Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Habilidades e Competências São a Mesma Coisa?

Share with:


A resposta curta é… Não, não são a mesma coisa, embora a diferença seja sutil e é o que costuma confundir os dois conceitos. Conhecer estas definições e as suas implicações é fundamental no processo de recrutamento de qualquer empresa. Então vamos começar com os conceitos:

 

A habilidade é a capacidade de um indivíduo realizar uma tarefa ou função específica corretamente e até mesmo com um certo grau de facilidade. Em suma, é a capacidade de executar algo.

 

As competências de uma pessoa são aqueles traços e características que permitem um desempenho ideal em sua função ou uma tarefa específica.

 

Eu sei que estes conceitos são muito semelhantes, então deixem-me ilustrá-los melhor com um exemplo. Digamos que está procurando um designer Illustrator para um cargo, tanto a pessoa habilidosa quanto a pessoa competente neste processo terão a capacidade de executar as tarefas que lhe são atribuídas, mas se além de executar a tarefa o candidato a executa buscando um melhor desempenho, entendendo sua importância e tentando melhorá-las, isso é competência.

 

Todas as pessoas competentes numa função são qualificadas nessa função, mas nem todas as pessoas habilidosas são qualificadas nessa função.

 

Para identificar as habilidades e competências de diferentes talentos, é melhor utilizar testes de seleção como os oferecidos pela Evalart no processo de recrutamento, e ainda é recomendável continuar com a gestão de talentos uma vez incorporada no quadro de funcionários e assim poder monitorizar e medir o seu desempenho ao longo do tempo, os Testes de Avaliação de Desempenho podem ser úteis neste processo. Desta forma, é possível manter uma análise entre o potencial de um candidato versus o seu desempenho real, uma vez contratado.

 

Todos nós nos distinguimos por termos algum tipo de inclinação ou habilidade inata, em maior ou menor grau, desenvolvida ou não. Mas somos todos diferentes e as nossas capacidades também são. É por isso que cada talento é desenvolvido a partir de um número diversificado de empregos e cargos, e é precisamente a tarefa de um bom recrutador identificar estas capacidades, habilidades e competências em cada candidato para conseguir desenvolver ao máximo dentro da instituição.