Esta busca ativa torna possível identificar os melhores candidatos para preencher uma vaga, mesmo aqueles que não estão procurados ativamente um emprego num dado momento. De acordo com as estatísticas, apenas 10% das pessoas que são contatadas pelos recrutadores recusam considerar uma nova oportunidade de emprego desde o início.

 

Processo de busca de candidatos

 

É um processo ativo em que se estabelece e segue um plano para obter os melhores resultados com mais eficiência.

 

Crie o seu candidato ideal

 

Como em qualquer processo de recrutamento, a primeira coisa é ter claro o que se procura, que nível de formação, experiência, competências e perfil geral são necessários.

 

Use diferentes meios e ferramentas de comunicação

 

O objetivo é encontrar candidatos não apenas ativos, mas também passivos, atraí-los e mantê-los. Canais e ferramentas como o LinkedIn, redes sociais, e-mail, e listas de contatos são essenciais.

 

Promover um programa de indicação

 

Os melhores promotores da sua empresa são os seus colaboradores atuais, são eles que melhor conhecem o ambiente de trabalho, e pode aproveitar da sua rede de contatos, apoiando e promovendo um programa de indicação.

 

Proporcione uma boa experiência para o candidato

 

Desde a primeira interação que o candidato tem com a empresa, é fundamental manter uma boa impressão e evitar qualquer coisa que possa fazer com que ele perca o interesse. Lembre-se que o candidato não é o único que está a passando por um processo seletivo, como também está tomando a decisão se quer pertencer à sua empresa.

 

Foque na  construção de relacionamentos de longo prazo

 

Qualquer estratégia de sucesso deve incluir bons relacionamentos de longo prazo. Criar uma conexão com as pessoas é sempre benéfico para todos os envolvidos.

 

Estabelecer e manter um sistema adequado de pesquisa de candidatos pode contribuir muito para melhorar a qualidade do talento contratado, reduzir o tempo e os custos do processo de recrutamento, e geralmente construir uma marca mais forte, mais reconhecida e respeitada. É um sistema que exige esforço e recursos mas que será bem recompensado a curto, médio e longo prazo.