Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Como evitar vieses nos processos de seleção de pessoal?

Share with:


A seleção de pessoal é uma tarefa crucial em qualquer organização. É vital que as empresas contratem os melhores candidatos para as vagas em aberto, pois isso pode ter um grande impacto na eficiência e no sucesso da empresa. A tarefa do responsável pela seleção de pessoal é altamente exigente. Em um curto período de tempo, ele deve ser capaz de realizar uma avaliação objetiva do candidato profissional que se candidata ao cargo e decidir se continua ou não no processo. No entanto, essa determinação pode ser influenciada pelos vieses de seleção ou vieses cognitivos. 

Você pode se interessar pelo seguinte artigo “Principais testes de seleção de pessoal 

Então, o que são realmente esses vieses cognitivos? Como eles afetam a seleção de pessoal? Que tipos de vieses cognitivos existem? É possível evitá-los? 

Os vieses cognitivos dentro de um processo de seleção. 

O primeiro passo é entender que os vieses podem ocorrer a qualquer momento do processo de seleção de pessoal. Desde a elaboração da oferta de emprego até a seleção final do candidato, há vários pontos em que os vieses podem surgir. Portanto, é importante estar atento aos possíveis vieses em todas as etapas do processo. 

Os vieses cognitivos são preconceitos ou ideias preconcebidas que uma pessoa tem sobre um indivíduo ou coisa que ela não conhece, o que afeta sua percepção da realidade. Esses preconceitos podem ter um impacto especialmente perigoso no campo de Recursos Humanos. 

No processo de seleção de pessoal, os vieses cognitivos podem se manifestar inconscientemente por meio das informações que o recrutador recebe do candidato, como sua aparência ou a primeira conversa. No entanto, esses vieses podem levar a erros de interpretação e avaliação. 

Tipos de viés nos processos de seleção. 

Vários tipos de vieses foram identificados que podem influenciar o processo de seleção de candidatos. Entre eles, temos: 

  • O efeito Halo ocorre quando uma característica particularmente positiva do perfil de um candidato é enfatizada tanto que influencia na avaliação geral dessa pessoa, evitando que seu potencial seja cuidadosamente examinado. Por exemplo, é comum assumir que um candidato que se formou em uma universidade prestigiada é a melhor opção para um trabalho sem considerar outros atributos importantes. 
  • O efeito Horns é oposto ao efeito Halo e ocorre quando uma característica é percebida como negativa e isso afeta a avaliação geral do perfil, impedindo a análise de outros atributos do candidato. Por exemplo, pode ocorrer que um candidato seja descartado por ter se formado em uma universidade menos prestigiosa sem levar em consideração outros aspectos importantes. 
  • O viés de afinidade e semelhança é comum e está relacionado à existência de um fator comum entre o candidato e o selecionador, como compartilhar uma comunidade ou local de origem. Esse viés surge porque naturalmente as pessoas procuram estar perto daqueles que consideram semelhantes a elas. 
  • O efeito de contraste é outro viés que pode influenciar o processo de seleção. À medida que se revisam múltiplos perfis ou se realizam várias entrevistas sem encontrar o candidato ideal, tende-se a compará-los entre si, o que pode afastar a análise do perfil que realmente se procura. Além disso, preconceitos e estereótipos, como raça, gênero ou atributos físicos, também podem afetar os processos de contratação.  
  • O viés de confirmação ocorre quando se tem uma primeira impressão sobre alguém, geralmente nos primeiros minutos da entrevista, e se buscam evidências que respaldem a própria opinião para validá-la.  
  • O viés de conformidade ocorre quando um membro da equipe de seleção se sente influenciado pela maioria que se inclina a favor ou contra um candidato, e decide se unir a eles em vez de expressar suas próprias opiniões. 

É importante ter em mente que esses viéses podem estar mais ou menos presentes dependendo da empresa ou até mesmo da cultura de cada país. Portanto, é essencial que os selecionadores estejam conscientes de sua existência e trabalhem para evitá-los durante todo o processo de seleção. 

Como evitar viéses dentro de um processo de seleção? 

Foi demonstrado que os viéses cognitivos podem influenciar o processo de seleção, portanto é importante tomar medidas para reduzir seu efeito. Podem ser seguidos quatro conselhos para evitar viéses: 

  • Identificar os viéses cognitivos que podem estar presentes em seu processo de seleção. 
  • Avaliar todos os candidatos da mesma maneira e segundo os mesmos critérios. 
  • Não se deixar influenciar demais pela informação prévia que se tem sobre os candidatos, como seu currículo ou redes sociais, mas sim focar no candidato em si. 
  • Evitar fazer perguntas relacionadas a valores ou interesses pessoais compartilhados com o candidato, e em vez disso, fazer perguntas relevantes para o cargo e prestar atenção às habilidades e atitudes demonstradas pelo candidato. 

Além disso, é importante deixar que o candidato se expresse e não influenciar suas respostas, tomar o tempo necessário para refletir sobre cada candidato e evitar que as emoções afetem a tomada de decisões. 

Entre outras recomendações temos: 

  • Consolidar uma equipe de seleção e recrutamento que seja diversa em relação à idade, gênero e perfil para assegurar uma visão ampla e equilibrada. 
  • Empregar testes padronizados para melhorar a objetividade do processo de seleção. Utilizar testes de habilidades específicas relacionadas às tarefas que o candidato terá que realizar no futuro, para avaliar seu desempenho com base na qualidade de seu trabalho e não em sua aparência, idade ou personalidade. 

Na Evalart, contamos com diferentes testes padronizados para aplicar em seus processos de seleção, os quais podem ser encontrados em nosso catálogo de testes. 

  • Adotar práticas como a revisão “às cegas” dos currículos, eliminando dados pessoais e fotografias para evitar a ativação de viéses. 
  • Solicitar a consultoria de especialistas em busca de perfis que apliquem critérios de diversidade e auditar os processos e políticas de recursos humanos para garantir que sejam neutros em relação a gênero, idade, cultura, diversidade de perfis ou experiências. 

Em conclusão, é importante evitar vieses nos processos de seleção, pois estes podem levar a decisões injustas e imprecisas na escolha de candidatos. Vieses cognitivos são tendências ou preconceitos que se desenvolvem em nossa mente e nos fazem inclinar para certas pessoas ou grupos, enquanto ignoramos ou descartamos outros. No contexto dos processos de seleção, esses vieses podem ser baseados em características como idade, gênero, raça, orientação sexual, religião ou nacionalidade, o que pode levar à discriminação inconsciente e à exclusão de candidatos qualificados. 

Além disso, vieses também podem afetar a qualidade e a eficácia da equipe selecionada. Se pessoas forem selecionadas com base em preconceitos ou estereótipos em vez de habilidades e experiência, isso pode enfraquecer a capacidade da equipe de cumprir os objetivos da organização e enfrentar os desafios do mercado. Portanto, é importante ter processos de seleção imparciais e objetivos e evitar vieses na medida do possível para alcançar uma seleção justa e equitativa de candidatos e construir equipes fortes e eficazes.