Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Os 10 Melhores livros para ler em 2022 se você trabalha com recursos humanos

Share with:


Os livros de RH são um recurso rico para a aprendizagem dentro e fora da profissão por apenas uma fração do que um curso de formação de RH custaria. Uma das melhores formas de melhorar as suas competências é ler um livro que fornece uma quantidade considerável de informação num curto espaço de tempo.

 

Quando se trata de atualizar conhecimentos, aprender novas competências, ou obter informação, tendemos a ignorar os livros; na era digital, normalmente nos esquecemos de que se trata de um pequeno investimento com um impacto significativo na nossa vida profissional.

 

Todos os anos, novos conceitos, métodos, e práticas melhoradas são introduzidos nos Recursos Humanos. Consequentemente, os profissionais neste campo precisam se manter a par das últimas tendências e literatura disponível, se quiserem estar atualizados.

 

Esta é a razão pela qual fizemos um compilado de uma lista de dez livros de RH que deverá acrescentar à sua biblioteca em 2022.

 

Fundamentals of HR Analytics: A Manual on Becoming HR Analytical – Fermin Diez, Mark Bussin y Venessa Lee

 

Para qualquer profissional de RH que queira iniciar a sua formação em análise de dados ou atualizar os seus conhecimentos, este livro será de grande ajuda. Ao longo desta leitura, aprenderá algumas das práticas mais relevantes no processo de análise de dados, tais como pensar nos dados como um conjunto de fatos, armazenar e recuperar dados, criar modelos descritivos e preditivos, utilizar as ferramentas no ambiente de trabalho, e analisar e avaliar o processo de contratação, desenvolvimento e rotatividade.

 

A Organização Sem Medo – Amy C. Edmondson

 

Esse livro foi escrito pela Professora Amy C. Edmondson da Harvard Buisiness School. O livro se baseia em quase 30 anos de investigação e está baseado na segurança psicológica no ambiente de trabalho, e a implementação de uma cultura de trabalho baseada na segurança psicológica, oferecendo um plano passo-a-passo para fazer isso.

 

O termo “segurança psicológica” foi criado por Amy Edmondson, que o define como “uma crença compartilhada de que a equipe está segura para assumir riscos interpessoais”. Estabelecer um clima de trabalho de segurança psicológica permite que as pessoas se sintam à vontade tanto para falar como para compartilhar as suas ideias com os seus colegas, além de fazer perguntas e admitir erros aos seus supervisores.

 

HR Rising!!: From Ownership to Leadership – Steve Browne

 

Da Propriedade à Liderança estabelece novas ideias sobre promover colaboração, desenvolvimento da credibilidade, e construção da confiança no ambiente de trabalho. Ao longo das páginas deste bestseller, o autor Steve Browne mostra o RH como uma ferramenta poderosa para alcançar mudanças significativas no local de trabalho.

 

Agile HR: Deliver Value in a Changing World of Work – Natal Dank & Riina Hellström

 

Como uma start-up tecnológica, compreendemos a importância da agilidade de RH: ser rápido e altamente flexível à mudança. Se não souber o que significa agilidade de RH ou se perceber subitamente que os seus processos de RH estão atrasando o seu negócio, este guia é para você.

 

Bring Your Human to Work: 10 Surefire Ways to Design a Workplace That Is Good for People, Great for Business, and Just Might Change the World – Erica Keswin

 

É um manual para líderes, gestores e empregados de todas as idades e de todas as áreas. Este livro oferece dez formas de transformar o seu local de trabalho, aplicando uma verdade simples a tudo o que faz: a humanidade. Este livro discute as práticas de RH empregadas por empresas como a Starbucks e a Lyft.

 

Love ‘Em or Lose ‘Em – Sharon Jordan-Evans e Beverly Kaye

 

Durante vinte anos, este bestseller tem oferecido vinte e seis estratégias básicas que os gestores podem utilizar para direcionar as preocupações reais dos seus empregados e mantê-los engajados.

 

Apesar dos altos e baixos, avanços tecnológicos, guerras de talentos, demissões, e até mesmo uma pandemia global, as pessoas querem o que sempre quiseram: trabalho significativo, se sentindo apoiadas e reconhecidas pelos seus chefes, e tendo a oportunidade de aprender e crescer. E os gestores querem que os seus melhores empregados permaneçam pelo menos um pouco mais.

 

Uma vez que substitutir funcionários é extremamente caro (até 200% do salário anual), a retenção é uma das principais questões que as empresas enfrentam atualmente.

 

Leaders Eat Last: Why Some Teams Pull Together and Others Don’t  – Simon Sinek

 

A liderança não consiste apenas em gerir os números e delegar. Liderança é ajudar as pessoas a prosperar e a encontrar sentido no seu trabalho. Quando os líderes cuidam da sua equipe, os números se cuidam sozinhos. Infelizmente, muitos líderes e empresas parecem ter esquecido esta verdade fundamental. Assim, em Leaders Eat Last, Simon Sinek olha para onde erravámos e apela para que os verdadeiros líderes dêem um passo em frente e façam uma diferença positiva.

 

A mensagem central do Leaders Eat Last é simples: a responsabilidade fica na mesa do líder. Por outras palavras, aqueles de nós que lideram nem sempre compreendem o impacto que os papéis de liderança têm sobre aqueles que lideramos.

 

Work Rules!: Insights from Inside Google That Will Transform How You Live and Lead  – Laszlo Bock

 

Escrito por Laszlo Bock, o chefe de operações do Google, esse livro fornece uma visão da forma como o Google organiza e gere o seu pessoal, dando aos profissionais de RH um guia para melhorar suas equipes de trabalho e replicar o sucesso que o Google teve.

 

Laszlo Bock mostra como encontrar um equilíbrio entre criatividade e estrutura, levando ao sucesso que pode ser medido tanto em qualidade de vida quanto em participação de mercado.

 

Full Stack Recruiter – Jan Tegze

 

Ao longo das páginas deste livro, o autor discute muitos dos métodos de recrutamento existentes e dá conselhos práticos para vários fatores que compõem o recrutamento, indo desde o recrutamento de candidatos até ao marketing. 

 

Este livro é uma leitura essencial para os recrutadores principiantes que queiram aprender sobre os fundamentos do recrutamento com algumas dicas valiosas adicionadas pelo autor. No entanto, é também um bom livro para recrutadores com anos de experiência prática que desejem expandir os seus conhecimentos teóricos.

 

Hire With Your Head: Using Performance-Based Hiring to Build Outstanding Diverse Teams – Lou Adler

Com mais de 40 anos de experiência em recrutamento, Lou Adler é um dos principais autores em recrutamento baseado no desempenho, e neste livro oferece formas de resolver problemas de recrutamento e contratação não só os tornando mais eficientes, mas também remodelando todo o seu processo para o alinhar com a forma como os melhores talentos procuram novos empregos, comparam ofertas e selecionam oportunidades.

 

Sem dúvida, a literatura sobre a profissão está disponível aos montes. Independentemente da área de RH em que se encontra e do papel que desempenha, há muito material disponível.