Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Como realizar uma avaliação 360 com o Evalart?

Share with:


Existem várias técnicas para avaliar o desempenho de um funcionário, mas atualmente, a avaliação 360 é a mais relevante. Esta avaliação, também conhecida como “feedback 360”, é uma avaliação integral do desempenho de uma pessoa dentro de uma empresa. Fornece uma visão completa do desempenho da pessoa, incluindo várias perspectivas que permitem identificar suas forças e fraquezas.

Na Evalart, temos uma variedade de testes e questionários prontos para uso, e um deles é a avaliação 360. Convidamos você a criar uma conta para seguir os próximos passos na aplicação de avaliações 360.

Como fazer avaliações 360 com o Evalart?

As avaliações 360 do Evalart permitem realizar avaliações onde uma pessoa pode ser avaliada por seu supervisor, seus colegas de trabalho, seus subordinados e até mesmo se auto-avaliar ou ser avaliada por terceiros, como clientes internos ou externos.

O Evalart possui avaliações 360 prontas para uso (encontradas no catálogo na categoria de Pesquisas, subcategoria de Avaliação de Desempenho e 360). Essas avaliações podem ser usadas diretamente ou podem ser clonadas para criar uma variação, adicionando ou removendo perguntas ou áreas a serem avaliadas. Também é possível para o usuário criar uma avaliação 360 completa do zero, da mesma maneira que outras avaliações são criadas na plataforma.

O primeiro passo para criar uma avaliação 360 é criar um novo processo (a partir do menu de Processos de Seleção => Novo Processo). No Evalart é possível realizar dois tipos de avaliação 360: a primeira é 360 com avaliadores gerais, quando são sempre as mesmas pessoas que avaliam todos os avaliados e a mais comum é a 360 com avaliadores pessoais, onde é necessário especificar para cada pessoa quem serão seus avaliadores.

Depois de preencher as informações gerais do processo, é necessário selecionar a avaliação 360 a ser utilizada (com o botão de avaliações na visualização de configuração do processo). O próximo passo é adicionar as pessoas que desejam ser avaliadas, que podem ser criadas manualmente, carregadas a partir de um arquivo ou escolhidas a partir do banco de dados de candidatos.

Se a avaliação for do tipo 360 com avaliadores gerais, você encontrará a opção de definir os avaliadores no menu de opções ao lado da prova (que seriam aplicadas a todos os avaliados). Se a avaliação for do tipo 360 com avaliadores pessoais, você deverá definir os avaliadores para cada avaliado, através do menu de opções ao lado do candidato, escolhendo a opção “Configurar avaliadores”.

Em ambos os casos, os avaliadores podem ser escolhidos da lista de banco de dados de candidatos da plataforma, e você deve indicar a relação com o avaliado (por exemplo, se é o supervisor) e marcar a caixa de autoavaliação se desejar que o avaliado se autoavalie.

Com o botão “Convidar candidatos”, os e-mails serão enviados para os avaliados e avaliadores para responderem à pesquisa. Uma vez que todos os avaliadores de uma pessoa responderem, será possível visualizar o resultado da avaliação 360, que exibirá os resultados por cada área avaliada e pelo tipo de avaliador (autoavaliado, supervisor, colega, subordinado ou outro).

Finalmente, como mencionado anteriormente, uma avaliação 360 com o Evalart permite avaliar todos os ângulos possíveis, mencionados a seguir:

Autoavaliação.

A autoavaliação não é um elemento típico da avaliação 360, mas incluímos na lista para que você tenha conhecimento sobre o que é e como funciona.

A autoavaliação é uma avaliação realizada pelo funcionário sozinho. Ela consiste em responder perguntas sobre sua própria performance, como ele acha que pode melhorar, quais foram os problemas nos últimos meses, entre outros aspectos.

Embora esta parte da avaliação possa ser considerada subjetiva e, portanto, não oferecer conclusões úteis, é importante porque permite conhecer o contexto e as circunstâncias vitais que podem afetar a performance da pessoa. É a única maneira de obter esse tipo de informação.

Avaliação por parte do gerente, chefe ou superior direto.

