Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Dicas para uma Boa Entrevista de Emprego

Share with:


Entrevistar e contratar novos talentos pode ser um desafio para alguns recrutadores; que podem ter se visto mais de uma vez confrontado com a tarefa de encontrar alguém com o talento e experiência certo em poucos minutos de entrevista, mas também gostaria de achar um candidato que compartilhe dos valores da empresa e que se enquadre bem na cultura da mesma.

 

E para ajudar a estar mais preparado e confiante na próxima entrevista para um trabalho, preparámos algumas recomendações que podem ser úteis:

 

Encontre o lugar certo. Encontrar um lugar calmo onde possa falar sem perder o foco é crucial. Pode se sentir confortável em ter os seus colegas por perto, mas o candidato pode sentir mais pressionado se perceber que os outros estão escutando.

 

Concentre-se nas competências essenciais e na experiência necessária. Se quiser contratar a pessoa certa para um cargo, é uma boa ideia começar a escrever uma descrição de trabalho muito boa e evitar se deixar levar por requisitos como “experiência de escritório” e “conhecimentos de informática”, que no final não dizem muito ao candidato. Uma boa descrição deve se concentrar no que é necessário para desempenhar com sucesso o cargo.

 

Fazer as perguntas certas. A maioria dos candidatos que vão a uma entrevista estão conscientes dos seus maiores pontos fortes e fracos e provavelmente já ensaiaram as respostas. Se quisermos obter respostas honestas, é sensato fazer perguntas específicas para fazer um direcionamento. É importante fazer as perguntas corretas e verificar se o candidato tem facilidade em dar a resposta, o que nos ajudará a garantir que o candidato diz a verdade. É também uma boa ideia fazer perguntas abertas, tais como “qual é a sua visão dentro da empresa daqui a cinco anos”.

 

Faça com que o seu interlocutor se sinta confiante. Pode começar com uma pergunta centrada na pessoa e não na questão da vaga, que é preocupação de ambos; pode ser algo como “onde cresceu?” ou “qual foi o seu primeiro emprego fora da faculdade?”. Para além de aliviar a tensão no ambiente, humaniza essa interação.

 

Não falem muito. Quando o candidato está nervoso, como na maioria das vezes acontece, pode ser fácil para o recrutador, que está relaxado, assumir o controle e esquecer que a entrevista é uma via de mão dupla. Idealmente, dê uma breve descrição da empresa, enfatize as funções do trabalho, e depois faça as perguntas previamente preparadas. Depois disso, dê ao candidato a oportunidade de fazer perguntas. Estabelecendo os parâmetros da entrevista, mantém os dois focalizados, e tranquiliza o candidato.

 

Leia o currículo antes da entrevista. Tire alguns minutos, se possível meia hora, antes de cada entrevista para se familiarizar com o candidato que está prestes a conhecer. Reveja o seu histórico de trabalho e exemplos do seu trabalho que são de interesse para aquele cargo, e pode até mesmo verificar o seu perfil no LinkedIn. Fazendo isto irá se sentir mais preparado e te permitirá começar a construir uma relação com o candidato.

 

Preste atenção à linguagem não-verbal. Tanto os entrevistadores como os candidatos se avaliam durante as entrevistas. Enquanto avalia se os candidatos são os adequados para o trabalho, os candidatos estão a tentar determinar se querem trabalhar naquela vaga. Se não estiverem convencidos, podem acabar por declinar da sua oferta de emprego.

 

Em conclusão, numa entrevista, não só o entrevistado deve causar uma boa impressão, uma vez que a entrevista é composta por duas pessoas. Durante uma entrevista eficaz, o entrevistado recebe a informação necessária sobre o candidato, mas também apresenta uma imagem positiva da empresa, o que melhora as hipóteses de o melhor candidato querer ser contratado.

 

A melhoria das competências de entrevista leva tempo, mas as recompensas valem a pena. Uma entrevista eficaz vai te aproximar mais da contratação das pessoas certas para fortalecer a sua equipe.