Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Teste Barsit

Share with:


Uma das ferramentas presentes na maioria dos processos seletivos é a utilização de testes psicométricos. O seu objetivo é coletar e medir dados utilizando testes padronizados. Estes testes procuram quantificar de alguma forma o nível de conhecimento, resistência e até a personalidade de cada pessoa. Aspectos muito úteis e relevantes na contratação de candidatos.

Existem diferentes tipos de testes e, a seguir, explicaremos uma variação deste tipo de teste psicométrico, como o teste de Barsit.

O teste Barsit é também conhecido como o teste rápido Barranquilla, porque não leva mais do que 10 minutos para ser finalizado. Este teste é frequentemente utilizado em processos seletivos, uma vez que ajuda a determinar o nível de inteligência e capacidade de aprendizagem da pessoa testada.

O que é o teste Barsit?

O teste de inteligência Barsit é um teste psicométrico composto por 60 questões de dificuldade crescente divididas em 5 tipos. A utilização deste teste ajuda a determinar rapidamente o nível de inteligência de um grupo de pessoas, detalhando também a capacidade de aprendizagem dos avaliados.

Como mencionado acima, este teste fornece uma medida rápida da capacidade de aprendizagem através da avaliação da inteligência verbal e de raciocínio numérico, além de incluir itens cognitivos lógico-verbais e de informações gerais. Estes aspectos serão abordados mais tarde.

Por outro lado, este teste nos fornece os elementos para compreender a motivação intrínseca das pessoas e as suas limitações, bem como a chave para motivar os colaboradores com base nas características comportamentais dos empregados em cada um dos seus cargos. Compreendendo as limitações pessoais, podemos aproveitar para as motivá-las, analisar seus comportamentos, reconhecer as suas aspirações e assim potencializar todos estes aspectos na busca pelo sucesso.

Para que serve o teste Barsit?

O teste Barsit é utilizado para determinar rapidamente o nível de inteligência ou capacidade de aprendizado de uma pessoa.

Por outro lado, ajuda a comparar a composição de um grupo de pessoas ou candidatos. Quando utilizado para este fim, a distribuição e a composição do grupo pode ser avaliada.

Finalmente, ao aplicar o teste a grupos, podem ser identificados casos extremos e escolhidos indivíduos que tenham alcançado resultados muito superiores ou muito inferiores para uma análise detalhada destes casos adversos ou não convencionais.

O que é que o teste Barsit mede?

Há 5 áreas centrais para esse teste, são estas as áreas:

Conhecimentos gerais.

Isto refere-se aos conhecimentos adquiridos de uma pessoa sobre cultura e conhecimento geral, refletindo as ideias e experiências que o indivíduo aprende e organiza, o uso da memória remota e os desejos intelectuais humanos.

Raciocínio verbal.

Aqui são avaliados aspectos como níveis lógicos e discriminação de conceitos, velocidade de conceituação, capacidade de compreensão de conceitos e significado das palavras. Capacidade visual de diferenciar e classificar, capacidade ordenas informação seguindo determinados procedimentos e priorizando o controlo do tempo.

Compreensão do vocabulário.

Aqui é avaliada a capacidade de analisar e sintetizar conceitos linguísticos, conhecimentos gerais, vocabulário. A capacidade de expressar pensamentos e ideias de forma clara e concreta também é medida.

Raciocínio lógico.

Mede a capacidade de raciocinar empírica e logicamente, capacidade abstrata, capacidade de coletar e relacionar informações, ideias básicas abstratas do assunto e a capacidade de obter ideias essenciais em diferentes situações.

Raciocínio numérico.

Permite medir a capacidade de lidar com operações aritméticas, resolver problemas com base matemática, além de ajudar a identificar a capacidade de concentração e de atenção sob pressão.

Onde é administrado o teste Barsit?

Basicamente, o teste Barsit se destina à utilização no laboral e na educacional, uma vez que os seus resultados são uma grande vantagem nestes campos.

Isto significa que conhecer os níveis de inteligência e poder determinar a capacidade de aprendizagem de uma pessoa pode beneficiar o processo de trabalho e educação.

No mercado de trabalho, pode ser utilizado a todos os níveis, do o técnico ao operacional e até executivo.

Em conclusão, através da aplicação do teste Barsit no processo de recrutamento e seleção, é possível identificar e obter resultados dos candidatos em termos de inteligência, resolução de problemas e competências de aprendizagem que predizem o seu desempenho adequado no trabalho ao longo do tempo.

Portanto, medir a inteligência/aprendizagem é, um fator fundamental para os profissionais de RH assegurarem que o processo de tomada de decisão dos recrutadores seja correto. Dessa forma, é possível evitar a seleção de talentos indesejados, o que reduz parâmetros que podem ser prejudiciais para a organização, como por exemplo, alta rotatividade, fraude, falta de comprometimento, inconformidade, litígio, etc.

Com evalart você pode medir a inteligência e aptidão de seus candidatos com diferentes testes disponíveis em nosso catálogo.