Esta avaliação é realizada quando o chefe é o responsável por avaliar o desempenho de seus funcionários. Da mesma forma que qualquer outro tipo de avaliação, baseia-se na observação e nos resultados obtidos.

O chefe tem uma visão mais completa do desempenho do trabalhador, pois conhece bem seus objetivos, tarefas e equipes. Ele sabe o que tem que fazer e quais são seus prazos para cumprir suas responsabilidades.

Avaliação por parte dos colegas de trabalho.

Quando os colegas são os responsáveis por avaliar um funcionário, podemos obter uma visão de como ele se desenvolve em um time de trabalho. Além disso, também podemos avaliar outros aspectos, como a criatividade, a capacidade de reagir a problemas, a cultura da empresa, entre outros. Em outras palavras, todas as habilidades que foram observadas por aqueles que trabalharam diretamente com essa pessoa.

Avaliação de superiores ou subordinados.

A avaliação pelos subordinados permite conhecer a habilidade de um funcionário em liderar e gerenciar equipes de trabalho. Também podem ser avaliadas suas habilidades de comunicação e capacidade de liderar projetos. Muitas empresas chamam de avaliação 360, pois requer mais tempo e esforço e pode ter impacto na relação com os clientes.

Avaliação de clientes.

Este processo de avaliação é realizado quando a empresa solicita a alguns clientes que avaliam um trabalhador. É a conhecida pesquisa de satisfação, mas neste caso se refere ao desempenho do funcionário em vez do produto ou serviço oferecido. A avaliação 360 tem como objetivo avaliar a satisfação de qualquer pessoa que tenha tido contato com o funcionário, incluindo clientes em algumas organizações. No entanto, esta prática não é muito comum, pois pode afetar negativamente a relação com os clientes e o tipo de feedback obtido não está necessariamente relacionado ao trabalho, a menos que o funcionário trabalhe na atendimento ao cliente.

A função de uma avaliação 360 graus.

Uma avaliação 360 graus é uma ferramenta para medir o desempenho laboral dos funcionários tanto em termos quantitativos quanto qualitativos, combinando perguntas sobre comportamentos concretos e mensuráveis com opiniões subjetivas.

É importante destacar a diferença entre estes dois métodos que podem ser facilmente combinados:

  • A avaliação 360 graus mede a forma de trabalhar (comportamentos, atitudes), o “como”.
  • A avaliação por objetivos mede o resultado do trabalho (quantidade produzida, em quanto tempo), o “quanto”.

Avaliação de 360 graus ajuda a:

  • Medir o desempenho dos funcionários.
  • Avaliar habilidades e competências.
  • Desenvolver planos de treinamento.
  • Servir como base para a implementação de planos de carreira e sucessão.

Em resumo, a avaliação de 360 graus permite obter feedback sobre o desempenho, habilidades e competências-chave necessárias no cargo de trabalho.

Benefícios da avaliação 360 com Evalart.

A avaliação de 360 graus é valorizada por suas características únicas.

  • Este modelo evita a influência de preconceitos ao obter informações de fontes diferentes, ou seja, de várias pessoas com diferentes responsabilidades, relações com o avaliado e funções na empresa.
  • O formato de avaliação de 360 graus é mais objetivo, pois avalia diferentes competências de maneira diferente. Por exemplo, o trato com o cliente será avaliado melhor por um cliente do que por um colega.
  • A avaliação de 360 graus incentiva a formação de equipes de trabalho mais completas e coesas. Também permite coletar uma grande quantidade de informações importantes sobre cada membro da equipe.
  • Avalia as competências-chave do cargo e as forças e fraquezas do funcionário.
  • Melhora a equidade e garante que os processos de ascensão interna sejam justos.
  • E, como obtém informações de fontes diferentes, fomenta a comunicação horizontal e envolve diferentes departamentos.

Finalmente, a Avaliação 360 graus é um componente essencial para empresas que buscam avaliar as qualidades que definem a cultura e filosofia da organização, bem como a capacidade dos líderes em habilidades macias. Por isso, sua implementação dentro das organizações é de grande relevância e Evalart é uma ferramenta importante para a consecução desse tipo de avaliação.