Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Teste MBTI

Share with:


Os seres humanos têm maneiras diferentes de pensar e de se comportar que nos diferenciam uns dos outros. As pessoas sempre foram  tentadas a criar tipos ou modelos de personalidade que se adequem aos outros e a nós mesmos, a fim de nos compreendermos melhor.

Contratar potenciais colaboradores numa organização significa testar a pessoa para avaliar a sua capacidade de executar as tarefas que lhe serão atribuídas; portanto, é importante e necessário entender com que tipo de indivíduos estamos lidando e quem estamos prestes a deixar assumir um cargo dentro da nossa empresa.

A psicologia moderna compreendeu esta necessidade e desenvolveu os chamados testes de personalidade. O teste de personalidade MBTI é uma das variantes e tornou-se muito popular em diferentes contextos, inclusive empresariais (seleção de pessoal).

O objectivo do teste MBTI é aumentar a autoconfiança do avaliado que preenche ao questionário e fornecer possíveis orientações, por exemplo, sobre sua escolha de carreira ou compatibilidade com outras pessoas. Portanto, o teste é também utilizado para orientação profissional, ajudando a identificar as contribuições que cada candidato pode ter e se realmente se adapta às exigências motivacionais ou aptidão de uma função específica.

Como surgiu o teste MBTI?

A origem do teste de personalidade MBTI remonta ao início do século XX. O psicólogo Carl Gustav Jung, que é o precursor da psicologia analítica, estabeleceu os conceitos de introversão e extroversão como aspectos fundamentais da personalidade.

As pessoas que tendem a ser introvertidas estão interessadas principalmente no seu mundo interior. Por outro lado, as pessoas mais extrovertidas olham para fora. Jung, estabeleceu e identificou quatro funções cognitivas básicas no ser humano: pensamento, sentimento, intuição e percepção. Combinando estes quatro aspectos, descreveu oito tipos de personalidade.

Com base nestas abordagens apresentadas por Jung, diferentes pessoas dedicadas à psicologia e à pesquisa, buscaram se aprofundar nessas reflexões. Assim, em 1962, Katharine Cook Briggs e Isabel Myers Briggs, publicaram um estudo onde se referiam ao MBTI, um instrumento utilizado para analisar e definir 16 tipos de personalidades, presentes nas pessoas.

Como fazer o teste das 16 personalidades ou MBTI?

O teste MBTI é conclúido através da resposta de um questionário que normalmente contém de 60 a 90 perguntas. Cada pergunta tem duas respostas possíveis. Dependendo do número de respostas, é possível identificar um dos 16 tipos de personalidade. Aqui, não há respostas erradas, e as personalidades não são melhores ou piores do que outras, simplesmente categorizam e fornecem características únicas de cada pessoa.

O questionário em si consiste em perguntas organizadas de acordo com quatro escalas diferentes:

  1. Extraversão (E) – Introversão (I).  As pessoas extrovertidas tendem a ser mais orientadas para a ação, a interação social é muito frequente e agradável, e se sentem cheias de vitalidade quando passam tempo com outros. Os introvertidos, por outro lado, são orientados para o pensamento, procuram interações profundas e verdadeiramente significativas, e gostam de passar tempo sozinhos. Todos nós exibimos algum grau de extroversão e introversão, mas a maioria de nós tende a preferir uma forma ou outra.

 

  1. Sensação (S) – Intuição (N).  Os indivíduos que preferem sentir tendem a prestar atenção especial ao que percebem e compreendem por meio dos seus sentidos e gostam de ganhar experiência através da prática. Por outro lado, as pessoas intuitivas estão mais conscientes das coisas, gostam de pensar no futuro e imaginá-lo para abordar diferentes possibilidades.

 

  1. Pensamento (T) – Sentimento (F). Este aspecto avalia a tomada de decisões das pessoas. Os indivíduos focados no pensamento dão mais importância a fatos e números objetivos, e tendem a ser consistentes, lógicos e diretos ao tomar decisões. Por outro lado, aqueles que apreciam os sentimentos são mais atenciosos com sua própria sensibilidade e com o sentimentos dos outros.

4) Julgamento (J) – Percepção (P). Os julgadores preferem estruturas e decisões firmes. As pessoas perceptivas são mais flexíveis, adaptáveis e abertas.

AS 16 PERSONALIDADES DO MYERS BRIGGS

Depois de preencher o questionário, se obtém uma combinação de quatro letras (cada letra corresponde a um dos aspectos mencionados acima). Existem 16 combinações possíveis correspondentes às 16 personalidades mencionadas abaixo:

  •  ISTJ. Inspetor: Estes são indivíduos com as características de pessoas realistas, razoáveis e responsáveis. São ordenados e procuram definir procedimentos no seu dia a dia.
  • ISFJ. Protetor: pessoas íntegras, em busca de precisão e lealdade. São corajosos e dedicados, dispostos a proteger os outros.
  • INFJ. Advogado: São indivíduos intuitivos, criativos e visionários, possuindo uma personalidade com valores fortes na qual podem confiar e uma excelente atitude organizacional.
  • INTJ. Arquiteto: Este tipo de pessoa confia muito em sua lógica e na teoria que adquiriu ao longo do tempo; são normalmente grandes empreendedores e buscam implementar perspectivas e objetivos de longo prazo; são planejadores por natureza.
  • ISTP. Artesão: Pessoas pragmáticas para encontrar soluções para vários problemas, independente, e desfrutar da experiência como método de aprendizado.
  • ISFP. Solucionador: São calmos, flexíveis, espontâneos e buscam administrar seu próprio espaço de forma independente.
  • INFP. Mediador: Este tipo de indivíduo se caracterizam por serem idealistas, artísticos e com um nível significativo de criatividade.
  • INTP. Pensador: São analíticos, calmos, com um alto nível de concentração e pensamento lógico.
  • ESTP. Persuasivos: São extrovertidos, enérgicos, flexíveis e com um bom senso de humor; procuram se concentrar no aqui e agora.
  • ESFP. Intérprete: São indivíduos com grande capacidade de adaptação a novas realidades; tendem a ser espontâneos e extrovertidos.
  • ENFP. Campeão: São seres humanos com um alto grau de imaginação, são acolhedores e carismáticos, e gostam de trabalhar com a sua criatividade.
  • ENTP. Polêmico: São indivíduos que estão sempre em busca de novidade, procuram oportunidades a todo o momento, e possuem habilidades estratégicas importantes para atingir seus objetivos.
  • ESTJ. Diretor: São decisores ágeis, muito eficientes, muito orientados para as regras e possuem excelente raciocínio lógico.
  • ESFJ. Cuidador: Estes indivíduos procuram encontrar total harmonia no seu ambiente, são compreensivos, leais e gentis, com boa inteligência emocional.
  • ENFJ. Entregador: Estes indivíduos caracterizam-se pela lealdade, empatia, são muito compreensivos e generosos, além de terem boas atitudes de liderança.
  • ENTJ. Comandante: Têm uma grande capacidade de estratégia, são decisivos quando quando precisam aprender e aplicar novos conhecimentos, são facilitadores e decisivas.

Em conclusão, o teste MBTI é um teste psicométrico desenvolvido para descrever e conhecer os traços de personalidade de cada pessoa, ajudando a compreender e melhorar os seus pontos fortes bem como os seus pontos fracos. Os aspectos acima ajudam a escolher entre dois ou mais candidatos quando um perfil parece corresponder à busca. Uma avaliação da personalidade relacionada com o cargo, além das competências profissionais e experiências afins, pode contribuir para tomar uma decisão adequada com demandas presentes dentro de uma organização.

Na evalart dispomos de uma grande variedade de testes importantes nos processos de seleção, incluindo testes de personalidade, que pode consultar no nosso catálogo.